Diferença define a picape Fiat Toro
Por James Garcia – Fotos Divulgação
A Fiat fez um belo de trabalho de pesquisa ao desenvolver a Toro, provavelmente o grande lançamento automotivo nacional desse semestre. Com o jargão “infinitas possibilidades”, a marca coloca no mercado um produto inédito, (muito) diferente e com um amplo leque de utilizações. Ou seja, a Toro poderá ser vista na cidade realizando os mais diversos trabalho, bem como em estradas de terra, viagens e, certamente, por trilhas desse nosso Brasil.
Num primeiro instante pode-se imaginar que ela vai brigar principalmente com a Oroch, mas ela deve incomodar veículos de outros segmentos, marcas e até mesmo pode deixar dúvida na “própria casa”. A picape tem estofo, personalidade e recursos para incomodar até o Renegade, com quem divide o motor turbo diesel, a transmissão automática de 9 marchas e o sistema de tração 4×4 inteligente.
Na apresentação do veículo realizado em 15 e 16 de fevereiro, em Campinas, SP, o Toro foi apresentado como “um veículo plural, que une qualidades de SUV, de picape e de automóvel”. E eles acertaram.
Traz versões com motores flexível ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou ainda, manual de 6 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4.
A “diferença” da Toro começa pelo belo visual e pelo tamanho; ela é maior que as picapes compactas e menor que as médias, com 4.915 mm de comprimento. O entre-eixos é surpreendente: 2.099 mm.
A Fiat até inventou um termo para tentar definir melhor seu lançamento: SUP Sport Utility Pick-up (SUP). A ideia é ter o porte, a altura e a ergonomia de um SUV; a robustez de um fora de estrada com o conforto de um automóvel; e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, capacidade para acomodar até cinco pessoas com requinte e segurança e levando até uma tonelada.
A Toro é uma picape monobloco com alta resistência e baixa torção de carroceria. Foi aplicada tecnologia de ponta, tanto em conforto e desempenho, como em conectividade e segurança.
Como se trata de uma plataforma modular e flexível, ela foi ampliada para gerar uma carroceria maior, com caçamba, formando uma reforçada estrutura monobloco. Ela utiliza mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas.
O Fiat Toro traz uma carroceria forte, segura, durável e inteligente, apoiada sobre suspensão independente nas quatro rodas, feita para encarar qualquer obstáculo, sempre mantendo o conforto e o silêncio a bordo.
A tampa da caçamba bipartida, patenteada pela FCA, é outra novidade. Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. A caçamba (820 litros) pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com seu extensor, aumentando o comprimento da caçamba e permitindo maior praticidade.
Na frente, o design começa com os “olhos do touro” ― Split Lightning ― o grupo ótico dividido em dois conjuntos.
O grupo ótico superior tem um formato ousado e muito atraente. Ele traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade, que garantem segurança mesmo durante o dia. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade. Ele oferece ótima visibilidade em distância e em curvas e fica integrado à grade principal, que traz barras tridimensionais.
No interior, os detalhes internos ― como elementos em cromo acetinado, composições de cores e revestimento em couro nos volantes ― tem como objetivo trazer a combinação entre força e o conforto.
O painel do Fiat Toro apresenta desenho moderno, que combina com as linhas ousadas da carroceria, assim como o quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, que permite grande integração com o motorista; o volante multifuncional com borboletas para as trocas de marcha; e a Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5”. Tudo com muita interatividade e personalização.
Uma de minhas maiores curiosidades em ralação ao modelo, era sentir a capacidade de seu inovador sistema de suspensão, mas no teste realizado apenas em afalto (pequenos trechos de cidade e rodovia), isso não foi possível, embora já tenha sido suficiente para saber que se trata de uma picape firme, mas confortável, grande mas na mão e que a suspensão lê muito bem as imperfeições, mas não as transmite para quem dirige.
Boa parte desta sensação vem da suspensão totalmente independente na dianteira e traseira. A dianteira traz o sistema McPherson e a traseira é uma multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.
Além disso, esta suspensão independente e resistente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.
O conjunto motor/câmbio (1.8 Flex 16V com câmbio automático de 6 marchas e 2.0 Turbodiesel 16V com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 9 marchas) também ganhou um sistema reforçado de fixação, com coxins hidráulicos, para isolar o interior do Toro de ruídos e vibrações. A direção possui assistência elétrica
O Fiat Toro traz o melhor da segurança ativa, com excelente estabilidade, dirigibilidade e capacidade de frenagem. Exemplos disso são os controles de estabilidade e de tração. Ele também chega com ótimos sistemas de segurança passiva, como as linhas de deformação pré-programadas de várias áreas da carroceria (com diferentes tipos de aço), ou volante EAS (Energy Absorbing System), que também retém energia em acidentes. O modelo pode contar com até sete air bags: vem de série a proteção para motorista e acompanhante, que podem ser complementados pelos laterais (side bags), de janelas (window bags) e também os de joelhos (knee bags).
Toda a tecnologia do modelo já pode ser percebida quando se pega a chave canivete com telecomando do Fiat Toro. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry ‘N’ Go, sem a necessidade da chave. Além disso, o Toro traz a função Remote Start ― o primeiro carro nacional com esta tecnologia. Ela permite ao motorista ligar o veículo à distância, apenas pressionando o botão na chave.
A segurança ao rodar também tem inúmeros recursos, como o ESC (controle de estabilidade), o ASR, que monitora a tração, e o TTC, gerenciando a transferência de torque para as rodas.
Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o Fiat Toro imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.
O Fiat Toro chega na rede de concessionárias da marca com 3 anos de garantia de fábrica completa e ainda traz um novo conceito de serviço: o cliente poderá optar pela extensão desta garantia para mais um ou dois anos, desta forma, o veículo poderá ter cobertura até o seu quinto ano de uso.
A marca inaugura o plano de revisão sob medida, onde o cliente também poderá comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o perfil de uso e motorização de seu Fiat Toro. São pacotes de duas a dez revisões para a versão Flex e de duas a cinco revisões para as versões Diesel.
Em customização, a Fiat trouxe mais de 50 opções de acessórios desenvolvidos para o Toro juntamente com a engenharia. Esses itens foram divididos em cinco categorias: Personalização, Segurança, Áudio&Video, Lazer e Conforto.
Outra novidade é o Custom Shop, o Toro é o primeiro modelo da Fiat a usar esse conceito, em que a personalização do veículo é feita ainda na fábrica ― o veículo recebe os acessórios em uma linha de customização e depois retorna aos procedimentos finais de checagem e inspeção antes da entrega do veículo. Com isto, ele ainda estende a garantia de seus acessórios para 3 anos, a mesma garantia, segurança e praticidade de um produto saído direto da linha de montagem, e com a vantagem do cliente ter escolhido seu kit de acessórios no site comercial da Fiat.
Versões
A Toro será oferecida em quatro versões, além de uma série especial de lançamento, chamada de Opening Edition. Confira os preços de cada uma e alguns itens de série divulgados pela marca.
Freedom 1.8 flex automática de 6 marchas – R$ 76.500
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de 16 polegadas, suspensão com rodas independentes, freio a disco na dianteira e tambor na traseira, piloto automático com controlador de velocidade, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas em TFT, rádio com comnados no volante, , fixação do tipo Isofix, sensor de estacionamento traseiro e revestimentos de caçamba.
Freedom Opening Edition 1.8 flex automática de 6 marchas – R$ 84,4 mil
Série especial de lançamento, é baseada na Freedom, porém, equipada com todos os equipamentos opcionais: rodas de liga leve com parafusos antifurto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down, capota marítima, ar-condicionado de 2 zonas, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) e central multimídia Uconnect Touch NAV de 5 polegadas.
Freedom 2.0 diesel manual 4×2 – R$ 93,9 mil
Itens de série: todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, além de skid plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” super spoke e protetor de cárter.
Freedom 2.0 diesel manual 4×4 – R$ 101,9 mil
Itens de série: todos da versão anterior, além de controle automático em descidas íngremes no fora de estrada, retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.
Volcano 2.0 diesel automática 9 marchas 4×4 – R$ 116,5 mil
Itens de série: todos os equipamentos das versões anteriores, incluindo ar-condicionado de 2 zonas e câmera de ré, e acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas, quadro de instrumentos colorido em TFT de 7 polegadas, central multimídia UConnect com tela de 5 polegadas, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de diurnos).
Pedro Hernandes ve ai
frente do charger 2015, uma pitada de evoke, um dedo de fiat 500 e está feito a lambança
⁴x⁴ vai virar modinha “picaps homoafetivas”!!!
James Garcia vai existir uma pick-up Duster 4×4?
Ainda não sabemos, mas possibilidade técnica para isso é perfeitamente possível.
essa picape e show
Excelente, artigo!
Para mim que comprei carro, recentemente ira me ajudar muito.
Que bom Sonia! Continue acompanhando nossas matérias e lançamentos.
ESTOU ENTRANDO NA GRUPO SAGA NA ESTACAO FIAT COMO VENDEDORA DE VEICULOS NOVOS E HA UMA SEMANA ESTUDO SOBRE O PORTFOLIO DA MARCA, VENDO E LENDO INUMEROS ARTIGOS E VIDEOS SOBRE A FIAT TORO. TODAVIA NAO ENCONTREI NENHUM ARTIGO OU TEXTO EXPLICANDO TAO BEM AS VERSOES DESTE VEICULO. AGRADECO O BELO E BEM ELABORADO TEXTO. COM CERTEZA ESCLARECEU- ME MUITAS DUVIDAS E ME PROPORCIONOU INUMEROS ARGUMENTOS DE VENDA. VOU ACOMPANHAR MAIS VOCE NAS MINHAS PESQUISAS.
MUITO OBRIGADA.