Franco Gommersbach é diretor da Ensimec, a tradicional fabricante de bloqueios de diferenciais, eixos diferenciais, guinchos mecânicos e hidráulicos, eixos, pontas de eixo e uma extensa linha de acessórios dedicada ao off-road.
Uma de suas últimas criações foi essa Rural cheia de surpresas. O projeto foi feito em parceria com os colaboradores Rodrigo Zunino, 33 e Guilherme Lingner.
A ideia era ter um 4×4 que fosse funcional, mostrasse mecanismos que o diferenciassem da maioria e também um portfólio ambulante de sua marca.
O velho conjunto motriz constituído pelo motor BF-161 seis cilindros e o câmbio original de três marchas cederam lugar ao propulsor Ford V6 – original da Ford Ranger –, com 162 cavalos e torque de 31,1 kgfm. A ele foi conectado um câmbio e caixa de transferência das últimas séries do Toyota Bandeirante.
Essa Willys recebeu eixos, pontas de eixos, high steer (peças acopladas aos munhões dianteiros e à barra de direção, que possibilitam a montagem das duas peças sobre acima dos feixes de mola) e barramentos de direção.
Na suspensão retirou-se os eixos e feixes originais traseiros – trocados por feixes maiores do Toyota Bandeirante – e adotados braços móveis estilo Engesa e molas helicoidais na frente. A relação de diferencial escolhida é a mesmo do Troller (11×47).
Ainda na parte inferior, fixados de forma a não serem vistos, há dois guinchos hidráulicos com capacidade para 6.500 quilos, fixados nas extremidades do carro.
E nas pontas de cada longarina estão os incrementos que mais diferenciam essa surpreendente Rural das demais – as sapatas hidráulicas projetadas para transformar esse 4×4 em uma verdadeira estação de trabalho e apoio.
Os mecanismos são similares àqueles vistos em tratores e caminhões usados em grandes obras e construções, para que fiquem ancorados no solo e tenham o máximo de firmeza, tornando possível a realização das mais diversas operações.
A tomada de força fica acima de uma generosa bomba hidráulica, que tem capacidade de 40 litros e todos os comandos são hidráulicos.
Dentro da Rural, próximo aos controles comuns temos mais seis alavancas, sendo, o câmbio, tração 4×4 e reduzida, tomada de força, freio de estacionamento, controle da sapata dianteira esquerda, controle da sapata dianteira direita, guincho dianteiro, sapata traseira e guincho traseiro. Haja alavanca e habilidade para manusear tudo isso!
Ficha Técnica – Rural Willys 1969 Ensimec
Motor: longitudinal, 6 cilindros em V; comando no bloco, 12 válvulas.
Cilindrada: 4.011 cm3
Potência: 162 cavalos a 4.200 rpm
Torque: 31,1 kgfm a 2.750 rpm
Diâmetro e curso: 100,42 x 84,4 mm
Alimentação: injeção multiponto seqüencial
Combustível: gasolina
Transmissão: manual, quatro marchas + ré; original Toyota Bandeirante.
Relação de diferenciais 11 x 47
Tração: tração 4×2 traseira e tração 4×4 (normal e 4×4 reduzida), com acionamento manual
Suspensão
Dianteira: eixo rígido, braços móveis, molas helicoidais, amortecedores de dupla ação
Traseira: eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas e amortecedores dupla ação
Freios
Dianteiro e traseiro: a disco
Rodas: aro 15”
Pneus: Mud Terain 33” x 12,5” x 15”
Dimensões (mm)
Comprimento: 5.000
Largura total com retrovisores e estribo: 1.900
Altura total: 2.150
Vão livre: 530
Bitola: 1.220
Entre-eixos: 2.650
Velocidade máxima: Não aferida
Tanque de combustível: 72 litros
Consumo aproximado/não aferido
Cidade: 5,0 km/l
Estrada: 9,0 km/l
Detalhes e acessórios:
Guincho Ensimec Hidráulico 6500 quilos (dianteira e traseira), sistema customizado de sapatas hidráulicas
Tenho ums rural e quero colo freio a disco na traseira. De que carro você usa o disco e a pinça.
Olá Ronaldo, tudo bem? Esse é um projeto especial da Ensimec, peço que entre em contato através do anúncio da empresa em nossa revista, para saber o modelo mais adequado para sua veterana. Um abraço!
Muito maneira. Ainda procuro uma Rural para realizar meu sonho de infância…Essa cairia como uma luva….
Olá Ricardo; o que podemos falar é: corra atrás e realize seu sonho. Um abraço!
Boa tarde, se vc estiver interessado em comprar uma Rural, tenho pra vender. Ela é 4×4, pertenceu o Exército Brasileiro.
Olá Ricardo, uma forma bem mais prática de colocar seu 4×4 à venda é usar os nossos classificados. Público alvo 100% alinhado. Abraço!
Interessante.