Toyota lança nova Hilux

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Fotos Divulgação
A Toyota apresenta a 8ª geração da Hilux, com design totalmente renovado, mais equipamentos e novos conjuntos de motor, transmissão e chassi. Depois de testar as condições de uso da nova Hilux em cenários extremamente exigentes em todo o mundo, o principal objetivo da equipe de engenharia da Toyota foi torná-la superior à anterior, em todos os aspectos. Mais do que isto, enaltecer a sua principal característica: a força. Como explicado por Hiroki Nakajima, o engenheiro-chefe responsável pela nova Hilux: “Todo o nosso conceito de desenvolvimento foi centrado na ‘redefinição de força’. O objetivo era fazer uma nova Hilux ‘ainda mais forte’, com base em uma interpretação
muito mais ampla da palavra”.
Há seis diferentes versões da nova Hilux, são elas: Chassi-cabine 4×4 e câmbio manual; Standard 4×4, nas configurações com cabine simples ou dupla, também com transmissão manual de seis velocidades; SR; SRV; e a
nova top de linha SRX. As três últimas são equipadas com tração 4×4 e transmissão automática de seis velocidades.
Comparada à geração anterior, a nova Hilux é 7 cm maior (5,330 mm), 2 cm mais larga (1,855 mm) e 4,5 cm mais baixa (1,815 mm). O entreeixos permanece com excelentes 3,085 mm.
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Design
A dianteira mostra contraste entre o grande para-choque e a grade frontal estreita, que parece se fundir aos faróis, formando uma só peça.
O aspecto de força é transmitido pelos para-lamas largos, que agora fazem parte do corpo da carroceria, e no movimento expresso pelas laterais da grade superior, que descem pela entrada de ar inferior, criando um desenho trapezoidal.
Para garantir uma aparência mais limpa, a localização dos limpadores e do lavador do para-brisa foi aprimorada, enquanto o intercooler foi deslocado para a frente do motor. Na prática, a entrada de ar do intercooler, antes localizada em cima do capô, foi eliminada.
O capô recebeu vincos bem marcados e está mais afilado, se juntando com a grade frontal e com o conjunto ótico dianteiro.

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Design frontal da nova picape Toyota Hilux

A versão SRX é equipada com faróis de LED, com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes diurnas de LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo. As versões SRV e SRX também contam com faróis de neblina.
O design lateral apresenta  um corte transversal, realçado na parte superior das portas. O objetivo é o desencadeamento de uma linha dinâmica que vai da parte frontal para a traseira, integrando a caçamba ao restante do veículo.
A versão SRX é equipada com novas rodas de liga leve de 18 polegadas e com pneus 265/60R18, enquanto as versões SRV e SR trazem rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 265/65R17. As outras possuem rodas de ferro de 17 polegadas, com pneus 225/70R17.
Na treseira, destaque para o novo grafismo das lanternas verticais. As versões SR, SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa cromada, onde também está localizada a câmera de ré, proporcionando uma aparência mais fluida. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e é cromado nas versões SR, SRV e SRX.
O formato do teto da nova Hilux possui dois vincos que ajudam a direcionar a passagem de ar para fora da área da caçamba, tornando o veículo mais estável.
Comparado à geração anterior, o compartimento de carga nas versões cabine dupla está 0,5 cm maior (1,525 mm), 2,5 cm mais largo (1,540 mm) e 3 cm mais alto (480 mm). Da mesma forma, a fim de fornecer aos clientes maior durabilidade e resistência, o apoio da tampa da caçamba está equipado com placas de aço, em vez de fios.
Interior
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Nas versões SRX e SRV, um friso metálico horizontal cruza o painel de instrumentos de ponta a ponta, integrando as zonas de informação (painel de instrumentos) e operação — controles do ar-condicionado e do sistema de som e navegação.
O novo volante ficou mais espesso e tem acesso aos controles de volume ou do telefone, presentes nas versões a partir da SR.
Referente aos equipamentos, desde a versão de entrada, a nova Hilux conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.
Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR, sendo que nas SR e SRV, os vidros possuem função um toque para subida e descida. A SRX oferece esta mesma funcionalidade para os vidros das quatro portas, e se destaca pelo Smart Entry System, que permite, por meio de uma chave inteligente, desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta. Também foi adicionado o botão Push Start, facilitando a operação de ligar e desligar o veículo.
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Novo volante: mais espesso e com acesso aos controles de volume e do telefone

Nas versões SR, SRV e SRX, o volante traz as funções do áudio, telefone e comandos de voz, para que o motorista possa realizar todas as operações sem tirar as mãos dele.
Somado a esta comodidade, as versões SRV e SRX possuem controle de velocidade de cruzeiro. Outra novidade é o display colorido de 4,2”, localizado no meio do painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros, que equipa as versões SRV e SRX.  Dentre as funções disponíveis, destacam-se as informações de fácil leitura do áudio, do sistema de navegação ou da performance de pilotagem. Por exemplo, o indicador “ECO” é uma função que avalia
o desempenho da condução e ajuda a reduzir o consumo de combustível.
A versão SR também conta com um display de múltiplas funções, porém um pouco menor e em tela preto e branco.
As versões SR, SRV e SRX possuem um dispositivo de áudio ligado à uma tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré, para facilitar manobras de estacionamento.
As novas Hilux SRV e SRX também contam com navegador GPS e TV digital.
Nas versões SRV e SRX, a Hilux vem com sistema de ar-condicionado automático digital de design renovado, que inclui saídas de ar para os bancos traseiros. Na nova Hilux SR e Standard cabine dupla, o ar-condicionado é
analógico, já as versões SR, SRV e SRX possuem porta-luvas refrigerado e uma tomada de 220 v, que pode ser usada para carregar celulares, computadores portáteis, câmeras fotográficas e de vídeo, entre outros aparelhos.
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O interior ganhou mais espaço e conveniência

Em relação à geração anterior, a altura entre o assento dos bancos dianteiros e o teto foi elevada, bem como o espaço lateral para os ombros em 1,9 cm (1,441 mm), nos bancos dianteiros. As versões SR, SRV e SRX tiveram o ajuste do banco do motorista aumentado, chegando a 6 cm.
Para aprimorar o espaço e o conforto dos passageiros dos bancos traseiros, o espaço para os joelhos foi ampliado em 3,5 cm.
Medidas em mm                                           Hilux                                                            Nova Hilux [diferença]
Exterior
Comprimento (A)                                          5.260                                                           5.330 [+70]
Largura (B)                                                     1.835                                                           1.855 [+20]
Altura (C)                                                        1.860                                                           1.855 [-5]
Entreeixos (D)                                                3.085                                                          3.085 [0]
Interior
Comprimento da cabine (E)                        1.802                                                          1.732 [-70]
Espaço para os ombros (F)
Dianteiro                                                         1.422                                                           1.441 [+19]
Traseiro                                                           1.410                                                            1.410 [0]
Altura do piso até o teto (G)                        1.196                                                            1.170 [-26]
Espaço efetivo para a cabeça (I)
Dianteiro                                                         969                                                               977 [+8]
Traseiro                                                           930                                                               928 [-2]
Espaço para as pernas (J) Dianteiro         912                                                                928 [+16]
Espaço para os joelhos (K) Traseiro          529                                                               564 [+35]
Bancos
Ajuste de altura dos bancos (L)                  45                                                                   60 [+15]
Ajuste de profundidade dos bancos (M) 240                                                                240 [0]
As versões SR, SRV e SRX possuem apoio de braço com dois suportes para copos na parte de trás e bancos traseiros bipartidos em 60/40, facilitando o transporte de itens grandes dentro da picape.
A nova Hilux tem configuração de suspensão aprimorada – independente com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora, na dianteira, e eixo rígido com molas semielípticas de duplo estágio, na traseira. Esta nova configuração melhora o conforto. Para conseguir este feito, elevou-se o tamanho das molas longitudinais (de 1,300 mm para 1,400 mm) e alterou-se sua posição, diminuindo as vibrações transmitidas por estradas irregulares. O diâmetro dos cilindros dos amortecedores também foi melhorado, para evitar pequenas vibrações.
Espaço traseiro ficou maior
Espaço traseiro ficou maior

A espessura da barra estabilizadora foi aumentada, e as molas longitudinais da suspensão traseira foram realocadas 50 mm em direção às extremidades laterais, melhorando a estabilidade em curvas, principalmente quando a picape estiver carregada. Ao mesmo tempo, o novo chassi foi projetado para melhorar a a estabilidade, o conforto na condução, diminuindo o ruído e a vibração transferida do chão para a cabine.
O ruído as vibrações do novo motor diesel foram reduzidos. Dentre outras medidas adotadas, o painel de isolamento do som do motor também teve seu tamanho ampliado em 50%. Além disso, foram desenhadas novas mantas
isolantes para as portas, diminuindo os sons que vêm do ambiente externo.
Novos motores
A equipe de engenharia desenvolveu um novo motor turbo diesel com intercooler, pertencente à recém-lançada série Global Diesel (GD). Juntamente com a melhora no consumo de combustível, o aumento do torque é a característica mais marcante do propulsor, o que se reflete na melhoria excepcional de aceleração, em baixa e média velocidades.
Houve melhoria da eficiência dos sistemas de injeção e de admissão. Por sua vez, o peso do motor foi reduzido, incrementando o consumo de combustível e diminuindo a fricção das partes mecânicas. Os motores da Toyota utilizam corrente, em vez de correia dentada, o que reduz os custos de manutenção.
Malagrine Motor 1GD 2.8l com 177 cv a 3.400 rpm e 42.8 kgfm
O Toyota 1GD 2.8L possui quatro cilindros em linha, com turbo compressor de geometria variável (TGV) e intercooler. Mesmo com 200 cilindradas a menos do que o Toyota 1KD da geração anterior, esta evolução melhora o nível de consumo e desempenho, já que tem 6cv a mais (177 cv a 3.400 rpm) de potência. Com relação ao torque, houve aumento de 22% na picape com transmissão manual (42.8 kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm) e um aumento de 25% na versão com transmissão automática (45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm).
Os dados de consumo que serão informados pelo INMETRO são: 9,03 km/l em trecho urbano e excelentes 10,52 km/l em uso rodoviário, para a picape automática. Para a nova Hilux com transmissão manual, os resultados são ainda melhores: 9,3 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.
Transmissão
A nova transmissão automática de seis velocidades, equipa as versões SR, SRV e SRX. A nova relação de marchas
está ajustada para privilegiar arrancada mais vigorosa em primeira marcha, e elevar a economia de combustível em sexta. O sistema apresenta a tecnologia Super ECT, que adequa o desempenho do veículo ao estilo de condução do motorista, quantidade de carga à inclinação do terreno.
As versões Standard, nas configurações com cabines simples e dupla, e chassi-cabine trazem uma nova transmissão manual de seis velocidades, apropriada ao propósito de uso, que é, prioritariamente, o trabalho.
A capacidade de reboque da Hilux foi melhorada e pode suportar até 3,5 toneladas, com trailer, dependendo da versão.
Relação de Marchas – Hilux Automática (6 velocidades)
Marcha
1ª 3.6
2ª 2.09
3ª 1.488
4ª 1
5ª 0.687
6ª 0.58
Ré 3.732
Diferencial 3.909 (dianteiro e traseiro)
Visual traseiro da nova Hilux
Visual traseiro da nova Hilux

ECO Mode e Power Mode
O motorista pode adaptar seu estilo de condução à nova Hilux, selecionando os modos ECO ou Power. O ECO suaviza a aceleração, adequando o curso do pedal do acelerador a uma condução
mais econômica e, ao mesmo tempo, dosa o funcionamento do sistema do ar-condicionado. No modo Power, o motorista pode aproveitar uma direção mais vigorosa, pois o mecanismo realiza um ajuste fino da ECU do motor, de acordo com o ângulo do pedal do acelerador, proporcionando respostas mais rápidas. Este modo de condução é ideal quando o condutor enfrenta situações de ultrapassagem ou ainda quando o veículo transporta cargas pesadas
por longos percursos ou aclives acentuados.
 
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NOVO CHASSI
A engenharia da Toyota enrijeceu em 20% o chassi da nova Hilux, contribuindo para uma melhor estabilidade, segurança e o conforto. O chassi da nova Hilux usa materiais de alta resistência e teve, em algumas partes  específicas, incremento de 3 mm em sua espessura, reforçados pela solda. Os pivôs da suspensão também foram reforçados, o que, somado às melhorias promovidas na estrutura do veículo, elevaram a rigidez da nova Hilux, bem como sua durabilidade nas condições mais extremas.
Os pontos de solda aumentaram em 44%. Além disso, aço de alta resistência com propriedades anticorrosão de excelente qualidade foi usado no modelo, reforçando a rigidez, durabilidade e aprimorando a precisão da direção.
Outras partes da picape também foram redesenhadas para aumentar a durabilidade. O protetor de cárter, item de série em todas as versões, foi ampliado em relação à geração anterior. A sua espessura também foi elevada, oferecendo mais resistência aos impactos e diminuindo o risco de quebra ou dano.
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CAPACIDADE OFF-ROAD
Além de ter modificado as dimensões e a localização de algumas peças, como as barras longitudinais e os amortecedores, o fabricante elevou a articulação das rodas traseiras para 520 mm cada.
Nas versões SRV e SRX, a nova Hilux está equipada com o assistente de partida em rampas (HAC), dispositivo que melhora a experiência off-road e facilita as manobras em subidas, acionando os freios automaticamente em uma posição de parada.
A SRV e a SRX também trazem o controle de tração ativo (A-TRC). O equipamento previne saídas laterais, aplicando pressão automática nos freios de qualquer uma das quatro rodas que podem estar perdendo aderência, transmitindo, assim, mais torque à roda oposta, o que garante a correta operação na tração do veículo.
Outro dispositivo de série, presente em todas as versões, é o bloqueio do diferencial traseiro. Quando ativado, o sistema permite que as duas rodas traseiras girem na mesma velocidade, aproveitando-se de todo o torque disponível, facilitando as manobras para que a picape saia de alguma situação adversa.
A versão SRX conta agora com o assistente de controle de descida (DAC). Em uma descida muito íngreme, quando o freio motor não é suficiente, pode-se ativar este sistema em um botão no painel. Automaticamente, a pressão do freio é enviada às quatro rodas, mantendo o carro sob controle, e fazendo com que o motorista se preocupe somente em
mantê-lo alinhado.
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SEGURANÇA
A nova Hilux oferece os seguintes equipamentos, disponíveis de acordo com suas versões.
· Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD) – Todas as versões
· Assistente de Frenagens Emergenciais (BA) – Todas as versões
· Controle de Tração Ativo (A-TRC) – Versões SRV e SRX
· Controle de Estabilidade (VSC) – Versões SRV e SRX
· Assistente de Reboque (TSC) – Versões SRV e SRX
· Assistente de Partida em Rampas (HAC) – Versões SRV e SRX
· Assistente de Descida em Ladeiras (DAC) – Versão SRX
· Luzes de Neblina – Versões SRV e SRX
Os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) possibilitam à nova Hilux parar com segurança a qualquer momento, mesma que a picape esteja carregada em sua capacidade máxima, permitindo ao motorista manter o controle do veículo. A distribuição eletrônica de frenagem (EBD) aplica pressão adicional ao sistema de freios, quando detecta uma situação de emergência.
O controle de tração (TRC) modula a frenagem nas rodas, evitando que o veículo derrape, quando detecta uma aceleração excessiva.
O controle de estabilidade (VSC) evita derrapagens e capotamentos, por meio do comando simultâneo do motor e freios, de acordo com a aderência detectada em cada uma das rodas.
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Controle de Estabilidade (VSC) Assistente de Reboque (TSC)
O Assistente de Reboque (TSC) permite respostas rápidas de motor e freios, compensando um possível desequilíbrio do carro e/ou desalinhamento do implemento rebocado, o que é geralmente provocado por rajadas de vento.
Com relação à segurança passiva, a nova Hilux é equipada desde a versão de entrada com:
· Airbags duplos dianteiros – Todas as versões
· Airbag de joelho para o motorista – Todas as versões
· Cinto de segurança de três pontos na dianteira com pré-tensionadores, limitadores
de força e alarme que avisa o não-afivelamento do cinto
Adicionalmente, as versões cabine dupla trazem:
· Cintos de segurança de três pontos (com alarme de alerta) e três apoios de cabeça
no banco traseiro
· Pontos de ISOFIX para ancoragem de cadeira de crianças
Na SRX, foram incorporados:
· Airbags laterais para motorista e passageiro da frente.
· Airbags de Cortina, totalizando sete bolsas infláveis.
A estrutura da carroceria tem estribos laterais nas portas e foi projetada para absorver impactos frontais e laterais. A do chassi foi desenhada para suportar energia de impacto frontal até 15% maior à da geração anterior da Hilux.
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Latin NCAP
A nova Hilux foi submetida ao crash-test do Latin NCAP, obtendo excelentes resultados: 5 estrelas para proteção
de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças. A avaliação salientou que as cabeças do motorista e do passageiro frontal foram bem protegidas pelos airbags, e que os joelhos dos ocupantes do banco dianteiro
também foram preservados, principalmente o do motorista, pela ação do airbag.
Segundo o ensaio, a carroceria da Hilux ficou estável, sendo capaz de suportar cargas mais pesadas, e
cumprindo a norma 95 das Nações Unidas, que versa sobre impacto lateral.
Os resultados do teste do Latin NCAP referem-se ao modelo da nova Hilux produzido na Tailândia e devem ser validados em breve no modelo fabricado na Argentina e vendido no Brasil.
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CORES
As cores disponíveis para a nova Hilux são: Branco Polar (Sólido), Prata Névoa, Cinza
Granito, Preto Atitude e, a novidade, Vermelho Volcano.
11. PREÇOS
HILUX 4X4 D/C SRX 2.8 TDI 6 A/T R$ 188.120,00
HILUX 4X4 D/C SRV 2.8 TDI 6 A/T R$ 177.000,00
HILUX 4X4 D/C SR 2.8 TDI 6 A/T R$ 162.320,00
HILUX 4X4 D/C STD 2.8 TDI 6 M/T R$ 130.960,00
HILUX 4X4 D/C CABINE SIMPLES 2.8 TDI 6 M/T R$ 118.690,00
HILUX 4X4 D/C CHASSI 2.8 TDI 6 M/T R$ 114.860,00

10 comentários em “Toyota lança nova Hilux

  1. Sem contar que as pick-ups estai cada vez mais urbanas e menos rurais e off-road… Carro só pra ostentar tá por fora… Hi lux e l 200, bem como as demais, tinham que melhorar primeiro suspensão… Não me Guenta e haja manutenção!!!

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