A nova geração do Suzuki Jimny ganha apresentação oficial na Europa
O veterano jipe japonês ganha motor 1.5 de 102 cavalos e desenho que remete às gerações iniciais
Imagens Suzuki Japão
Finalmente a Suzuki apresentou imagens, vídeo e especificações técnicas do novo Jimny, que será apresentado por aqui no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
O valente ganhou um motor 1.5 que, segundo a montadora, produz mais torque em todas a faixas de rotação, principalmente em baixos giros, aumentando muito o desempenho do 4×4 no off-road.
Mesmo mais potente, o propulsor de quatro cilindros é 15% mais leve que o 1.3 que conhecemos por aqui. Ele tem injeção multiponto de 102 cv a 6.000 rpm, com torque de 13,2 kgfm a 4.000 rpm.
A transmissão é manual de 5 marchas e a tração, denominada Allgrip Pro AWD, será 4×2 traseira (2H), com opção para 4×4 dianteira (4H) + reduzida (4L), tudo fornecido por uma caixa de transferência mecânica. A mudança de tração é feita por alavanca.
O jipe conta com um controle de tração que atua nos freios, reduzindo a velocidade da roda que está girando em falso quando necessário, como vemos na maioria dos modernos 4×4.
Haverá também opção de uma transmissão automática de 4 marchas.
O Jimny permanece com a construção do tipo carroceria sobre chassi, que recebeu melhorias e agora tem ângulos de entrada de 37° e 49° de ângulo de saída.
Aguardamos ansiosos para testar o novo 4×4 no Brasil, que será importado e será comercializado junto com a geração atual, que continua sendo produzida em Catalão (GO).
Osuvaldo Nagaoka
Felipe Corrêa Chterpensque
Já to acompanhando…
O que é “tração 4×4 dianteira”?…
Significa que ele tem tração 4×4 clássica, ou seja é 4×2 (tração primária traseira) com opção de 4×4 acionando o eixo dianteiro. Como os Jeep.
Hmm… Não. Não é dianteira, ora.