4×4 Digital Edição 15
 
Off-Road é para quem faz
 
Com a febre dos SUV´s que varre o planeta há vários anos, nota-se que a maioria das pessoas que compram veículos 4×4, sejam eles quais forem, não tem intenção de usá-los em sua plenitude. Resumindo: a maioria não vai chegar nem perto de uma estrada de terra.
Pensando nisso resolvemos mostrar o outro lado da questão, o das pessoas que adquirem veículos 4×4 e os usam de verdade, colocando-se em situações em que antes imaginávamos ver apenas jipes “puros-e-duros”. O Renault Duster que você vê na foto aí em cima é o exemplo da vez. Seu dono, o enfermeiro mineiro Gleyson Moreira Costa, comprou seu primeiro 4×4 e desde então não parou de viajar, fazer amizades, passeios e trilhas. É um belo exemplo de como um 4×4, com quase nenhuma preparação, já é capaz de nos levar em lugares onde a maioria não sonha em chegar. Leia e se inspire, o off-road é para todo mundo!
Nessa edição temos 4×4 para todas as tribos, começando a “viagem” pelo animalesco Jeep Wrangler Unlimited preparado com inédito grau de sofisticação no Brasil. Um arraso.
E falando em alto padrão, chegamos na maravilhosa Land Rover Series III 109”, restaurada de ponta a ponta pela Land Center, um trabalho que envolve pesquisa e apuro técnico.
Temos ainda em Perfil, uma mini biografia de João Roberto Gaiotto, off-roader com vasta experiência no currículo e que ministra um dos melhores cursos de técnicas 4×4 do País.
Fechamos essa edição com a coluna de Luis Fernando Carqueijo, que discorre sobre as ferramentas essenciais para a prática do 4×4, com segurança e eficiência.
Ótima leitura e boa diversão!
Um abração!
James Garcia
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95 comentários em “4×4 Digital Edição 15

  1. Muito orgulhoso da minha coragem de fazer trilhas com este carro. Muitos não acreditavam que eu terminaria as trilhas, mas em todas o Duster mostrou ser valente. Jamais quebrou! Ei jipeiro, qualquer dia a gente se encontra! Abraço!

  2. Meu pai teve um Land Rover igual a este nos anos 1970-1973 em Angola (África) onde ele usava em reserva de caça,em território Angolano e África do Sul.Bons tempos que saudades.do meu País (Angola)

    1. O Land que tive ano 1951, ligava na manivela, a cor verde militar ,ano 91, fosco, todos os detalhes era cromado, inclusive a manivela, Demaiss, 5 pneus frontier, e dava pra andar com porta de vidro, meia porta, sem porta, capota de lona, com as laterais da parte de cima de aluminio!! show!!!

  3. Na areia ela se saiu bem! 34Km de areia solta. Não negou fogo para a TR4 e nem para a Pajero Sport que vinha atrás.
    16 libras nos pneus e coragem nos pés.
    Utilizar o 4×4. Não o modo AUTO. No AUTO, quando ela perceber que destracionou, para acionar a traseira, pode ser tarde demais e o carro pode atolar.
    Atenção para o limite de velocidade do 4×4. Parece que é desligado quando o carro atinge 60Km/h.
    Nunca faça trilhas com somente um carro.
    Leve pelo menos uma cinta de reboque. Se puder levar pranchas de desatolamento, ótimo!
    Uma pena a Renault não investir numa versão mais preparada para o offroad com suspensão elevada e snorkel. Ou mesmo de uma linha de acessórios como a do Romeno Dacia Duster.
    Muito difícil achar lift kits, parachoques de aço, guinchos e suportes para guinchos no mercado paralelo de acessórios. Os que venho acompanhando estão fazendo adaptações de forma artesanal.
    https://www.youtube.com/watch?v=I5ZP_qAbEt0
    .

    1. Leandro, tem alguma coisa de errada na sua Duster. A minha 2.0 4×4 faz dez km/l, e não sou dos que economizam na estrada. Lembre que acima de 120, ela gasta mesmo por causa do comando de válvulas que é ajustado para baixa rotação do motor.

    2. O problema da Duster é a Duster. Consigo fazer o rendimento dela aumentar , mas nas condições citadas (para fins de comparação) ela bebe demais.
      Sem contar o fato de ser um carro extremamente desconfortável e cheio de pontos cegos….

  4. Valdir, off-road é como tudo na vida: muitas possibilidades e diversos níveis. Os 4×4 que você citou são jipes, não há termo de comparação com um veículo como o Duster. Obrigado por opinar!

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