Range Rover celebra 45 anos

Fotos Divulgação
Há exatos 45 anos, quando foi apresentado pela primeira vez ao público em 17 de junho de 1970, o Range Rover era o primeiro veículo na história da indústria automobilística mundial a unir os conceitos de luxo e sofisticação – até então restrito aos sedãs da época – com uma impressionante capacidade off road que é o DNA da Land Rover. Desde então, o modelo já está em sua quarta geração e se tornou um dos mais desejados SUVs de luxo do mundo.

Range Rover geração 1, início da década de 1970
Range Rover geração 1, início da década de 1970

Desde sua primeira versão, o modelo já impressionou o mundo pelo seu design e por sua inovação. O Range Rover foi considerado “um exemplo de design na indústria” quando foi o primeiro veículo do mundo a ser exposto como uma obra de arte no Museu do Louvre, em Paris.
História
Primeira geração – Range Rover Clássico (1970 – 1994)
O primeiro Range Rover era conhecido como “Clássico”. Em 1970, assim que chegou ao mercado, ele era comercializado apenas na versão duas portas, equipado com um motor V8 em alumínio a gasolina, tração integral e freios a disco nas quatro rodas. Durante 25 anos após seu lançamento, o modelo passou por inúmeras atualizações como a inclusão da versão a quatro portas em 1981 e a adoção do câmbio automático em 1982.
Em 1986 o modelo foi equipado com seu primeiro motor a diesel. Em 1989 ele foi o primeiro SUV do mundo a ser equipado com freios anti blocantes e em 1992 o primeiro a receber um controle de tração eletrônico e um sistema de suspensão a ar eletrônico e automático.
Linhas clássicas desde o início
Linhas clássicas desde o início

A reputação do modelo em ser um dos mais capazes do mundo para percorrer qualquer tipo de terreno foi construída ao longo de inúmeros testes de resistência. Em 1972, o Range Rover foi o primeiro veículo do mundo a percorrer 18 mil milhas – cerca de 29 mil quilômetros – em uma expedição pelas Américas apoiada pelo exército britânico. O percurso incluiu o quase intransponível Darien Gap na divisa entre o Panamá e a Colômbia. Dois anos depois, o Range Rover também percorreu cerca de 12 mil km pelo deserto do Saara em 100 dias.
A fama do modelo se concretizou de vez após as vitórias do Range Rover na maratona Londres – Sidnei, que percorreu mais de 30 mil quilômetros em 1977 e no Rali Paris Dacar em 1979. Em 1985, o motor a diesel que equipou o Range Rover quebrou 27 recordes de velocidade.
Range Rover geração 2 foi lançada em 1994
Range Rover geração 2 foi lançada em 1994

Segunda Geração – P38a (1994 – 2001)
A segunda geração do Range Rover, chamada de P38a – nome dado por conta de o modelo ser produzido na unidade 38A da fábrica da Land Rover em Solihull, no Reino Unido – foi apresentado em 1994 com um interior ainda mais luxuoso melhor dinâmica no asfalto e maior capacidade fora dele.
Por fora, o design da nova versão remetia diretamente à primeira, principalmente na silhueta, no “teto flutuante” nos vincos do capô e nas linhas laterais. Tais características permanecem até os dias de hoje, na quarta geração do modelo.
RR_Geração_2-02
A versão também passou a contar com suspensão com ajuste de altura e uma gama com opções do motor a diesel de 2.5 litros ou os motores a gasolina que variavam entre 3.9 e 4.6 litros e proporcionavam uma performance nunca vista antes no modelo.
A série especial Linley, lançada em 1999, representava o mais luxuoso Range Rover já produzido. Ele foi um dos primeiros veículos de luxo do mundo a ser equipado com navegação via satélite e sistema de TV. Inspirado no design de móveis Lord Linley, apenas 10 unidades do modelo foram produzidas e comercializadas a 100 mil libras.
Geração III: de 1994 até 2001
Geração III: de 1994 até 2001

Terceira Geração – L322 (2001-2012)
A chegada da terceira geração do Range Rover representou uma evolução bastante significativa em relação ao seu antecessor. Maior e mais espaçoso, seu interior foi inspirado por projetos de iates de alto padrão, móveis finos e assentos de primeira classe presentes nas melhores companhias aéreas do mundo.
O resultado foi o veículo com o interior mais luxuoso do mundo.
Extra BG 003
Extra BG 003

Em termos tecnológicos, a introdução de uma tela Dual View, que permite que o motorista e o passageiro da frente enxerguem duas imagens distintas na mesma tela – foi um dos marcos para o modelo. Além dela, o painel de instrumentos virtual e interativo foi introduzido pela primeira vez em um Land Rover.
Com a introdução de novas tecnologias para o motor, a gama de opções de propulsores para os clientes foi ampliada. Em 2005 o modelo era equipado com um motor V8 a gasolina de 4.2 litros. No ano seguinte, a Land Rover disponibilizou uma versão a diesel TDV8. Uma versão mais atual do motor V8 a gasolina foi introduzida três anos depois.
Range Rover versão atual
Range Rover versão atual

Versão atual
A quarta geração do Range Rover mostrou avanços ainda mais significativos. Ele foi o primeiro SUV do mundo a ter estrutura inteiramente produzida em alumínio, o que economizou até 420 kg em relação ao seu antecessor.
RR_Geração_4-02
O modelo, vendido atualmente em mais de 170 países, é um dos mais luxuosos do mundo. Sua mais nova versão, a SVAutobiography, representa o Range Rover mais luxuoso já produzido nesses 45 anos de história.
Todas as gerações Range Rover
Todas as gerações Range Rover

Apresentado durante o Salão de Nova Iorque deste ano, o Range Rover SVAutobiography tem distância entre eixos alongada e oferece o que existe de melhor em luxo e tecnologia.
O modelo já está disponível para venda no mercado brasileiro sob encomenda, ao preço de R$ 920.900.
Todas as Gerações_2

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo