Jeep Compass, um 4×4 do Brasil para o Mundo

Jeep Compass, um 4×4 do Brasil para o Mundo
 

Projeto 551  Jeep ou simplesmente Compass
Projeto 551 Jeep ou simplesmente Compass

 
 
Quem diria que depois de um intervalo de 33 anos, a Jeep não só voltaria para o Brasil, como lançaria um 4×4 para todo o mundo, mas com estreia aqui? Definitivamente o Brasil é um país Jeep.
 
Por James Garcia – Fotos Divulgação
 
O absolutamente clássico Jeep CJ5, que começou a ser fabricado pela Willys Overland norteamericana em 1954, encerrou sua longa carreira aqui no Brasil, exatamente em Abril de 1983, quando a Ford finalizou as atividades da Jeep por essas terras.
33 anos depois, sob o comando consolidado da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, detentora de marcas fortes como Dodge, Ram, Ferrari, Maserati, Alfa Romeo, Lancia, a Jeep volta com tudo, dando sequência ao sucesso iniciado com o Renegade, há um ano e meio atrás.
O Brasil ganhou uma fábrica ultra moderna, dotada de altíssimas tecnologia e capacidade de produção, erguida em Goiana, uma pequena cidade localizada na divisa entre Pernambuco e a Paraíba.
 
Funilaria, na linha de montagem. Foto Leo Lara
Funilaria, na linha de montagem. Foto Leo Lara

 
O projeto 551 ou “Baby Gran”, apelido que o novo 4×4 ganhou no meio jornalístico, já vinha atiçando a curiosidade há tempos.
Produzido em Goiana, Pernambuco e, posteriormente, em Mirafiori, na Itália, em Toluca, no México e na Índia, o Jeep Compass vai dar uma grande “mexida” no mercado de suv´s mundo afora e, não só, vai atrair para a marca, clientes até de sedãs.
Com um design que já estava rodando pela internet e imprensa automotiva em geral, o novo Compass chegou bem perto do que eram as projeções.
 
LInha final da montagem, com um Trailhawk à frente
Linha final da montagem, com um Trailhawk à frente

 
Mas, apesar de remeter totalmente ao desenho do Gran Cherokee, o novo Compass entrega personalidade própria, principalmente por suas dimensões, que preenchem o “espaço” entre o Renegade e o Cherokee.
O Compass tem 4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura, uma distância entre eixos de 2,64 m e pesa 1751 quilos.
 
Porta malas ttem capacidade para 410 litros
Porta malas ttem capacidade para 410 litros

 
O porta-malas tem capacidade para comportar 410 l de bagagem na maioria das versões e 388 l na Trailhawk, pelo uso de um estepe do tamanho dos outros pneus.
Falando em visual, o mesmo é atraente e forte e em nada lembra o antigo Compass, de quem herdou apenas o nome.
 
Baby Gran? O Compass tem personalidade própria
Baby Gran? O Compass tem personalidade própria e não lembra em nada o modelo de mesmo nome, comercializado até 2015

 
O novo Jeep Compass irá brigar no mercado com veículos como Mitsubishi ASX, Kia Sportage, Hyundai ix35, Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.
 
Interior do Trailhawk
Interior do Trailhawk: acabamento de qualidade

 
Ao abrir a porta não há como não notar a semelhança com seu irmão Renegade, só que com ainda mais qualidade. As unidades disponibilizadas para o teste (Longitude e Trailhawk) estavam com os assentos revestidos em couro, teto solar (ambos opcionais); além do volante com pegada mais esportiva e o painel e acabamentos de portas, que misturam plásticos e borrachas de qualidade, com acabamento detalhado, sem rebarbas de soldas ou pontas aparentes.
 
Jeep Compass Longitude é opção ideal para quem vai fazer off-road mais leve
Jeep Compass Longitude é opção ideal para quem vai fazer off-road mais leve

 
O assento do motorista tem regulagens elétricas do motorista e o espaço interno é suficiente para acomodar cinco passageiros adultos com conforto e ergonomia.
 
 
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Ao ligar o carro, acionando um botão, chama atenção o fato de que tanto o som como a vibração do motor diesel, não são notados. Ou melhor, você não diz que está dentro de um carro diesel. Trabalho de isolamento acústico muito bem feito.
 
Projeto 551 JEEP
Visual remete ao Gran Cherokee, mas o Compass tem brilho e personalidade próprios

 
O Jeep Compass é produzido com dois conjuntos mecânicos distintos, começando pelas versões Sport, Longitude e Limited 4×2 e a série especial de lançamento Opening Edition (versão baseada na Longitude, mas com mais equipamentos de série) que são equipadas com o motor mexicano 2.0 16V Tiger Shark bicombustível, que gera 166 cavalos e 20,5 kgfm de torque. A transmissão, para esses modelos, é automática de seis marchas, com tração 4×2 dianteira.
 
Motor x
Motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 35,7 quilos de torque. O mesmo do Renegade e da picape Fiat Toro 4×4 

 
No lançamento realizado entre 26 e 28 de setembro, em Recife, a marca optou por mostrar aos jornalistas e dealers convidados, as versões 4×4 diesel. Ótimo! Com 170 cavalos e torque de 35,7 kgfm disponível já a partir de 1.750 giros, o Compass responde bem ao acelerador
Minha primeira volta no Compass aconteceu dentro da pista Camp Jeep, localizada ao lado da fábrica.
Feita seguindo os padrões da matriz norteamericana, a pista apresenta obstáculos de pedra e terra que simulam as mais variadas condições (subidas, descidas, inclinações, kings, caixas de ovos, passagem de água etc) e a primeira coisa a chamar a atenção é o alto poder de absorção e flexibilidade da suspensão, independente nas quatro rodas.
 
Jeep Compass Limited
Jeep Compass Limited 4×2

 
O motor empurra o Jeep sem dificuldades e foi um prazer testar o sistema Jeep Active Drive Low 4WD, junto ao modo Rock.
Numa grande descida foi possível testar o HDC – Hill Descent Control – quando a tração, comandada por sensores que trabalham junto aos sistemas de freios ABS, simplesmente se encarregam de reduzir toda a transmissão, praticamente levando o carro sozinho ao pé da rampa, com toda a segurança.
A suspensão dianteira e a traseira são independentes, do tipo McPherson, sendo que na traseira foi empregada uma derivação denominada suspensão Chapman. De fato ela possibilita curso mais longo no off-road, mas garante ótimo comportamento  no asfalto.
 
Select Terrain da versão Trailhawk
Select Terrain da versão Trailhawk

 
E o mesmo sistema  da versão Longitude Diesel. Não há a opção Rock
E o mesmo sistema da versão Longitude Diesel. Não há a opção Rock

 
 
Embora mire um público ainda mais urbano que o Renegade, a versão Trailhawk do Compass é um 4×4 que pode e deve ser usado em lugares mais “encardidos”. Basta o motorista conhecer o que tem em mãos e ter disposição para tal.
Quem protagoniza ótima dupla como o motor é a transmissão automática de 9 marchas, dotada de tração 4×4 com o famoso Select Terrain, onde o condutor opta pelos modos de condução Automático, Lama, Areia e Neve. O Trailhawk conta também com o modo Rock (mais redução e torque), que o deixa apto para aventuras mais exigentes. Além disso, ele é dois centímetros mais alto e tem os para choques mais estreitos e inclinados, evidenciando melhores cursos de entrada e saída. O maior vão livre foi obtido principalmente por diferenças de mola, mas os pneus todo-terreno também ajudam na conta.
 
Parte traseira tem ótima solução de design
Parte traseira tem ótima solução de design

 
Completam o conjunto dois ganchos dianteiros e um traseiro, para possíveis operações de ancoragem e uso de cintas, cabos e guinchos.
O Trailhawk tem um ângulo de ataque de 29,1º, ângulo de saída de 33,1º, ângulo de rampa de 23,7º e vão livre de 22,9 cm. O sistema Jeep Active Drive Low 4WD é padrão, como é em todas as versões diesel, mas essa é a mais off-road.
No asfalto a percepção também é positiva. Ao ser exigido, o motor ruge mais alto e ganho velocidade de forma linear e atinge os 100 km/h em pouco mais de 10 segundos. Para viagens com velocidade de cruzeiro, a cerca de 120 km/h, a faixa de 1.800 giros é ideal.
 
Projeto 551 JEEP
 
A velocidade máxima é de 194 km/h e, de acordo com o fabricante, o consumo de combustível em ciclo urbano é de 9,8 km/l e na cidade, 11,4 km/l.
A diferença de comportamento maior entre o Trailhawk e o Longitude é o comportamento da suspensão, levemente mais dura na versão destinada ao fora de estrada, afinal ele tem de oferecer o melhor dos dois mundos. O Longitude, por não ter compromisso com terra e aventura, roda um pouco mais macio. Mesmo assim pode levar seu dono e acompanhantes onde a maioria dos carros não vão.
 
A proteção frontal é um dos inúmeros acessórios opcionais desenvolvidos pela Mopar
A proteção frontal é um dos inúmeros acessórios opcionais desenvolvidos pela Mopar

 
Se a proposta do comprador for off-road de uso leve, o Longitude cai como uma luva, por com R$ 132,990 o cliente terá um Jeep diesel e 4×4 dentro da garagem. A versão Trailhawk é o topo de linha da família e custa R$ 149.990. É um veículo bem completo e a concorrência vai ter de suar para chegar junto.
A indústria nacional vive momentos, no mínimo, muito diferentes, com a percepção dos jovens consumidores, queda no número de vendas e mudança de mercado. Mas o Jeep Compass vai na contramão das estatísticas, criando praticamente um novo nicho no mercado de SUV´s, colocando-se como criador de tendências.
 
Se o  dono quiser, o Compass poderá ir a lugares onde só se chega com um 4x4
Se o dono quiser, o Compass poderá ir a lugares onde só se chega com um 4×4

 
Ótima notícia para o off-road nacional!
Jeep Compass Trailhawk 
Ficha Técnica – Jeep Compass Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4
 
 

MOTOR 2.0 MultiJet II
características Número de cilindros 4
Posição em linha
Cilindrada total 1.956 cm³
Diâmetro x Curso 83 x 90,4 mm
Ciclo – Tempos Diesel – 4 tempos
Taxa de compressão 16,5:1
Aspiração Turbo
performance Diesel
Potência máxima ABNT 170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo ABNT 35,7 kgfm a 1.750 rpm
distribuição Número de válvulas por cilindro 4 válvulas
Eixo comando de válvulas 2 no cabeçote
alimentação Injeção eletrônica Injeção Direta Multijet II
Bomba de combustível Bomba de alta pressão (1.600 bar)
TRANSMISSÃO tração 4WD
câmbio Número de marchas 9 à frente e uma à ré
Relações de marcha 4,700
2,840
1,910
1,380
1,000
0,810
0,700
0,580
0,480
3,805
diferencial Posição incorporado à caixa de câmbio
Grupo de redução coroa e pinhão com dentes cilíndricos helicoidais
Relação de redução (Final) 4,334
FREIOS Comando hidráulico c/ comando a pedal e ABS/ESC de série
rodas anteriores Sistema a disco ventilado, com pinça flutuante e um cilindro de comando por cada roda
Diâm. x esp. do disco 305 x 28 mm
rodas posteriores Sistema a disco sólido, com pinça flutuante e um cilindro de comando  por cada roda
Diâm. x esp. do disco 278 x 12 mm
Corretora de Frenagem Corretora eletrônica – EBD
freio de estacionamento Comando elétrico com atuação nas rodas posteriores através de motor nas pinças de freio
DIREÇÃO Sistema Sistema com pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Coluna de direção Coluna de direção articulada com juntas universais com reg de altura e profundidade
Diâmetro mínimo de giro 11,3 m
SUSPENSÕES dianteira
Tipo Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico Mola helicoidal
traseira
Tipo Mc Pherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico Mola helicoidal
RODAS 6,5J x 17″
PNEUS Tipo 225/60 R17
MEDIDAS externas
Comprimento 4416 mm
Largura da carroceria 1819 mm
Largura entre retrovisores 2033 mm
Altura 1654 mm
Distância entre eixos 2636 mm
Bitola dianteira 1540 mm
Bitola traseira 1540 mm
Ângulo de entrada 29,1°
Ângulo de saída 33,1°
Ângulo de rampa 23,7°
Altura mínima do solo 228,6 mm
internas
compartim. de bagagem
Capacidade com banco traseiro em posição normal 388 litros
Capacidade com banco traseiro rebatido 1.181 litros
RESERVATÓRIOS Tanque de combustível 60 L (incluindo reserva de 8 L)
DESEMPENHOS
velocidade máxima 194 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10 s
CONSUMOS Ciclo estrada 11,40 km/l
Ciclo urbano 9,80 km/l
PESOS  total (kg)
Peso em ordem de marcha 1.751
Capacidade de carga (5 pessoas + 50 kg) 400
Carga máxima rebocável (kg) Reboque sem freio 400
Carga máxima rebocável (kg) Reboque com freio 1.500
Relação peso / potência Diesel 10,3 kg/cv ABNT

54 comentários em “Jeep Compass, um 4×4 do Brasil para o Mundo

    1. Gostei do carro, boa análise mesmo, motor parece reconhecer a necessidade do dono, mesmo motor da Toro Diesel, o consumo se mostra dentro da “normalidade” humana. Vai fazer muito sucesso. 133-150mil, sonho de consumo.

  1. Compass eh velho projeto da Chrysler. Esse modelo apresentado como desenvolvido no Brasil nao passa de uma modernizacao do velho Compass lancado pela montadora nós USA em 2005.
    O projeto do pioneiro Compass foi desenvolvido em chassi e power training desenho Mitsubishi na Planta de Belvidere Illinois

  2. Meu Deus me dê condições senhor.
    Uns dizem q não anda na lama, outros dizem q serve pra ir shopping. Td perfeito, não moro na roça, gosto muito de shopping e amo jeep! Então será meu par perfeito com esse design q me chama!
    Só falta as finanças me ajudarem! Mais Deus é fiél!!! Rsrs…

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