Comprimento é bem maior que o jipe padrão
Por James Garcia
Fotos Claudinei de Farias/Imagem Radical
Muitas são as vezes que a opinião de amigos influencia uma decisão em nossa vida. E é ótimo pode contar com pontos de vista diferentes, para chegar ao melhor resultado possível.
Sancler Machado, 34 anos, natural de Criciúma, SC, ouviu os amigos, mas também seguiu sua voz “interior” ao escolher o carro que ilustra essa matéria.
A história aqui começa algum tempo atrás, quando um amigo comentou que queria comprar uma Picape Troller Pantanal.
Essa picape torna real um conceito que muitos off-roaders devem ter idealizado
Como foram poucas unidades do modelo colocadas à venda (77 carros entre 2006 e 2007) e, posteriormente retiradas do mercado pela Ford em 2008, sob o risco de problemas sérios no chassi, o rapaz obviamente não encontrou nenhuma.
Foi aí que se originou a ideia de fazer uma conversão sobre a base de um jipe Troller.
Iniciando a última restauração
O 4×4 escolhido foi um modelo 2002, com motor MWM 2.8, câmbio de 5 marchas e tração com acionamento eletrônico. O 4×4 já estava equipado para trilhas e off-road.
A oficina que iniciou o projeto foi a responsável pela maior transformação, já que alongou o chassi e diminuiu o tamanho da cabine. Isso já deu a visão do que seria o projeto. Até aí, Sancler apenas ouvia falar da picape, pois a oficina em que ela estava fica a 60 quilômetros de Criciúma, em Santa Catarina.
Quando a viu pela primeira vez, num passeio de jipe clube, Sancler achou o utilitário estranho, pois nunca tinha visto nada igual.
Como o ex-dono também é de Criciúma, Sancler via a picape com frequência, ou na trilha ou no dia-a-dia, durante a semana. “Na época eu tinha um Willys 64, com motor 4.3 vortec, que vendi pois recebi uma ótima proposta. Fiquei sem um 4×4 por um ano”, lembrou.
Detalhe do interior da parte traseira: bom lugar para malas
Quando resolveu voltar a ter um 4×4 decidiu-se pelo Troller. Ao procurar numa revenda da região, lá estava ela, a curiosa e estranha picape, que seu amigo havia colocado à venda.
Sancler voltou para casa, pensou e resolveu ouvir a opinião dos amigos sobre o jipe. “Alguns me deram força na compra e outros diziam que eu era louco, pois era um carro de trilha e uma picape ‘feita a mão’, com valor de mercado suspeito”, lembrou.
Sancler comentou sobre o caso: “O valor ofertado estava fora do mercado. Mas fiz a proposta em dinheiro e esperei para ver”, contou o off-roader. Quatro dias depois o ex-dono ligou, dizendo que o negócio estava fechado.
Até então ele havia comprado o 4×4 para fazer trilha e não pretendia investir nada. Mas no meio de um animado churrasco com os amigos, resolveu reformar o 4×4 por completo e equipá-lo com acessórios de ponta.
O interior recebeu diversos relógios, DVD, GPS e etc
E Sancler quis mudar a cor também. “Tive dúvida pois queria uma que não arranhasse muito. E continuar na cor preta fosca, nem pensar!”, comentou. Depois de ver fotos de um Jeep Wrangler na cor branca com teto preto, matou-se a charada. Foi mesmo uma ótima escolha.
Ao todo foram nove meses de oficina, para finalizar o restauro e desmonte de toda a mecânica para revisão geral.
Com a “máquina” boa, a parte mais trabalhosa foi transformar a frente de faróis quadrados para o formato redondo, mais apropriado ao estilo do jipe. A complicação se deu pela distância, pois o serviço foi feito em Florianópolis, a 200 quilômetros dali.
O curso de suspensão também foi ampliado
Nesse tempo, a picape ganhou amortecedores especiais e bloqueios de diferenciais com acionamento eletônico, nos dois eixos. Os para-choques originais deram lugar a modelos feitos para o off-road, com anilhas e entrada do macaco. O guincho Warn Power Plant, com controle sem fio, foi revisado e teve o cabo de aço trocado por um mais moderno, de kevlar.
Hoje, depois de toda essa trabalheira e alguns cabelos perdidos, Sancler sabe que fez a escolha certa. “Estou muito feliz com ela, pois além de um off-road robusto, ainda chama a atenção onde passa”, finalizou com orgulho.
Sancler Machado e sua picape Troller
Quer saber mais informações e dicas sobre esse belísimo trabalho de conversão? Envie mensagem e troque informações com Sancler Machado, através de seus e-mail: sancler756@hotmail.com
Eduardo Santos Moretto olhe esse aqui heheh
E essa ai Aathealey Arthur
aí é bruta sioh
Bacana esse conceito Aathealey Arthur.
Guto Machado pra vc fazer entregas
Jean Alves Santos
Aí sim heim!
Ademir Amaral essa da pra leva diesel pras lavoura….
Gabriel Santiago Ferreira
Telmo Ferreira Bastos…
Estou pensando numa camionete que sirva para a trilha. Quem sabe uma hora…
Raphael Lacerda
Nossa ,nossa , nossa
Mauro Malcher
Lucas Licheski
Eder Godoi
Cristiam de Oliveira
show Bruno Alisson Cesario e o aro de Lucas Mulatinho kkkkk
Andrés E. Tavares
o cara que fez … faz muuito tempo ja … achei mto longo