Um Jeep que abraça três gerações off-road
Por James Garcia Fotos Arquivo Pessoal
O Wrangler “monstro” aí das fotos pertence a Ivo Bittencourt Junior, mais conhecido como Junior, o diretor da WB4x4, loja e acessórios off-road localizada em Brusque, Santa Catarina.
Para entender a história desse carro, vamos voltar os ponteiros em alguns anos e entender a história do 4×4 na família Bittencourt.
Junior foi “contaminado” pelo vírus do 4×4 desde a tenra idade, já que seu pai, Ivo Bittencourt, sempre curtiu jipes e trilhas.
“Meu pai, quando jovem, no início dos anos 1980, tinha um Jeep Willys CJ2A 1949. Ele acabou por vender o carro na época, por preço de banana.
Ele o havia desmontado para reformar, desistiu da empreitada por falta de dinheiro e passou o carro para um senhor em Brusque”, contou Junior.
Há alguns anos eles tentaram encontrar o Jeep, sem sucesso. Depois disso também tiveram uma Rural, Gurgel, etc.
Quando estava próximo de completar 11 anos de idade (este ano Junior completa 29), o seu pai comprou o um Jeep CJ3B 1954, no qual passaram os melhores momentos off-road juntos.
Mesmo tendo outros jipes, modelos como o CJ5, Feroza, Engesa, etc, o CJ3B está na família até hoje, reformado e em estado impecável.
“O valor desse carro é inestimável. Estava com ele até no momento em que conheci a minha esposa, Isabela”, disse.
E esse envolvimento profundo com o 4×4 já vai para a 3ª geração. “Meu filho Cauã já o herdou, inclusive com o nome bordado nos bancos”, comentou orgulhoso.
Com 2 anos recém completados, antes de ter falado qualquer outra palavra, o pequenino Cauã já sabia imitar o barulho de motor de carro! O pai coruja garante que não é lorota!
Até 2011 Junior sempre foi muito ativo no esporte por hobby, até que em 2012 percebeu a possibilidade de transformar a paixão em negócio, dada a expansão do fora de estrada em sua região, que é berço de grandes eventos, de renome nacional, caso da Fenajeep.
Mas, ao mesmo tempo, era carente na disponibilidade local de acessórios e equipamentos off-road. Existia uma demanda, sem oferta. Até então não existia uma loja especializada, até a inauguração da loja WB4x4, que atualmente conta com show-room, estoque e em breve será inaugurado um novo espaço, duplicando o tamanho da loja.
Agora voltamos ao Wrangler JK 2010, o Jeep foi comprado dia 31 de outubro de 2014 numa concessionaria de Blumenau, SC. “É o carro de um único dono, com 38 mil quilômetros, todo original, equipado apenas com pneus 35×12,5 R17”, informou.
Chegando em casa já começaram os upgrades, pois Junior já tinha o projeto em mente, inclusive várias peças já compradas e estocadas há mais de 1 ano, aguardando a chegada de um JK.
Com o Wrangler já pronto, veio a grande prova de fogo. De 27 à 30 de Julho, a WB4x4 participou do 8º Rali Transcatarina, na categoria Adventure 1.
Junior e Heitor Vargas participaram da prova com seu Jeep Wrangler equipado com o motor V6 3.8 de 200 cavalos, pneus de 37’’, rodas com anéis beadlock, bloqueio 100% nos dois diferenciais, diferenciais reforçados, barras de Led etc.
Na categoria Adventure do Transcatarina os produtos que a WB4x4 comercializa foram colocados à prova. “É um campo de testes, e nele as quebras são inevitáveis, vale nesta hora o companheirismo jipeiro para ajudar os amigos”, lembrou.
Sua equipe conseguiu a premiação máxima da categoria, que é o “destaque na Trilha’’, por terem feito duas duras etapas, dois grandes atoleiros, sem o uso de guincho. Dentro da categoria foram a única dupla a conseguir tal feito. Como consequência acabaram se empolgando e quebraram o eixo cardan traseiro, além do carro sofrer pane elétrica por ter ficado submerso em um atoleiro enorme. “Por sorte foi na última etapa, e com o apoio dos amigos, conseguimos cruzar a linha de chegada com muita felicidade”, finalizou.
Prova de que para Junior e os Bittencourt, off-road é, além de coisa séria, uma prova de vida.
Ficha Técnica – Jeep Wrangler JK 2010
- Relações 5.13:1 Yukon
• Bloqueios ARB nos dois eixos
• RCV Homocineticas e semi-eixos dianterios• Estribos Power offroad
• Parachoques Power Offroad
• Estepe delete Power Offroad• Suspensão Rubicon Express 3.5’’
• Amortecedores Skyjacker 6’’ - Control arms traseiros reguláveis WB4x4
• Kit amortecedor duplo direção WB4X4
Dois jogos de pneus/rodas:
- Pneus 40×13.5 R17 Challenger – Uso na rua e trilhas com pedras
- Rodas 17×9 US Wheels Crawler
- Pneus 37×12.5 R17 Insano Mamute offroad – Trilha com Lama
• Rodas 17×9 Beadlock WB4X4 - Espaçadores roda Enfer 28mm• kit de Paralamas Transformer WB4x4 , modo on e offroad• Guincho WB4X4 15.000 lbs cabo sintético
- Capas Bancos Neopreme Smittybilt
• Tapetes borracha WB4X4
• Difusor Escapamento
• Pega mão gaiola WB4X4• Envelopamento transparente• Barra Led 52” no teto
• Suporte Barra Led by WB4X4
• Barra Led 12” no parachoque• Radiador de cambio B&M
• Snorkel XDM Modular Rugged Ridge
• BullyDog GT JEEP 40440
• Infinidade de perfumarias e acabamentos.
Super potência
Charles Beltrame
Marcio Fagundes
Jeep de verdade!
Isso simmmmm aí vo vantagem!!! Isso é Jeep!!!
ai e uma maquina
Aí sim