Nova geração do Agrale Marruá mostra evolução
Fotos: Julio Soares
Teste no campo de provas, dentro da fábrica da Agrale, Caxias do Sul, RS
E finalmente andamos na nova versão do Agrale Marruá, destinada ao uso civil – para trabalho, que fique bem claro – pois o 4×4 feito em terras gaúchas não tem como destino o público off-road. Embora o fabricante tenha bem clara a fama de seus 4×4 no universo off-road do Brasil, o Marruá com produção altamente customizada, específica e dirigida, é destinado ao trabalho militar e, como civil, em empresas que necessitam de veículos robustos, para pegar no trabalho peso pesado (mineradoras, pedreiras, locais de difícil acesso), bem como para serviços para a comunidade, tais como carros de bombeiros, segurança pública, eletrificação rural, reflorestamento etc.
As versões disponíveis para os testes foram os AM 200, cabine dupla. São pequenos caminhões off-road
O visual é agressivo e passa a força presente no modelo
A família é composta de veículos 4×4 com DNA militar, com forte e potente trem de força, amplo curso da suspensão e resistência do conjunto. Um dos modelos é o AM 200 (preço estimado de R$ 197.000), único caminhão 4X4 com cabine dupla de série disponível no mercado. O outro é o AM 300, que possui uma maior capacidade de carga.
A nova geração do 4X4 Agrale Marruá incorpora importantes alterações e avanços estéticos que o tornam visualmente mais atraente, sem perder a sua clássica identidade visual.
Sua vocação para as condições mais exigentes foi acentuada pelo aumento do nível de passagem a vau sem snorkel, elevado de 600 mm para 800 mm, o que ajuda ainda mais a superar a passagem por trechos alagados.
Externamente, os veículos receberam novo capô do motor e portas, que proporcionam maior resistência, melhor acabamento e que facilitam o acesso ao veículo para manutenção. O utilitário também apresenta novos para-lamas com degraus laterais na traseira que beneficiam o acesso à caçamba e que junto com a nova e mais larga tampa traseira tornam mais fáceis as operações de carregamento e descarregamento.
O carro ficou mais atraente, mas não perdeu a conhecida identidade
O chassi foi redesenhado para suportar ainda melhor as cargas e as torções, suspensão traseira alterada com amortecedores mais fortes e reposicionados, cabine mais ampla e suspensão dimensionados para vencer os obstáculos comumente encontrados em aplicações severas. Numa comparação rápida, o novo Marruá ficou muito mais macio (civilizado mesmo!), confortável e espaçoso. É notável o avanço.
Outros destaques são o novo conjunto ótico traseiro, com lanternas de LED com protetor e o novo acabamento frontal, que ampliam ainda mais a sensação de força e imponência do Agrale Marruá.
A suspensão dianteira é formada por eixo rígido Dana, barras horizontais/transversais do tipo Panhard e molas helicoidais. O eixo Dana, com molas semielípticas e amortecedores telescópicos, também está presente na suspensão traseira. As rodas são de aço, com aros de 16 polegadas, e os pneus são radiais, nas medidas de 265/75R16” STR (com opção para 285/75R16” ATR ou MTR) para o Agrale Marruá AM 200 e 215/75R17,5” para o Agrale Marruá AM 300.
Os veículos são equipados com tanque de combustível com capacidade para 100 litros, direção hidráulica, piloto automático, computador de bordo, tacógrafo eletrônico, bancos com apoio de cabeça, estribos, peito de aço, sistema de freios com ABS (sistema antitravamento das rodas) e EBD (distribuição de forças de frenagem) nos eixos dianteiro e traseiro, com melhor transmissão das forças às rodas, que resultam em maior segurança e controle durante a condução, especialmente em situações mais críticas de aplicação.
Detalhes do painel
O fabricante oferece uma lista de equipamentos opcionais, como ar-condicionado, faróis de neblina, quebra-mato, snorkel, engate para reboque, guincho, retrovisor, trava vidros elétricos, com sistema anti-esmagamento, sem retorno, o que proporciona maior segurança. Oferece também opção de um Kit multimídia, contendo navegador GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento digital, sonoro e com led indicativos de distancia dos obstáculos.
Internamente, o Marruá ganhou novo painel e maior espaço para o motorista e passageiro, tornando o interior mais ergonômico, confortável e moderno.
Isso permite a instalação dos mais diversos equipamentos, como por exemplo, a instalação de suporte de armas no veículo preparado para forças policiais.
Interior mais amplo
Os dois novos modelos AM 200 e AM 300 são equipados com motor diesel Cummins ISF 2.8 de 150 cv, com sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento de gases, e transmissão manual de cinco marchas Eaton. Dentre as inovações tecnológicas destacam-se a opção de caixa de transmissão com reduzida, opcional no AM200 testado e de linha para o AM300 e a pré-disposição para blindagem.
Caçamba e porta traseira maiores e de acesso mais fáceis
O único caminhão 4×4 com cabine dupla no País
Com a versatilidade de um utilitário, o AM 200 é o único caminhão 4×4 com cabine dupla de série disponível no mercado, além da opção da cabine simples. A cabine dupla do AM 200 foi projetada para uso em operações severas, em locais de difícil acesso, que necessite do deslocamento de equipes de trabalho de até 5 pessoas com diferentes equipamentos, além de ferramentas e materiais de proteção para os operadores, como vestimentas especiais, botas, capacetes, máscaras e diferentes itens de segurança. Também possibilita, para algumas operações, a instalação de rádios, montagem de escritório e suporte de armas para forças policiais. Com portas de ângulo de abertura de 90º, facilita a entrada e a saída de pessoas e também de materiais e equipamentos.
Entre os atributos do AM 300, disponível em cabine simples, está o fato de ter um chassi com componentes muito bem posicionados, o que facilita a instalação de diversos tipos de implementos de acordo com a aplicação. O modelo possui as mesmas características técnicas do AM 200 adicionando se o rodado traseiro duplo, o que aumenta a capacidade de carga, sem perder a vocação fora de estrada.
AM 300: carroceria maior, chassi bem projetado e caixa de reduzida de séries
Não perca nos próximos dias, uma matéria com imagens exclusivas das versões militares do Marruá e, na próxima edição da Revista 4×4 Digital, uma matéria completa com o mais novo lançamento 4×4 peso pesado do Brasil.
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Este veículo mantém a engenharia engesa com inovações e melhorias, tecnologia brasileira para os brasileiros. A matéria aqui foi objetiva, eu aguardo mais detalhes de teste em campo, pois muitos do mundo off-road estão curiosos e ansiosos para conhecer as características do Marruá.
Gosto da agrale por causa da simplicidade nas palavras. ( não nosso carro é destinado para um uso mais civil ) aí a galera coloca na trilha e o carro é o cão chupando manga. Trepa até em parede.
Em outras palavras… Não precisa fazer propaganda forçada. Sabem q tem um ótimo veiculo
Gostei sim. Parabéns pela matéria. O grupo Marruá Brasil parabeniza esta matéria, com a certeza que contribuiu para a evolução da interpretação e compreensão do MARRUÁ para os brasileiros.
É impressão minha ou na 9ª foto, onde mostra a porta dianteira esquerda aberta, a borracha da porta está descolada?
Olá Gustavo, acredito que esteja se referindo a região próxima a maçaneta. Há uma curvatura da borracha neste ponto acompanhando o desenho da carroceria. Não se trata de descolamento. Obrigado por acompanhar as nossas matérias. Att.
Impressão apenas. Se você observar direito verá que tem um sobressalto na coluna, provavelmente para “esconder” a trava da porta.
Eduardo Pinheiro
Boa matéria, mas não entendi o fato de não ser destinado ao público off road. Qual seria a diferença se fosse destinado a esse público? Outra pergunta: A matéria diz que o veículo é um caminhão. É necessário, portanto, que o condutor tenha habilitação para caminhão, ou o uso da palavra “caminhão” teria sido força de expressão?
BOA PERGUNTA
Infelizmente o alto valor de venda é reflexo da baixa cadência de produção. Mas, é um veículo que recebe elogios dos seus operadores(Exercito Brasileiro e Argentino/empresas de mineração) pelo baixo custo de manutenção em comparação com concorrentes diretos.
Jorge Delmanto
Miguel Spolon Fávero Orestes Peroni Neto olha que bruto
Muito top mas é caro demais
Não vale a pena, o preço dessa camionete pra civil é fora da realidade.
Oracy Portugal Cabral
Marcio Silva Oliveira
Se custa apartir de 200 imagina completo, inviavel para o publico comum apenas governos e algumas empresas podem comprar.
Não esqueça da comissão
Talhado no machado mas é o carro pra trabalho e paulada
fiquei imaginando uma versão expedition home, como algumas empresas fazem com o chassis do Defender e do Classe G na europa. Um belíssimo motorhome/motoroffice para cientistas e fiscais do Ibama.
É bruto
Uma versão da nova geração do Marruá está nas gravações da novela da globo, A regra do jogo, confiram!
MARRUA “HUMMER BRASILEIRO”
Um girico. Aliás pior que um Girico. O girico tem a tração com reduzida.
é perfeito! mas o preço inviabiliza a aquisição, se fosse na faixa de 100-130k seria lider em vendas para o publico off road!
Ja tive a oportunidade de ver uma Marruá de pertinho com certeza impressiona, lamentavel apenas no que se refe ao preço, muito salgado.
Mecanica de fiat com preço de mercedes.
Tambem nao entendi sobre o Marruá nao ser para o público off-road. Sera que existe outro segmento?
Será que nao temos grana suficiente para gastarmos quase 200mil para adquirir um veiculo para off-road?
Caro Nino, acredito que o fabricante mire foco nos mercados que vem trabalhando há anos, a utilização militar ou para serviços especiais, como diz a matéria. Mas eles tem muita consciência de como o Marruá é apreciado no universo do off-road brasileiro.
Estou surpreso, jamais imaginei o brasil estar preparado para produzir veículos dessa magnitude,vamos prestigiar mais a industria nacional,quando for liberado ao publico com certeza comprarei um.
Meus parabens AGRALE..
Que maravilha quando vão liberar a venda quera comprar essa maquina.
Gostei com esse veiculo vencerei todas a trilhas
Gabriel Bruschi Silvestrin e ai xiru é uma boa mano?
Pois então maninho, tava lendo ali, parece que a pegada deles é civil tbem, mas é mais para trampo mesmo, “jeepão” forte e mais bonito, mas caro pelo que entendi. Não vi sobre motor e caixa de marchas, mas a Agrale é phoda, só faz ha anos carros muito fortes e não rápidos. Fiquei curioso com esse Marruá novo!
Quer levar muito côco pra cima lá é? rssss
Abraxx meu brodi!
Seria da hora mais 190 conto tá caro kkk
Orra, se passaram no valor né, ta loco!!
Muito interessante. Gostei muito.
É uma pena que não venha com air bags. Nos dias de hoje mesmo carros dessa categoria mereciam ter a opção de air bags.
Considerar que seria um fantástico veiculo para turismo de aventura de longo curso, que tem cada vez mais aficcionados no Brasil
Olá Valdir, não é preciso desmerecer uma categoria para enaltecer outra. Jipes e Suv´s são 4×4 e servem a seus propósitos. O que vale é a intenção e o que se faz (de verdade) com o veículo. Um abraço!
Obrigado amigo pelas orientacoes, é de grande valia.