Ford Explorer 2020 é anunciado em Detroit

A Ford exibe no Salão de Detroit o Explorer 2020, linha totalmente renovada do SUV mais vendido da América, com mudanças no design, nos motores, nas tecnologias e duas novas versões: ST e Hybrid – veja o vídeo.

Ainda na versão disfarçada, de pré produção

Ele chega ao mercado norte-americano no meio do ano, com visual mais robusto e uma arquitetura flexível de tração traseira que amplia o espaço nas suas três fileiras de assentos.

Produzido desde 1990, o Explorer tornou-se o veículo preferido das famílias americanas para as “road trips”, viagens de lazer pelas famosas rodovias do país. Potente e espaçoso, também conquistou fãs no Brasil, onde foi importado de 1993 até meados dos anos 2000 e serviu de inspiração para a criação do EcoSport. 

A capacidade off-road do novo Explorer aumentou, com a opção de tração inteligente nas quatro rodas e sistema de gerenciamento de terreno com sete modos de direção. A oferta de motores inclui o 3.0 V6 EcoBoost de 370 cv ou 405 cv (no modelo ST), o 2.3 EcoBoost de 304 cv e o 3.3 híbrido com potência combinada de 322 cv. Ele vem de série com uma nova transmissão de 10 velocidades, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas e conexão Wi-Fi para até 10 dispositivos com o serviço de assinatura FordPass Connect, que permite travar, destravar, localizar, dar partida e checar dados do veículo remotamente pelo smartphone. A linha dispõe das versões Standard, XLT, Limited, Limited Hybrid, ST e Platinum

Design

O novo Explorer mantém elementos marcantes do design original do SUV, como os pilares A e D pretos e pilares C na cor da carroceria. A linha de teto mais inclinada e a frente mais curta reforçam a esportividade e elegância. As rodas de alumínio são de 18 ou 21 polegadas. Bancos, volante, painel e apoios de braço revestidos em couro, assim como o teto solar duplo, são opcionais.

A cabine traz tela sensível ao toque de 10,1 polegadas no console, carregamento sem fio para celular, quatro portas USB, tomadas tipo C para dispositivos móveis de próxima geração, tomadas de 12 volts e uma de 110 volts. O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, opcional, tem gráficos 3D animados que mudam com os sete modos de direção selecionados.

Explorer ST

Projetado pela Ford Performance, o novo Explorer ST é o modelo mais potente da linha, com motor 3.0 V6 EcoBoost especialmente tunado de 405 cv e tração nas quatro rodas. Ele atinge velocidade máxima de 230 km/h e tem uma direção envolvente, incluindo o modo Sport que torna as respostas da direção, do acelerador e do câmbio mais esportivas.

Visualmente, a versão ST se destaca pela grade dianteira, rack de teto, molduras das rodas, apliques laterais, protetores dianteiro e traseiro e o nome Explorer aplicado em letras pretas no capô. Rodas de alumínio de 21 polegadas e freios de alta performance são opcionais. No interior, tem bancos esportivos de couro microperfurado e volante aquecido.

Novo híbrido

Explorer Hybrid

O Explorer Hybrid pertence à nova geração de híbridos da Ford, que combina grande desempenho e versatilidade sem concessões. Diferentemente de outros híbridos, sua bateria de íons de lítio refrigerada por líquido é montada no chassi, sob os bancos da segunda fila, para preservar o espaço de passageiros e bagagem.

“A redução do espaço de carga nos híbridos é coisa do passado para os clientes da Ford”, diz Bill Gubing, engenheiro-chefe do Explorer.

Com motor de 3.3 litros, ele tem uma potência combinada de 322 cv e autonomia de mais de 800 km na versão com tração traseira. Sua transmissão híbrida modular de 10 velocidades garante a capacidade que se espera de um utilitário. Produzido em edição limitada, o novo híbrido vem com cancelamento ativo de ruído, bancos de couro microperfurados com costura constrastante, bancos da segunda fila aquecidos e sistema de som premium B&O com 14 alto-falantes.

Interior do Ford Explorer ST

Tecnologias de assistência

Entre as novas tecnologias de assistência, o Explorer 2020 oferece o estacionamento automático de segunda geração, exclusivo na categoria, que manobra o veículo em vagas paralelas ou perpendiculares ao toque de um botão, sem que o motorista precise mexer na direção, câmbio, acelerador ou freio.

Tem também piloto automático adaptativo inteligente com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, com câmeras que leem as placas e ajustam a velocidade automaticamente, e assistência de frenagem de ré com radar e sensores ultrassônicos.

O SUV vem de série com o Ford Co-Piloto 360, conjunto que inclui: alerta de colisão com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres; sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado; sistema de manutenção na faixa; câmera de ré e farol com acendimento e luz alta automáticos.

Como opcionais, oferece também assistência de manobras evasivas e sistema de frenagem pós-colisão. O modelo com tração traseira tem seis modos de direção: normal, esporte, trilha, escorregadio, reboque e eco. A versão com tração inteligente nas quatro rodas acrescenta o modo neve/areia para melhor desempenho off-road. A capacidade de reboque é de até 2.540 kg.

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