Trilhas capixabas e belas paisagens garantem a diversão do Mitsubishi Motorsports

Participantes colocam seus Mitsubishi 4x4 à prova nas trilhas - Foto Marcio Machado
Participantes colocam seus Mitsubishi 4×4 à prova nas trilhas – Foto Marcio Machado

Trilhas capixabas e belas paisagens garantem a diversão do Mitsubishi Motorsports

Por Mércia Suzuki

Rali em Vitória teve cenários de tirar o fôlego - Foto Marcio Machado
Rali em Vitória teve cenários de tirar o fôlego – Foto Marcio Machado

Sábado ensolarado, trilhas desafiantes e muita diversão foram a mistura perfeita que garantiu a aventura dos participantes da 7ª etapa do Mitsubishi Motorsports, no último 22 de Agosto. Pela segunda vez na capital capixaba, o mais tradicional rali de regularidade do País agradou competidores assíduos, mas também estreantes no campeonato. A largada foi na Praça do Papa, na Enseada do Sua, e a prova seguiu rumo aos municípios de Santa Leopoldina, Timbuí e Nova Almeida, passando por zonas de reflorestamento, belas paisagens e trilhas desafiadoras até chegar em Serra.

Duplas apaixonadas por off-road encararam belas trilhas na capital capixaba - Foto David Santos
Duplas apaixonadas por off-road encararam belas trilhas na capital capixaba – Foto David Santos

“É um momento muito nosso. No rali a gente acaba interagindo mais e também nos aproximando como parceiras de prova. Estamos adorando participar e esta é nossa quinta etapa do ano”, diz a engenheira Luana Buscaroli que pilota um Pajero TR4 e conta com a navegação da mãe Daniela Buscaroli, que é arquiteta. Apesar de estrear no campeonato nesta temporada, a dupla paulista tem conquistado resultados bem promissores e está cada vez mais focada. Na etapa deste sábado ficou em segundo lugar na categoria Turismo Light, mas antes já havia garantido também um segundo lugar em Curitiba (PR).

Quem comprou um Pajero Full especialmente para participar do Mitsubishi Motorsports foi o empresário paulista Paulo Renato Martins, que tem como navegadora a esposa Regiane Salgado Pagnard. “Acompanhava de longe, mas este ano resolvi comprar um Mitsubishi e começamos a participar das provas. O carro atende às nossas necessidades do dia-a-dia e também nas horas de lazer. Estamos curtindo demais tudo isso”, diz o piloto. “Já conseguimos um primeiro lugar na categoria, o que nos motivou, ainda mais, a participar das etapas”, enfatiza Regiane.

Pódio da categoria Graduados - Tom Papp
Pódio da categoria Graduados – Tom Papp

Campeões da etapa
Na categoria Graduados, a dupla de Cuiabá (MT), Olair Fagundes e Waldemberg Barros, competiu a bordo de um Pajero Full e garantiu o boné vermelho que é entregue somente aos vencedores das etapas. “Foi o primeiro pódio do ano e a gente buscava essa vitória há muito tempo. É maravilhoso vencer porque é uma prova muito disputada e difícil”, comemorou Olair. “Prova bem técnica, rápida e gostosa, foi do jeito que gostamos e não erramos nada. Chegamos aqui devido aos treinos e à perseverança”, completa o navegador.

Pódio da categoria Turismo - Foto Tom Papp
Pódio da categoria Turismo – Foto Tom Papp

Já na Turismo, quem levou a melhor foram as mulheres. Pela primeira vez na história do campeonato uma dupla feminina conquistou a vitória na categoria. O feito foi de Paula Breves e Vilma Rafael, do Rio de Janeiro (RJ), que disputam o Mitsubishi Motorsports há sete anos. “Este primeiro lugar representa que nós podemos e somos capazes. É um trabalho de equipe e de muita perseverança”, ressalta a piloto de um Pajero TR4. A navegadora destaca: “É indescritível o que estamos sentindo agora. Foi uma superação porque a prova exigiu atenção redobrada e havia muitas pegadinhas.”

Pódio Turismo Light - Tom Papp
Pódio Turismo Light – Tom Papp

Leandro de Mendonça Thurler e Rodrigo Justen Vieira venceram na Turismo Light e souberam conduzir com maestria o Pajero Dakar ao longo dos 150 quilômetros de trilhas. A dupla corre junto há pouco mais de dois anos e nesta temporada conquistou três pódios nas três etapas que participou (Curitiba, Tiradentes e Vitória). “O ano de 2014 foi de aprendizado e começamos a ver que a gente dava certo. Agora, que conseguimos finalmente o primeiro lugar, é muita emoção”, afirma Thurler. “É o auge para nós que somos da categoria amadora do maior campeonato de rali de regularidade do país. A prova foi bem legal, principalmente a segunda parte quando passamos por uma fazenda de eucaliptos, depois várias poças. Deu para se divertir”, finaliza o navegador.

O próxima encontro da nação 4×4 da Mitsubishi Motors será no dia 11 de novembro, em terras catarinenses, na cidade de Joinville, quando será realizada a oitava etapa da temporada.

Calendário 2015 – Mitsubishi Motorsports Sudeste
07/11 – Joinville (SC)
28/11 – Ribeirão Preto (SP)
* Datas e locais sujeitos a alterações.

Mitsubishi Pró-Brasil – Ação Social
A Mitsubishi Motors, mais uma vez, realizou a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Nesta etapa, foram arrecadadas 4,5 toneladas de alimentos e destinadas a APAE de Vitória e ao Instituto Luiz Braille do Espírito Santo.

Resultados Mitsubishi Motorsports – 7ª etapa – Vitória (ES)
Categoria Graduados

1) Olair Fagundes / Waldemberg Barros – Cuiabá (MT) – 241 pontos perdidos
2) Fabio Vernizi / Alexandre Martinez – São Paulo (SP) – 272 p.p.
3) Paulo Roberto Goes / Jhonatan Ardigo – Joinville (SC) – 277 p.p.
4) Otavio Enz Marreco / Allan Enz – Apucarana (PR) – 283 p.p.
5) Ricardo Barra / Vanderlei Hirt – Niterói (RJ) – 289 p.p

Categoria Turismo
1) Paula Breves / Vilma Rafael – Rio de Janeiro (RJ) – 342 pontos perdidos
2) Sandra Dias / Minae Miyauti – Santana de Parnaíba (SP) – 459 p.p.
3) Marcio Pereira / Patrese Bella – Rio Bonito (RJ) – 473 p.p.
4) Glauber Fontoura / Eduardo Pereira e Costa – Santana de Parnaíba (SP) – 534 p.p.
5) Origenis Eduardo Lara Vilefort / Marcelo Borsatto – Nova Lima (MG) – 560 p.p.

Categoria Turismo Light
1) Leandro de Mendonca Thurler / Rodrigo Justen Vieira – Rio das Ostras (RJ) – 337 pontos perdidos
2) Luana Buscaroli / Daniela Buscaroli – São Paulo (SP) – 498 p.p.
3) Felipe Portella / Raphaela Fonseca – Rio de Janeiro (RJ) – 500 p.p.
4) Reginaldo Rocha Lemos Junior / Evaldo Indig Alves – São Paulo (SP) – 502 p.p.
5) Paulo Renato Martins / Regiane Salgado Pagnard – São Paulo (SP) – 571 p.p.

Corrida e trilha de bike estavam no roteiro da etapa do Mitsubishi Outdoor - Foto Tom Papp
Corrida e trilha de bike estavam no roteiro da etapa do Mitsubishi Outdoor – Foto Tom Papp

Etapa de Vitória (ES) desafia os aventureiros no Mitsubishi Outdoor

Vitória (ES), 22 de agosto de 2015 – Mais de 5 horas de pura adrenalina e muita diversão, a bordo dos 4×4 da Mitsubishi Motors. Assim foi a 4ª etapa do rali de estratégia e tarefas Mitsubishi Outdoor que aconteceu neste sábado, na capital capixaba. Famílias, casais e grupos de amigos formaram os times que disputaram o maior número de pontos cumprindo tarefas e atividades propostas pela organização.

As equipes, formadas por até dez pessoas e dois carros 4×4 da Mitsubishi, largaram pela manhã da Praça do Papa, na Enseada do Sua, e seguiram sentido Oeste, para o município de Domingos Martins. Com o passaporte em mãos, partiram rumo às belas trilhas off-road, com cenário rural e bucólico – o mapa, de 800km², apontava para várias estradas, o que aumentou as possibilidades de escolha de caminhos e de estratégia.

Equipes usam o mapa para traçar a melhor estratégia de prova - Adriano Carrapato
Equipes usam o mapa para traçar a melhor estratégia de prova – Adriano Carrapato

De Macaé (RJ) veio a equipe Cemac, formada por engenheiros, que mostrou habilidade e precisão para garantir o terceiro lugar na categoria Fun. Enquanto a esposa pilotou um ASX, o marido, Leonardo Maia Curvelo, foi de L200 Triton. “Essa é nossa segunda participação e estou adorando. Desta vez foi mais tranquilo, pudemos admirar as paisagens, entender os detalhes das tarefas e vamos continuar fazendo o Outdoor”, explica Carolina de Souza Prates.

Entre as atividades, times precisavam localizar e identificar igrejas locais - Foto Tom Papp
Entre as atividades, times precisavam localizar e identificar igrejas locais – Foto Tom Papp

No roteiro de atividades, a prova Caminho da Roça lembrava um costume regional: os participantes deviam seguir as fitas coloridas, amarradas às árvores e postes, para encontrar o PC e carimbar o passaporte. Em outra prova era preciso localizar e identificar pelo menos dez das 20 igrejas espalhadas pelo mapa. Entre os desafios do dia, um trial de mountain bike, sem poder encostar os pés no chão, além de trekkings, um deles com vista para o rio Jucu. No “quiz”, as equipes responderam a sete perguntas relacionadas a reportagens da última edição da MIT Revista.

Etapa foi marcada por belas paisagens - Tom Papp
Etapa foi marcada por belas paisagens – Tom Papp
Aventura e contato com a natureza são os temperos do Mitsubishi Outdoor - Tom Papp
Aventura e contato com a natureza são os temperos do Mitsubishi Outdoor – Tom Papp

Para os estreantes da equipe Phenix, de Vila Velha (ES), reunir a família e poder desfrutar de um sábado recheado de aventura foi o melhor escolha. “Viemos nos divertir, mas também competir para ganhar. Realmente é uma prova que exige muita estratégia e comprometimento da equipe, mas a adrenalina é garantida”, diz José Antônio Silvério Neto, piloto de uma das L200 Triton do time. Ele trouxe a noiva, o irmão e o cunhado para participarem da etapa.

Campeões da etapa

Pódio Categoria Fun - Tom Papp
Pódio Categoria Fun – Tom Papp

Na categoria Fun, os integrantes da equipe Mit Ira Da Lama conquistaram o primeiro lugar, a bordo de duas L200 Triton, e ficaram extasiados com as paisagens e orgulhosos da conquista. “É primeira vez e ficamos bem felizes com o resultado. Os lugares são lindos e gostei muito, quero continuar participando. Tivemos uma estratégia melhor ao deixar a bicicleta de lado e escolher outras atividades com mais pontuação. Deu certo”, conta o piloto Luciano Gomes Faria, que é de Vitória (ES). “A prova foi difícil, mas o que importa é subir ao pódio e pegar o boné vermelho. Usamos estratégia, organização e trabalho em grupo”, destaca o navegador.

Pódio da Extreme - Tom Papp
Pódio da Extreme – Tom Papp

A equipe Juntos por acaso foi a vencedora na categoria Extreme e vibrou com o lugar mais alto do pódio. Um dos líderes do time, Guto Pereira Leite, fala sobre vencer a etapa capixaba: “O importante é sempre estar presente no Mitsubishi Outdoor. Mas foi essencial também nos unirmos a uma dupla da cidade.” Já Nathalie Helena da Fonseca elogia o desempenho da L200 Triton. “É muito bom vencer e fiquei bem emocionada. Passamos por obstáculos bem estreitos, a prova foi pauleira mas nosso carro aguentou firme”, finaliza.

Em 2015, o Mitsubishi Outdoor ainda fará etapas em Joinville (SC) e Ribeirão Preto (SP).

Calendário 2015 – Mitsubishi Outdoor*
07/11 – Joinville (SC)
28/11 – Ribeirão Preto (SP)
*Datas e locais sujeitos a alterações.

Mitsubishi Pró-Brasil – Ação Social
A Mitsubishi Motors, mais uma vez, realizou a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Nesta etapa foram arrecadadas 4,5 toneladas de alimentos e destinadas à APAE de Vitória e ao Instituto Luiz Braille do Espírito Santo.

 

Resultados – 4ª etapa – Vitória (ES)

Categoria Fun
1) Mit Ira Da Lama
2) To de boa
3) Cemac

Categoria Extreme
1) Juntos por acaso
2) To na rossa
3) Absolut Lama

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo