Jeep Cherokee Sport 1997 MCustoms – Preparação na medida exata
Por James Garcia
A MCustoms, empresa especializada na personalização e customização de veículos, segue realizando trabalhos de alta qualidade no que se refere a melhorias e aperfeiçoamentos em sistemas de suspensão de modelos 4×4 atuais, bem como no potenciamento dos veículos, fazendo mudanças e remapeamento de chips de potência.
Mas dessa vez vamos mostrar o carro que o diretor da MCustoms, Marcelo José Chibirca, utiliza para fazer suas incursões off-road mundo afora e também nas trilhas 4×4, que realiza no espaço fora de estrada do Box 54, um espaço 100% dedicado ao automobilismo em suas mais variadas vertentes, que fica localizado em Araçariguama, cidade próxima de São Roque, em São Paulo. O Box 54, aliás, será tema de outras matérias no futuro, por hora vamos nos ater ao Cherokee Sport 97 de Marcelo.
Sobre o carro, ele foi enfático: “quer um bom 4×4 para fazer trilhas e andar com conforto pela cidade, com o melhor custo x benefício possível? Jeep Cherokee de gerações mais antiga”, comentou, na lata e sem rodeios. Claro que como qualquer outro carro usado, deve-se ter cuidado na hora de comprar. “Verificar o funcionamento da tração, transmissão e do motor são fundamentais. “, comentou, lembrando também que sistema de arrefecimento de veículos mais antigos necessita de cuidados extras. “Como você não sabe o histórico do carro, troque radiador, polia e correias. Não é um investimento alto e o benefício, nesses casos, é muito grande”, informou com sapiência.
O Jeep Cherokee Sport da MCustoms é um modelo 1997, equipado originalmente com motor à gasolina, com 6 cilindros em linha, 177 cavalos e 29,6 quilos de torque (kgfm). A transmissão é automática de quatro marchas e a tração 4×4 via caixa de transferência Select-Trac. Uma das posições do seletor de tração no câmbio, a 4×4 Part Time, faz com que o 4×4 seja acionado só em casos extremos. É um sistema inteligente, que entra em ação automaticamente, conforme as condições do piso, como atoleiros e pistas escorregadias.
Muita gente pensa logo em consumo, mas sejamos sinceros, quando o tema é 4×4 com desempenho, a palavra economia de combustível quase nunca cabe na mesma frase. Os números, porém, não são fora da realidade. Marcelo contou que na cidade, a média é de 4,5 km/l, enquanto na estrada já chegou a fazer 7,7 km/l.
A suspensão é constituída por eixos rígidos e feixes de molas, sistema clássico, porém robusto e muito funcional. O 4×4 conta ainda com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga-leve, travas por controle remoto e um bom sistema de som. Por dentro, a única modificação observada é o rádio PY, fundamental para quem faz trilhas em lugares remotos.
Para o seu carro, Marcelo optou por uma configuração de upgrade não muito radical, mas ainda assim interessante e versátil – o carro fica ainda melhor nas trilhas e fica ótimo na cidade e nas estradas, fundamental para quem gosta de viajar.
Para tal modificação o Jeep ganhou kit de suspensão de 3″, com substituição das molas dianteiras, adição de mais molas na traseira, troca dos amortecedores originais por modelos especiais da MCustoms. Os braços inferiores da suspensão também foram trocados. Isso tudo ocorreu no momento em que o dono iria trocar os pneus originais, que é como quase sempre nascem esses projetos de customização.
No lugar dos pneus 225 /70 15″, entraram os Dunlop MT 31″ x 10,5″ x 15, que conferiram não só um visual mais robusto, como desempenho aprimorado.
Se interessou em montar um conjunto semelhante, mesmo em outros modelos? Entre em contato com o pessoal da MCustoms, oficina especializada em preparar e customizar veículos.
A MCustoms está localizada na Rua José de Almeida, 1428, Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo.
Watsapp 11-94331-7040 ou pelo email contato@mcustoms.com.br – www.mcustoms.com.br
Peso pesado Geraldo Veras e Hélio Medeiros
Ainda prefiro um Troller T5.
DAHORA
Parabéns Marcelo Preparações…show!!!!
Olha aí Demetrio Braga Afonso
Ainda sou mais o Caverão…
Esse Cherokee está nervosa hein Demétrio? Mande umas fotos boas do carro, alá de comentar o que fez no carro, ok? Provavelmente vira tema aqui na http://www.4x4digital.com.br
Abraço!
Já tive um desse, é bom demais……
Máquina cherokão marcou época.
Cristiano Lioneia Lima
topi
A informação sobre a caixa de transferência da Cherokee Sport está errada.
Esse modelo não tem caixa com acoplamento viscoso (que aciona quando necessário), pois isso só tem na caixa de transferência da Grand Cherokee (NP 249).
Cherokee XJ Sport, vem com NP 232 (4×2, 4×4 Part time (50%-50%) e 4×4 low) ou
NP 242 (4×2, 4×4 Full time (todo terreno), 4×4 Part time (50%-50%) e 4×4 low).