Fotos arquivo Diogo Zanoni
Se você tivesse 21 dias de férias para viajar, o que você faria? Decidiu viajar de carro? Qual carro você escolheria? Para onde você iria? Reservou um quarto no hotel? É na beira da praia?
Todas essas perguntas não seriam respondidas corretamente por nós – Diogo Sousa Zanoni, 27 anos, Médico Veterinário e Monica, 23 anos, Bióloga e a Mufa, nossa cadelinha de estimação – quando descobrimos, lá por volta de outubro de 2014, que teríamos 21 dias de férias.
A partir daí começamos a programar a viagem do ano, porém, como sempre, temos uma tentação de fazer algo diferente e por esse motivo fomos misturando nossa vontade de visitar alguns locais, com profissão, trabalho voluntário e a viagem. Com isso, juntando nossos pedaços de experiência para poder, além da mera viagem, fazer uma bela expedição, sim uma expedição, com carro preparado e tudo que tem direito uma expedição que durou 21 dias.
Nós temos um Lada Niva – 1991, e ele está equipado para podermos viajar a grandes distancias, gastando pouco, descobrindo locais impares, pessoas sem igual e, claro, nos divertir, sendo assim o Mítico Soviético foi equipado com uma barraca automotiva, geladeira (24L), fogão e tudo que há para que tenhamos um mínimo de conforto como se estivéssemos em casa.
Contudo, lembra-se da mistura da profissão com a viagem, sim? Então, decidimos desenvolver um projeto social junto com a viagem, o qual consistia visitar comunidades locais por onde passaríamos para divulgar nosso conhecimento, tudo isso voluntariamente. Dessa forma decidimos abordar os temas que temos mais conhecimento que são:
– Bem estar animal, abordando o tema de prevenção ao tumor de mama em animais de companhia, assim como dependendo da localização ou carência local falamos também de outros assuntos envolvendo animais de estimação.
– Identificação e prevenção ao acidente por animais peçonhentos, sendo uma especialização da Monica e um tema importante para onde você vá principalmente se for adentrar em mata e afins.
Com esse projeto conseguimos patrocínio em peças de reposição para o carro, Front line para a Mufa, adesivos de divulgação e apoio logístico no Grupo do Facebook – Lada Fans. Inclusive, além do apoio logístico do Lada Fans, caso o carro quebrasse teríamos apoio de pessoas que tem um carro Lada, como mecânico especialista, além do mais fizemos pequenos encontros com pessoas que possuíam Lada e que disponibilizaram as casas para descansarmos e também a oportunidade de conhecê-los pessoalmente.
A viagem foi incrível, além de desenvolvermos o projeto com sucesso, conhecemos pessoas maravilhosas, lugares perfeitos, 4 estados (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais) e, claro, fizemos pequenos encontros de Lada pelo Brasil.
Com tantas coisas e acontecimentos nós descrevemos os relatos da viagem em nossa pagina de Facebook – Aventuras & Ecologia – Ecovoluntários. Assim além dessa pequena descrição do que foi essa incrível viagem, acesse nossa página para conhecer mais sobre o que fizemos e nossas estórias e se divirta com a viagem a bordo do Furthur, como chamamos nosso charmoso Lada Niva que nos leva sempre para o mau caminho.
Ai Felipe Maverick
Vou pesquisar!!!