Picape Land Rover 109″ 1968: a missionária

Encontrada em um ferro velho, essa rara picape Land Rover 109” – Série IIA, foi totalmente restaurada e voltou a ser como nos tempos em que prestava serviços para missões religiosas em Porto Velho, RO, na década de 60

Land Rover Series IIA 1968 trabalhou em missões religiosas inglesas em  Roraima
Land Rover Series IIA 1968 trabalhou em missões religiosas inglesas em Roraima

Por James Garcia
Fotos Arquivo Pessoal
Infelizmente o final da maioria dos veículos antigos é ser destroçado por machados ou maçaricos em algum ferro velho. Ainda bem que isso não aconteceu com essa rara picape Land Rover 109” – Série IIA – 1968 – equipada com motor seis cilindros a gasolina. Ela veio ao Brasil ainda nos anos 60 para ser usada em uma missão religiosa inglesa em Porto Velho.
Depois de trabalhar muito – e provavelmente pela dificuldade em se conseguir peças para manutenção – a picape seguiu até São Paulo, onde foi encontrada 20 anos depois. Já bastante “detonada”, com a caçamba furada e o motor cansado, trabalhando com carburador de Opala, o carro chamou a atenção de um aficionado por veículos 4×4. Sem conseguir fechar negócio com o dono do ferro velho, ele só comprou a picape dois meses depois, quando a mesma estava exposta em uma agência de carros.
Modelo é equipado com motor (gasolina) de seis cilindros
A Serie II A tem pouquíssimos exemplares no Brasil
O carro foi adquirido em sociedade por três amigos, mas logo ficou apenas nas mãos do engenheiro mecânico Konrad Beuster, responsável por todo processo de restauração. No meio dos trabalhos e com a maioria dos componentes já restaurados, porém desmontados – exceto o motor que não tinha mais solução – Beuster resolveu vender a picape para Conrado Hacker, que desde então está com a 109”. A única condição para a compra foi que Hacker remontasse totalmente o carro, esmerando-se em deixá-lo original.
[caption id="attachment_2284" align="aligncenter" width="640"]Os Land Rover Série IIA sucederam a Série II em 1961 e foram produzidos até 1970 Os Land Rover Série IIA sucederam a Série II em 1961 e foram produzidos até 1970

Pelas fotos percebe-se o capricho e o conhecimento que foi aplicado neste Land, que levou um ano de trabalho árduo para ficar inteiro. Trabalhar com alumínio é um dos serviços mais ingratos que existem, pois, ao contrário do aço que é fixado através de soldas e parafusos, um Land Rover que possui carroceria de alumínio é quase todo preso por rebites. Com o tempo o alumínio tende a ficar poroso e com o desgaste chega até a expandir. Imagine a trabalheira! O cuidado foi tanto, que até a parte interna dos rebites – que contém ferro – recebeu fundo antioxidante. Detalhes como estes são determinantes no resultado final de uma restauração.
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Em 1988 as importações ainda não estavam liberadas, portanto conseguir rolamentos, retentores e a bomba elétrica de gasolina – o eterno calcanhar de Aquiles – dos antigos jipes ingleses era um martírio. Mesmo assim todas as peças foram encontradas. Por sorte, a parte mais complicada da restauração foi solucionada facilmente. Hacker encontrou um antigo automóvel Rover 1965, em perfeitas condições, equipado com o mesmo motor de sua picape. O serviço finalmente estava completo.
Detalhe do interior da caçamba desse belo exemplar
Detalhe do interior da caçamba desse belo exemplar

Os Land Rover Série IIA sucederam a Série II em 1961 e foram produzidos até 1970. Com poucas modificações em relação ao seu antecessor, somente notadas por grandes conhecedores da marca, esta série foi mais uma etapa nos processos de modernização do clássico jipe, sem que, no entanto, houvesse nenhuma perda de sua fabulosa capacidade off-road.
A mudança mais evidente foi a adoção do motor 2.286 cm3 a diesel e o lançamento do 109” com motorização de seis cilindros e 2.625 cm3, a partir de 1967 – o veículo desta matéria.
Em 1969, os faróis foram instalados nos pára-lamas, inovação já adotada em alguns exemplares anteriores para viabilizar a exportação para os Estados Unidos.
Konrad Beuster  testando o sistema de ligação manual do motor
Konrad Beuster testando o sistema de ligação manual do motor

Ficha técnica – Land Rover Series II A 109″ 1968
Motor: Land Rover, dianteiro, longitudinal, seis cilindros em linha
Potência máxima líquida: 95 cv a 4.500 rpm
Cilindrada: 2.625 cm3
Relação de compressão: 7,8:1
Alimentação: carburador de corpo simples
Combustível: gasolina
Refrigeração: a ar
Direção: mecânica (coroa e pinhão)
Transmissão
Tração 4×2 com opcional para 4×4, através de câmbio e caixa de transferência Land Rover
Suspensão
Dianteira e traseira: eixo rígido, molas semi-elípticas (feixe), amortecedores telescópicos de dupla ação
Freios
Dianteiros e traseiros: a disco
Rodas: aro 16”
Pneus: 700 x 16”
Vão livre: 200 mm
Travessia: 500 mm
Velocidade de cruzeiro: 80 km/h
Velocidade máxima: 120 km/h
Consumo médio: 6 km/litro

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