Eu, Jimny e Deus no Ushuaia
Vamos acompanhar o relato do off-roader Maurício Fernandes, que realizou uma tarefa complicada: viajou até o Ishuaia sozinho, quase que de sopetão, numa aventura que mesclou prova de resistência física e mecânica.
Por Maurício Ricardo Fernandes
“Minha largada para uma aventura até o fim do mundo teve muita emoção e adrenalina. Minutos antes de sair, minha família e eu nos olhávamos com um misto de ansiedade e preocupação, pois talvez ficaríamos dias sem contato algum, só com a certeza que teria a companhia de Deus e do meu Suzuki Jimny.
Parti dia 03 de julho por volta das 6:00 AM, para uma jornada longa, todos me perguntavam quanto tempo levei para planejar esta viagem, resposta simples: 30 segundos. Contei no meu polegar a distancia no mapa de São Paulo e Farol de Santa Marta, aproximadamente 900 KM. Contei quantos polegares até o Ushuaia, percebi que seriam 10.
Minha meta e planejamento estavam prontos. O primeiro trecho ate o Farol de Santa Marta foi bem tranquilo, eu estava muito empolgado para sentir qualquer tipo de desgaste, cheguei a noite na ilha, com uma temperatura aproximada de 13ºC.
Um guarda noturno me ofereceu um dormitório de empregados, não pensei duas vezes já que estava muito tarde e além disso precisava preparar o meu jantar. Além disso também levaria muito tempo para montar a barraca no teto do veiculo em um bagageiro em madeira especialmente preparado por meu pai e um amigo.
Depois de sair de Santa Catarina e pegar um trecho de estrada mais aberto, percebi que havia cometido um grande erro. Eu estava com o Jimny extremamente carregado, podia sentir a suspensão dar fim de curso nas ondulações e imperfeiçoes no asfalto.
Então não me restou outra saída, parei em Porto Alegre e com a ajuda de alguns bons amigos que trabalham comigo, me ajudaram a despachar muitos quilos de coisas para retornar a São Paulo, fogão, bujão, lap top, garrafão térmico, travesseiro, etc.
Além de eu ter diminuído bem o volume, percebi uma boa diferença no peso. Passei pelo Chuí e ao entrar no Uruguai recebi o aviso logo na fronteira de Alerta Amarillo, que é o termo usado para fortes chuvas, tive que tirar bem o pé, pois a visibilidade era muito baixa, em alguns trechos a água era tanta, que os rios já cruzavam por cima das pontes. Muito sinistro de cruzar, porem não restam muitas alternativas já que tinha o tempo contado.
Após descer a costa toda do Brasil e fazer a costa toda do Uruguai, parei em Montevideo. Lá fui em duas oficinas de ótimos amigos, onde tive que fazer um reparo em uma correia que do alternador que começou a chiar. Na outra oficina troquei o silenciador dimensionado, pois o serviço de instalação não foi feito corretamente e a peça não suportou a viagem. Perdi ½ dia lá fazendo estes reparos e parti para Colônia para pegar o Buquebus e cruzar para Buenos Aires.
Tentei dirigir o máximo que pude e parei bem perto da saída da estrada, em um hotel já no fim de La Plata, próximo já a Ruta 03, que me levaria ao meu destino final. O café na manha na argentina é bem fraco comparado ao nosso, muitas vezes café, suco e torradas. Para uma pessoa que vai passar o dia dirigindo, sem saber onde será o próximo abastecimento ou parada para comida, não é o suficiente.
Meu primeiro trecho de estrada aberta na Ruta 03, percebi que meu carro ainda estava pesado, os ventos fortes faziam com que com carro andasse com a carroceria bem inclinada, era impossível segurar o volante com uma mão. O lado direito do meu corpo ficou com a musculatura travada. Já não havia mais como enviar coisas para o Brasil.
O jeito foi segurar firme o volante e deixar o 4×4 ligado direto, era o que ajudava um pouco o carro ter mais controle. O asfalto bem desgastado com marcas dos pneus de carretas pesadas, faziam com que o carro copiasse as irregularidades da pista, isto somado ao vento, tornava impossível engatar a 5° marcha. Por muitos quilômetros foi possível somente dirigir em 3° marcha, era a única maneira de vencer o vento e tentar ter o carro um pouco na mão.
Meu carro está equipado com 5 pneus 31’, lift na suspenção de 1,5’ e bodylift de 2’ o que na somatória da 14 cm de altura, mais um bagageiro de teto de 15 cm. Isso mudou completamente a força de arraste do veiculo que não suportava as rajadas de ventos laterais fortes, para se ter ideia, vento era suficiente para segurar a porta e não conseguir abrir para descer do carro, cheguei pensar que a porta havia emperrado.
Com novamente um problema de peso entre o trecho de Puerto Madryn e Puerto San Julian, cheguei pensar se conseguiria mesmo chegar em 10 dias no meu destino. Em alguns momentos treminhões extremamente carregados me passavam na reta, pois não havia maneira de conseguir segurar o carro na pista de tão forte que eram os ventos, cheguei usar 2° marcha um momento na reta para passar um desses, mas no fim tive que me render e dar passagem. Não havia como se manter a frente da carreta.
Passaram muitas coisas na minha cabeça, parar e retirar o bagageiro ou suportar ele durante toda a viagem e usa-lo onde queria que era acampar no fim do mundo. Liguei para meus pais e uma amigo que haviam feito o mesmo trecho de Defender e eles confirmaram que andava de 3° e 4° marcha com o pé no fundo para vencer os ventos.
O desgaste em pequenos trechos era infinitas vezes maior que o esperado. Então o jeito foi diminuir as paradas nas refeições. Eu tinha muitas latas de atum no carro, que eram as minhas deliciosas refeições junto com torradas e energético, com direito a sobremesa: torrada com nutella. Uma combinação que me mantinha alimentado e acordado. Fiz a escolha de seguir com meu bagageiro.
Quando era possível mantinha 4ª marcha e pé no fundo a 90km/h, 4×4 ligado e duas mãos firmes no volante para segurar o carro, mais que isso não havia como.
Nos trechos mais descampados o veiculo fazia 6,5 Km/l com um tanque relativamente pequeno, levei gasolina no carro, o que me rendeu uma parada, pois o galão adicional com a forte pressão interna se rompeu e vazou muita gasolina dentro do carro. Com o frio não tinha como ficar com as janelas abertas. Nas paradas ate meu hálito era de combustível. Problema resolvido.
Fiz algumas paradas a noite na estrada para tirar fotos, a sensação de ouvir o barulho do silencio da natureza é quase que indescritível, escutar somente os sons do vento e algumas vezes o som de galhos se quebrando, um lugar que você não enxerga o fim para nenhum dos lados que olha. O Céu e a lua eram coisas inacreditáveis de se ver. O trecho entre Bahia Blanca e Puerto Madrin foi bem extenso e cansativo. Viajando a 70 km/h algumas vezes, com mais de meio pé no acelerador.
Já não contava mais a viagem em quilômetros, tudo era em dias. Neste trecho descampado, dirigi umas 15 horas direto, devido a baixa velocidade decorrente do vento. Cheguei a pensar se realmente eu iria conseguir e voltar no prazo para o meu trabalho.
O carro muito pesado, minha primeira viagem acima de 5 dias na estrada, super dimensionei a quantidade de coisas.
Quando eu vi a primeira placa “Ruta del Fin del Mundo” ate me emocionei, fui com dois celulares com o waze, um mapa relativamente antigo e bússola para os piores momentos.
Após 9 dias parando somente para abastecer e dormir, finalmente alcancei meu objetivo, passei pelos Portais do fim do mundo e cheguei onde termina a ”Rute 03” da argentina, momento de realização… Olhar para trás e lembrar de todas as maravilhas experiências que tive durante o caminho e tudo aquilo que ainda iria ver pela minha frente, pois ainda tinha que subir a Cordilheira dos Andes no inverno.
Não pude dormir nos campings do Ushuaia, por que todos são fechados e é proibido acampar no inverno nos parques devido a temperaturas extremas. Tive que realizar minha vontade no extremo do Chile, Cidade de Punta Arenas. Depois de muitas horas dirigindo, parei em um posto de gasolina e acampei no teto do carro, as temperaturas chegaram a -5ºC no termômetro, sensação térmica de -8ºC, pois a barraca segurava bem os ventos.
Arrisquei ir dormir sem a segunda pele, não sabia se levantava na noite e ia para o carro ligar o ar quente ou tentava me aquecer dentro do saco de dormir. Resisti a noite toda e segui viagem.
Fui visitar muitos parques porem ao visualizar o Glacial de EL Calafate, fiquei impressionado com tanta beleza. Tinha certeza de que após ter visto aquilo, que a viagem toda valeu muito a pena, afinal 70 metros de altura de gelo não é sempre que vemos.
Subindo a “Ruta 40” haviam duas opções de caminho, a de terra e asfalto. É logico que eu fui pela de terra. O que eu não sabia era que a estrada de terra não tinha posto de gasolina e era uma parte da Rota 40 que estava fora de operação. Mesmo com toda a gasolina reserva eu não chegaria a lugar algum, o jeito nestas situações sempre foi ter calma, fé, positividade. Então Deus me enviou uma família que passava por ali, pois trabalhavam em um racho por perto. Somente pessoas locais conheciam este rancho, quem passa pela rodovia de terra coberta de neve, fica difícil saber se realmente você ainda esta na rodovia ou fora dela.
Consegui completar o tanque e seguir viagem chegando novamente quase sem gasolina no posto. Eram necessários dois tanques para fazer o trecho que fiz. Foi bastante duro, com lama, gelo, neve e rajadas espetaculares de vento que tiravam o carro da pista fazendo-o escorregar para lateral. Para quem gosta momentos de pura adrenalina.
Passei por trechos que pareciam noite, mesmo durante o dia. Era tanta neve que o limpador não tinha muita força para tirar a neve do vidro. Tudo lá fora estava completamente congelado. A sensação de dirigir no meio de uma nevasca é impressionante. Eu não utilizei as correntes, muito antes a policia havia me parado e viu que meus pneus dariam conta. Então não me preocupei.
E assim cheguei em Barilloche. Tive a oportunidade de andar de Snow Board, já que andava de skate, achei que era bem parecido. Fiz um teste rápido achei que dava para ir direto ao cume. Quando cheguei lá, percebi que não era para qualquer um. Fiquei a viagem toda sentindo dores no pescoço já que o tombo não foi nada simples. Cheguei a fazer umas trilhas na neve em Bariloche.
Fiz o trecho entre Bariloche e Bahia Blanca para o retorno. Foi um trecho bem longo e demorado. Muitas paradas para abastecer, o tanque do meu carro é pequeno e o consumo acaba ficando alto por causa dos ventos e tipo de estradas.
Passando na volta por Buenos Aires, já podia sentir o alivio de estar do lado da minha casa. Voltei por terra pelo Uruguai e no ultimo pedágio antes de entrar no Brasil, eu percebi que não tinha mais dinheiro em espécie. Apesar do pedágio aceitar moedas do Brasil, Argentina e Uruguai eu só tinha para pagar se juntasse as três moedas. Eles não podiam aceitar três tipos de moedas diferentes e a cidade era bem longe de onde eu estava. Com muito jeito consegui trocar minhas 3 moedas pela moeda local com o diretor do pedágio que estava naquele momento. Em gratidão dei doces argentinos para ele.
O retorno foi bem tranquilo, e a emoção de saber que estava chegando em São Paulo cada dia era maior. Chegar em casa e ver seus pais lá fora te esperando, não tem preço. A realização de um sonho e o comprimento dele é uma sensação que ninguém pode te tirar nunca mais de você. Faz você acreditar mais em você mesmo, e não dizer não para seus sonhos, você pode fazer tudo que quer, basta acreditar.
Ninguém pode te dizer ao contrario. Obrigado a Deus e todos que participaram um pouquinho de alguma maneira na minha jornada.
Eu nunca me senti sozinho, todas as mensagens que recebi, até de pessoas que nem conhecia, me fizeram sentir ótimo!
Sirina Lata
Que inveja….no bom sentido lógico…
Júlio Henrique Ely Zibetti
Ushuaia é o paraíso… Mas de carro deve ser foda!
Dayane Oliveira
Aí Mário Mario Costa
Fiz este percurso na neve em julho de 2014 de jeep wrangler
Parabéns pela aventura e pelo relato!
SHOW DE BOLA
PARABÉNS E QUE VENHAM OUTRAS…
COMO JÁ DISSERAM INVEJA MAS BOA DE SUA VIAGEM…
GRANDE ABRAÇO
Valeu Amigo! Top!!
Viagem incrível, e coragem demais. Parabéns pelo realizado.
Legal! ! Bela empreitada! !!
Vanessa Lamussi
Sera q tenho coragem?! Rs… Te falei q ja peguei o carro?! Rs
Vanessa Lamussi logico que tem, falou achei que vc fosse no churras sábado ia voltar debulhando ele rs
Eu ia mesmo… Mas ai ficou tarde! Rs… Vamos marcar qdo quiser… E semana q vem to de férias… Só de boa! Kkkkkkkkkkkkk
Demoro vamos taca-lo no barro hahaha
Fechadooo!!! Não peguei nenhuma trilha ainda rss
Sergio Tiedt
Sensacional Isis Cavalheri
Nossa, que demais. Sonho fazer isso um dia!
Também sonho e vou fazer em agosto 2018 se tiver dicas aceito
João B. Leite
Tiago Dragon
Muito massa. Meu Jimny e eu. Kkkkkkkkkk
AP Morais, um sonho é fazer essa aventura com o meu amor…
Edy Cesar Bochelof
Jonathan Justen
E tu nada kkk
Rafael Peracci
Top
Kkkkkkkk!!!! Muito em breve!!!!!!
Veja essa Augusto Mario Martins Arruda
André Otta
Que bacana !!!
Rafael Freire
Conheço aquele troller!!! Forte abraço meu amigo!!
Olá Fiz essa viagem em outubro/novembro 2016 em um Fusca 86
Karoline Alves
De Jimny!!
Roberto Donato, Rafael Donato, Kelly Cristina Rodrigues Branco, tenho certeza que ando em 5 marcha e com o pé no fundo.
Meus parabéns pela viagem, coragem e espirito aventureiro.
Dany Otig
Parabéns! Muito corajoso e uma grande aventura!
Sensacional ! Parabéns 😉
Um baita sonho !! Ainda faço essa trip !!!
jimny o gipe sinistro viu!! muito valente
Clemente Gauer, não sei se viu.
Anderson Freitas Medina
Ana Cláudia Lago, topa?
Pensando……………
Esse é loko tem história ,sem limite, pode dar outra aventura , que ele topa.
Parabéns pela viagem.
Abraço Maurício.
Everton Schwan
Fernando Borracha
Programando,vamos?
Thaminne Trevisani =D
Que show! Só me falta coragem rsrs
Camille
Nossa turma é bem maior!
Um Jimny não dá mais
Da mais não mozinho .. mas vamos nem que seja numa combi
Gracielle Kowalski
Ribas
Temos q fazer uma dessa
Piiica li a parada toda
Top…
Marina Renault
Muita coragem… emocionante!
Érico Mendonça
Fabiana Coelho ele é valente kkkkk
Eu fiz.sozinho de Jimny. SP até Atacama.
Mas Eu queria muito fazer ushuaia tbm
Qui dá hora eu vou o ano que vem em junho de bandeirantes
Show. ..fiz esta viagem de carro .. 09/07/16 …eu minha esposa e minha filha mais nova…
Gilmar De Souza Filho
Vanessa Amoroso
José A. C. Weihermann
Posso estar enganado, mas foto que diz “Pela estrada afora… Uruguai, sentido Montevideo” é na ponte de Terra de Areia, BR 101 (RS)
Elaine Casé veja essa aventura à bordo de um Jimny para Ushuaia.
Fabio Crispim
Olha isso Kilma Castro, Jalapão é pertinho, kkkkk!
Corajoso o rapaz! Com certeza vlw a pena!
Vou repetir esse louco em agosto 2018
Certeza que vlw!
Rennan Silveira
Carla Daniele Schneider Demarchi, um sonho fazer essa aventura contigo!
Tenho uma enorme vontade de fazer isto com .Minha Chevrolet Tracker 2009 .É a mesma coisa um Suzuki de gravata kkk
Amanda Aguiar
Paula Maria… olha amor!!
Olha essa Robertinho Roberto Guy Duarte
Legal. Esse motorista careca me lembra alguém…
muito louca esta viagem tem uma dupla que esta fazendo esta viagem de willys se nao me falha um 1958 traçado
De carro é moleza va fazer de moto que vc ve que o buraco é mais embaixo kkkkk boa aventura e bons ventos abraço
Muito legal !!
Parabéns!!!
Leonardo Hoffmann
Eduardo Maciel
Que inveja…
Show!!!! Tenho alta vontade de fazer esse percurso!!!!
Adoro viajar de carro e se for com aventura melhor ainda
Alfafa Finha veja
Caraca o cara é foda… Parabéns….
Felipe Marques Gameleira
Me dá um Jimny nunca te pedi nada esse mês
Clay Consiglio
Joel Junior Felipe Soares…Adauto Afonso
Ariani Caramori
Roberto Quintanilha
Fiz essa viagem de moto é sim a grande e mais importante da América do Sul
Vespasiano Rubim Filho, olhe isso, amigo.
Leonardo Cabral e Rogério Mâsih,olhem isso!!!
Luciano Natella não deixe de ler
Muito maneiro! !! Vambora em nov/Dezembro vai de Jimmy e nós de big fazendo essa media de 900km dia
Dependendo da época do ano 900 km por dia não rola. ABS
Dezembro /Janeiro
Pleno verão
Ricardo Aita
Vamos por foz pegando a ruta 40 descendo até ushuaia e na volta voltamos pela ruta 3 entrando por Buenos aires x Montevideo x chui e depoiis nosso litoral na 101…
Ou vice versa kkkķ com opções. ..
A dica da galera de moto mais focada em sobreviver o vento foi descer pela 40 e na volta subir pela 3..
Bela viagem.
Alessandra Souza Lê
Luciana Almeida, Alex Santana
Muito louco
Porra…Eu fui de Balneário Camboriú até Ushuaia de Jetta rebaixado……kkkkkkk
Fernando Reque, olha o suzukinho aí
Q animal!!! E você fez essa mesma trip?
Não, não…
Paulo Petzold
Dailor Santos olha este bagageiro.
Parabéns,uma viagem inesquecível,eu fiz com uma tr4′,lugares lindos,lagos ,montanhas e muita neve.
Gregory Raphael
Corajoso em jimny.
Meu nobre, quantos dias no total de ida e volta você levou na viagem ate ushuaia, Sou de Fortaleza e pretendo fazer essa viagem. Parabéns pela grande jornada
Oi amigo, foram 21 dias. 15.000 km. 9 dias só para chegar, teve dias que dirigi 18 horas. Faltou motor para vencer o vento. Mas faça!!! Viagem inesquecível!!!abs
Regina Kahmann que tal?
Olha Rodrigo Vieira Nishikiori
Klaus Eduard Wedig! Não sei se já viu esse, mas ele foi um pouco sem planejamento! Pode ser mais tranquilo com bom planejamento!
Oi Cleci Maria Avanzi, já vi a aventura desse vivente. Estamos juntas vários roteiros e aproveitando um pouco de cada.
Que show, mano! qual o tipo de aro e pneu que você usou? incluindo o perfil do pneu.
Amigo, equipei com aro 15 tala 8. Pneus impontados Pirelii mud 31 polegadas. Para colocar isso vc precisa levantar suspensão e carroceria. Mínimo 3,5 polegadas. Vc pode encontrar detalhes da preparação no meu face. Basenorte4x4 abs.
Ol’a, gostaria de entrar em contato a respeito de algumas modificações que voce fez! Tenho um Jimny identico ao seu e preciso de uma ajuda! Poderia me passar algum contato? Obrigado!
Olá André, tudo bem? O que você procura, específicamente? No aguardo, James Garcia
Claro amigo! Eu mesmo fiz tudo. Sou engenheiro mecânico automobilístico. Posso te ajudar com o que quiser. Entra na minha página basenorte4x4 e me envia uma msg que te passo o meu contato! Abs
Pow que louco e muita coragem do meu amigo mauricio e que venham as proximas hahahahaha
Cara maravilhoso essa tua viagem …to preparando minha viagem saio se Deus quiser 14/08/2018 de Porto Alegre a Ushuaia sozinho também ,tenho um Jeep Wrangler e está prontinho para essa viagem quem quiser me dar mais dicas me escreva
Arli severgnini
Severg@terra.com.br
Na cara e na coragem! Belo relato! Já fiz minhas viagens de JIMNY, mas tudo mais controlado. Hehehehe
Parabéns!