Jeep comemora 75 anos com versões especiais do Renegade, Wrangler e Grand Cherokee
Por James Garcia Fotos Expedição James Garcia Jeep Série 75 anos Marcos Camargo
Entre 2 e 4 de Agosto, 4×4 Digital participou de uma mini expedição organizada pela Jeep, para comemorar os 75 anos da marca. O evento realizado para um seleto grupo de jornalistas, percorreu algumas trilhas e caminhos de estradas vicinais da Chapada dos Guimarães, um dos lugares mais bonitos do Brasil.
Denominado “Jeep Experience”, a marca quer tornar essa atividade, que ocorre anualmente nos Estados Unidos, também uma tradição por aqui. Aficionados pela marca e terreno propício para essas atividades, sem dúvida, não faltam nessas terras.
Nesta edição, a aventura foi realizada a bordo de modelos Renegade Diesel – Sport, Longitude e o topo de linha e também o mais off-road, a versão Trailhawk.
Segundo o fabricante, as versões diesel (é bom lembrar, são os que possuem tração 4×4 nesse modelo), representam 25% das vendas do modelo. É uma notícia excelente, se levarmos em consideração que o Renegade é um automóvel, com aptidões fora de estrada. E é incorreto compará-lo com jipes de construção clássica, com chassi, eixo rígido, câmbio e caixa de transferência mecânicos. O Renegade é um SUV, que pode fazer muita coisa no off-road.
Para atividades off-road mais exigentes, a marca tem o Wrangler, que é bom lembrar, é referência absoluta no mercado 4×4. Ele é o descendente direto dos Jeep militares, que nasceram bem no meio da segunda guerra mundial.
Esse é um tema recorrente, mas que é bom ser lembrado sempre. Em minhas experiências profissionais no universo 4×4, ainda lido muito com informação errada e preconceito, devido ao fato do Renegade ser um modelo mais urbano.
E ele é mesmo, só que, convenhamos, que veículo urbano temos a disposição no mercado nacional, com opção de tração 4×4 e uma excelente motorização diesel? Nenhum, não é? Ter um Jeep (ainda virão mais modelos…) fabricado no Brasil é coisa para se comemorar. O Brasil é um País Jeepeiro, está tudo escrito na nossa história.
Como mote da comemoração dos 75 anos a Jeep está disponibilizando algumas versões especiais comemorativas. Aqui cabe mais um esclarecimento: a Jeep começa a contar a idade do 4×4 a partir de 1941, quando o mítico veículo começou a ser fabricado em massa pela Willys e Ford. Mas antes disso a história já vinha sendo contada pela pioneiríssima Bantam, a verdadeira primeira marca a construir o Jeep.
O primeiro dessa série comemorativa é o Renegade, seguido pelos importados Wrangler Unlimited e Grand Cherokee.
A série comemorativa terá 2.000 unidades do Renegade 75 Anos, 30 do Wrangler Unlimited e 10 do Grand Cherokee – este, a partir de outubro.
Jeep Renegade 75 Anos
Disponível com os motores 1.8 Flex (com câmbio automático de 6 marchas) e 2.0 Diesel (automático de 9 marchas), a edição limitada 75 Anos é baseada na versão Sport, com o acréscimo de equipamentos de versões superiores, casos dos racks de teto e das rodas de 17 polegadas, além de uma série de diferenciais estéticos.
A principal mudança em relação às opções de linha do Renegade é o acabamento em bronze nas sete aletas da grade dianteira, e também nas molduras do para-choque, nas rodas, nos racks de teto e nos logotipos da Jeep e do Renegade (este com contorno em laranja). O mesmo tom está no emblema alusivo ao aniversário da marca aplicado nas portas dianteiras, que exibe a silhueta do Jeep Willys MB, de 1941.
O teto é sempre pintado de preto, exceto quando a carroceria é na cor Preto Carbon. As outras opções são Branco Ambiente e a exclusiva Verde Recon. Por dentro, o revestimento dos bancos também é único, com detalhes em preto e costura dupla, nas cores branco e laranja. Os preços são de R$ 88.890 com motor 1.8 Flex e R$ 116.890 com propulsor 2.0 Diesel.
A lista de itens de série inclui assistente de partida em rampa (Hill Start Assist), controles de estabilidade (ESC) e de velocidade de cruzeiro (Cruise Control), faróis e luz traseira de neblina, freio de estacionamento eletrônico, tela multifuncional configurável no quadro de instrumentos e sistema de áudio Uconnect com 6 alto-falantes, Bluetooth e USB.
Liderança de vendas em julho
“Além de celebrar essa data tão importante na trajetória da marca, a série 75 Anos chega num momento muito especial para a Jeep no Brasil, no qual ela se consolidou como fabricante nacional, como uma das maiores redes de concessionárias e como uma das campeãs de vendas não só no segmento de SUVs, mas do mercado em geral”, afirma Sérgio Ferreira, diretor-geral da Jeep para América Latina, referindo-se à 9º colocação que a Jeep ocupa no ranking de emplacamentos em 2016. “E tudo isso em pouco mais de um ano do lançamento do Jeep Renegade”, completa.
Falando em resultados, o Jeep Renegade produzido em Pernambuco retomou em julho o topo do ranking de SUVs mais vendidos do país, com 4.745 emplacamentos – posição que já havia ocupado entre outubro e janeiro. Entre os automóveis em geral, o Renegade foi o 9º mais vendido em julho, com 2,7% de participação.
Neste ano já são 30.445 unidades emplacadas, o que totaliza 69.635 desde seu lançamento em abril de 2015. O sucesso de vendas do Renegade vem se repetindo em outros países. Na Europa e nos Estados Unidos, ele vem sendo crucial para que a Jeep supere recordes históricos de vendas a cada mês.
Exclusividades do Renegade
Não bastasse ser o único SUV compacto no Brasil com opção de motor turbo diesel, e o primeiro veículo nacional com câmbio automático de 9 marchas, o Renegade oferece níveis de acabamento, de equipamentos e de segurança inigualáveis em sua categoria. E continua sendo o único que não deriva de nenhum carro de passeio, o que proporciona posição elevada ao volante, robustez em qualquer tipo de terreno e dirigibilidade superior.
Entre os itens exclusivos que apresenta no segmento, destaque para:
– controle anticapotamento (de série em todas as versões)
– suspensão independente nas quatro rodas (de série em todas as versões)
– faróis diurnos (DRL), especialmente importantes com a nova legislação brasileira (de série em todas as versões)
– faróis de neblina com função cornering; ligam automaticamente para o lado em que se vira o volante, em baixa velocidade ou durante manobras (de série em todas as versões)
– ar-condicionado digital de duas zonas (de série no Longitude e Trailhawk)
– air bag para os joelhos do motorista (opcional)
– detector de ponto cego (opcional)
– monitoramento de pressão dos pneus (opcional)
– duas variedades de teto solar; panorâmico e removível (opcionais)
Wrangler Unlimited 75 Anos
Outro modelo que recebeu o tratamento da série especial 75 Anos e já está disponível na rede Jeep é o Wrangler Unlimited, de quatro portas. Ícone da marca e descendente direto da linhagem do Jeep Willys MB, esse Wrangler comemorativo tem acabamento em bronze nas rodas, na grade dianteira, em detalhes internos e nos emblemas 75 Anos e Trail Rated. Os bancos ganharam revestimento parcial de couro, costuras coloridas (branco e laranja) e emblema 75 Anos gravado em baixo relevo.
A edição limitada conta com importantes itens extras em relação à versão importada regularmente, a Sport: capô especial Power Hood, barras laterais de proteção, tapetes Mopar Slush e rodas com desenho exclusivo, além de para-lamas e capota (exceto com carroceria verde) na cor do veículo. Há quatro pinturas externas: Verde Recon, Branco Ambiente, Cinza Granite e Preto Brilhante. Serão vendidas 30 unidades, por R$ 229.900.
Grand Cherokee 75 Anos
Topo da linha Jeep, o Grand Cherokee 75 anos chegará em outubro com muitos diferenciais estéticos. Virão apenas 10 exemplares do SUV de luxo baseado na versão Limited, com faróis e lanternas traseiras de máscara negra, novo design para a dianteira remodelada e novas rodas pintadas de bronze – tom aplicado também nos racks de teto, na grade, na moldura dos faróis de neblina e nos emblemas da série especial, cujo desenho surge gravado nos bancos da frente, em baixo relevo. A carroceria poderá ser nas cores Branco Ambiente ou Preto Brilhante.
Parabéns pela matéria James Garcia… Muito bacana… Abraços
Obrigado Luis Fernando Carqueijo, o lugar e os temas ajudam demais. Abração!
Trem bao e bao mesmo forte que. Aguenta….meu sonho um jeep
Boa James..Jeep e amigos, belos lugares, nada melhor. Parabéns!
Muito bom te encontrar por lá! Abração!
Wrangler meu sonho.
Meu sonho.
Lindo forte
Andreia Orsatto Elias Lucier
Lindos
Geraldo Veras
So vai quem tem raça.
Michel Maciel
top!
Manda um Wramgler lá casa Jeep, gratidão!
Amem
Meu Sonho, Grand Cherokee, realidade distante
Eu q um preto.
Anderson Eduardo Pereira Katia Uber Jorge Andrade
Raquel Jagelski
Muito dindin pra carro a gasolina.
Vejo 2 jeep e um engana trouxa rs (desculpa, foi mais forte que eu) O criador da marca jeep deve se bater em seu túmulo quando escuta sua criação “Jeep” sendo colocado no Renegade. #pena
Henry Harada Ilidio Guerra