Fábrica Jaguar Land Rover produzirá Evoque e Discovery Sport no Brasil
Range Rover Evoque (direita) junta-se ao Discovery Sport em Itatiaia, Rio de Janeiro
O Evoque será o primeiro veículo a sair da linha de produção no início de 2016
A Jaguar Land Rover confirma que o Range Rover Evoque se juntará ao novo Discovery Sport na linha de produção da unidade fabril que está construindo em Itatiaia, na região sul-fluminense. O primeiro carro a ser produzido no País e entregue será justamente o Range Rover Evoque, no começo de 2016.
A unidade da montadora inglesa em Itatiaia, com investimento de R$ 750 milhões até 2020, suplementará a atual produção internacional da empresa. A capacidade da fábrica brasileira poderá chegar a 24 mil unidades por ano, voltada ao mercado nacional. Essa será a primeira fábrica da Jaguar Land Rover totalmente própria fora do Reino Unido.
Com a chegada do Range Rover Evoque 2016, a Land Rover fortalece seu modelo mais vendido no Brasil hoje. O sofisticado SUV compacto traz novos detalhes de design e mais tecnologias para firmar-se no mercado como líder do segmento.
Terry Hill, presidente da Jaguar Land Rover América Latina, diz: “Desde seu lançamento, o Range Rover Evoque já vendeu mais de 20 mil veículos no Brasil e estamos felizes em confirmar que ele também será produzido na nossa planta de Itatiaia. O País e toda a região é muito importante para a Jaguar Land Rover e essa chegada do Range Rover Evoque a Itatiaia reforça o nosso comprometimento de longo prazo com o mercado brasileiro.”
A Jaguar Land Rover é a primeira companhia britânica de automóveis a investir numa planta de manufatura no Brasil. Na primeira fase do projeto, as instalações de aproximadamente 60 mil m² poderão empregar até 400 colaboradores. Com a construção da unidade quase finalizada, a Jaguar Land Rover começa agora a instalar novos equipamentos que apoiarão o começo da produção nos primeiros meses de 2016.
Para meados do ano que vem, está programada a abertura do primeiro Education Business Partnership Centre, um centro educativo que oferecerá uma variedade de atividades em classe para ajudar crianças em atividade escolar a desenvolverem algumas habilidades, colocá-las em contato com um ambiente de trabalho real e inspirá-las a seguir carreira na Jaguar Land Rover no futuro.
A companhia britânica trabalha muito próximo das comunidades locais e cidades vizinhas às suas unidades fabris em todo o mundo. Durante a fase de construção do projeto no Brasil, a Jaguar Land Rover já criou fortes laços com as comunidades de Itatiaia e Resende.
A empresa acabou de iniciar a segunda turma do programa de treinamento intitulado Inspirando os Trabalhadores de Amanhã. Do total de alunos que terminou o primeiro curso, cerca de 60% já estão empregados na Jaguar Land Rover em Itatiaia. O programa tem parceria com o SENAI local e oferece experiência, treinamento e qualificações de empregabilidade para preparar jovens de 17 a 26 anos a se candidatarem a empregos na indústria automobilística.
Outras atividades da Jaguar Land Rover na região são iniciativas como Try Rugby, A Música Venceu e Histórias para Contar.
A Jaguar Land Rover usará componentes de fornecedores locais, como a Benteler e a IAC, bem como importará algumas peças de sua cadeia global de parceiros. Além disso, a Jaguar Land Rover está investindo em serviços de assistência técnica para ajudar sua rede de fornecedores a elevar os níveis de nacionalização de seus produtos no futuro.
A companhia opera no Brasil há mais de 20 anos e tem mais de 40 concessionários nas cinco regiões do País. Até março de 2016, toda a rede de concessionários será dual brand, ou seja, representará ambas as marcas, Jaguar e Land Rover. Em dezembro de 2014, a empresa lançou a pedra fundamental de sua fábrica brasileira, cuja produção se inicia nos primeiros meses de 2016.
Gringo
Será que ficará mais barato?
Vamos esperar os resultados !!!
Tenho uma Range Rover Evoque 2.013. De uma hora para outra o carro começou a perder força até parar. Guinchei o mesmo e encaminhei até a concessionária da Land Rover aqui em São Luis MA. Meu carro tem apenas 79.000 km rodados e terminou a garantia em novembro de 2.016. O diagnóstico foi que a unidade de comando (LR008956) deverá ser substituída.
Isso me deixou bem indignado, pois um carro de custos tão elevado e com apenas 79.000 km rodados tenha um problema desta natureza. Esta peça vem da Inglaterra, pois é uma peça cara e que raramente acontece. Ninguém ainda me convenceu do real motivo desta avaria. Gostaria de ter uma explicação concreto do real motivo que levou a isso.
Olá Lindemberg. Pela distãncia e sem saber de detalhes do problema, do carro e de seu uso, fica difícil até mesmo falar algo. Já entrou em contato com o SAC da marca? O que foi relatado?