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Atak 4×4 – uma surpresa vinda do Rio Grande do Sul
Engenheiro mecânico gaúcho projeta e cria um 4×4 moderno, audacioso e que promete capacidade fora-de-estrada incomum
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Por James Garcia Fotos Divulgação/Arquivo Pessoal
O “jipaço” ou super buggy que voce está olhando com curiosidade aí nas fotos, se chama Atak 4×4 e foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico gaúcho Alexandre Vedovato, proprietário pela marca V-Trek, marca que produz e comercializa acessórios para veículos off-road.
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Feito para atender a demanda de um grupo de amigos jipeiros da turma Lamalucos, da região Sul do Brasil, este projeto teve início em 2013 e foi concluído em 2017.
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Após algumas reuniões para definir as características do veículo, tais como, tamanho, potência, pneus e tipo de utilização, alguns parceiros se cotizaram e foi iniciado o desenvolvimento veículo.
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Inicialmente foi realizado um estudo de todos os componentes que seriam usados para atender as características do modelo. Definido isto, todo o projeto, desde o chassi tubular até a carenagem final, foi desenvolvido em software de engenharia com análise de elementos finitos de resistência.
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A construção mecânica propriamente dita começou oito meses depois, em um atelier de desenvolvimento criado exclusivamente para fabricação do Atak.
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Quando o veículo ficou com sua estrutura tubular pronta, recebeu o powertrain, criando assim as condições mínimas de segurança para a realização dos testes de campo.
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Após essa etapa, o Atak 4×4 foi desmontado para análise dos seus componentes e realização de ajustes técnicos necessários.
No final de 2017 o projeto estava todo definido e as carenagens prontas, possibilitando a conclusão da montagem final.
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Desde então, o Atak 4×4 já participou de vários eventos e trilhas de Novo Hamburgo e cercanias.
Vedovato ressalta que este 4×4 foi desenvolvido para uso off-road pesado e provas de rally extremo. Todos os componentes foram pensados para trabalharem nestas condições e aplicações. Hoje o carro é homologado para uso em vias normais como protótipo 4×4.
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Para saber um pouco mais sobre o V-Trek, fizemos uma entrevista com Alexandre Vedovato, confira:
4×4 – Qual o objetivo ao criar esse veículo?
AV: O Atak 4×4 foi concebido para atender uma demanda de clientes mais exigentes em relação às características de um veículo para uso off-road pesado. Normalmente os demais off-road são feitos partindo de um veículo comercialmente feito para um público que utiliza o veículo para o dia a dia e não tem as características ideais para off road. No mercado nacional hoje se você que fazer trilha precisa comprar um troller ou outro 4×4 e precisa equipá-lo.
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Ou até mesmo realizar grandes mudanças mecânicas para utilizá-lo nas trilhas. Na maioria das vezes esse veículo fica ilegal para transitar nas vias nacionais. O objetivo do Atak 4×4 é entregar um veículo pronto e legalizado, sem necessidade de alterações. Queremos que o nosso cliente saia da loja fazendo trilhas, podendo optar por modelos e níveis de acessórios de acordo com seu bolso. E tranquilo para transitar nas vias. Para ter um veículo com estas características primamos por:
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– Uma suspensão independente e robusta, possibilitando que o 4×4 venha a saltar sem causar danos. É um sistema com grande curso para utilizar em dunas e erosões, sem deixar de oferecer conforto no dia a dia.
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– Sistema de transmissão entre diferencial e rodas, através de eixo e homocinéticas desenvolvidos a partir de conceitos de engenharia para evitar quebras.
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– Chassi tubular robusto e leve, com distribuição de peso equilibrado entre eixo dianteiro e traseiro, favorecendo os saltos e transposição de alagados
– Melhor vão livre e assoalho plano, para melhor transpor lama e alagados.
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– Maior angulo de ataque e saída para facilitar entradas e saída de dunas e barrancos
– Mecânica simples, econômica e de fácil manutenção.
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– Espaço interno, conforto e segurança para piloto e zequinha.
– Dimensão externa que não seja um obstáculo para passeio com outros jipes em trilhas apertadas.
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– Distância entre eixos (2,40 m) e distância entre rodas (2,00 mts) e baixa altura, contribuem para um centro de gravidade baixo e segurança nas curvas. Nas curvas e nas dunas é um veículo que te transmite segurança e equilíbrio.
– Sistema de refrigeração está localizado na parte traseira do veículo, dificultando entupimentos e acúmulos de materiais entre as aletas quando usado em lamas e alagados.
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– Veículo totalmente fechado para conforto do motorista e Zequinha.
– Design moderno e arrojado, obedecendo a legislação de trânsito.
– Pneu agressivo, mas homologado para uso em estradas
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4×4
– Ele será comercializado?
AV:A intensão é
comercializar sob encomenda
4×4 – Foi feita apenas uma unidade?
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AV: Esta é a unidade
número 1.
4×4
– De que marcas/carros são os principais elementos (motor, transmissão, caixa
de tranferência, eixos, suspensão)?
AV: Motor VW AP turbo 280 cavalos
Injeção Full Teck 350
Transmissão de caixa e sobre caixa Toyota de 5 marchas
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Eixos desenvolvidos pela V-trek e diferencial Dstrac
Suspensão tipo
duplo “A” desenvolvida pela V-Trek, com amortecedores Profender e batentes
hidráulicos off limits.
4×4 – Qual o valor extimado?
AV: Veículo parte de R$ 170.000,00. A variação estará no tipo e marcas dos componentes do veículo.
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A fabricação será
por demanda e quase exclusiva para o cliente, que poderá optar por alguns
diferenciais sem alterar a originalidade do veículo.
4×4- Quais são os planos efetivos para o
veículo?
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Comercialização
sob demanda, para pessoas exigentes que entendam de off-road e queiram um
veículo diferenciado e eficiente naquilo que ele se propõe.
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Características Técnicas V-Trek Atak 4×4
Dois lugares
Duas portas
Cinto 4 pontas
Ar condicionado
Rádio AM FM
Câmera de ré
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Motor central de quatro cilindros em linha, VW AP, 280 cavalos, turbo 0,8 kg
Injeção eletrônica full tech FT 350
Snorkel personalizado
Freio a disco nas 4 rodas
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Radiador traseiro com duplo ventiladores
Transmissão Toyota Hilux de 5 marchas com reduzida
4×4 reduzido
Pneu 15”x 35” Maxxis Competition
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Suspensão independente duplo A nas 4 rodas de curso (406 mm) V-Trek
4 amortecedores coil over Profender 2”x 16”de curso com reservatório auxiliar e pressurização a nitrogênio
Dupla mola no amortecedor, leve para pequenos movimentos e pesada para saltos
4 fim de curso (batentes) hidráulicos OffShox
Diferencial DS trak DS 76
Estrutura tubular V-Trek
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Bolha em fibra de vidro V-Trek
Ângulo de ataque frontal 90 graus
Ângulo de saída traseiro 75 graus
Vão livre 400 mm
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Largura 2 mts
Comprimento 3,20 mts
Altura 1,80 mts
Distância entre eixos 2,40 mts
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Peso total 1.350 kg
Distribuição de peso 55% traseiro 45% dianteiro
Assoalho totalmente reto, mecânica toda na parte superior do assoalho
Guincho elétrico embutido 9.000 lbs
Sinalização e iluminação toda em led
Veículo com baixo centro de gravidade
Mais informações V-Trek www.v-trek.com.br (51) 3066-1616/99918-1616/99972-8488
Um ótimo produto, por que não um motor diesel??
Também pensei isso. Peso?
Essas questões estão na matéria, os convido a fazer uma leitura agradável.
4×4 Digital fiz, aliás já tinha feito, não diz nada a respeito
Patolino Infinito MB Tem peso lá sim. E o responsável fala que o projeto parte de preço x e que pode mudar de acordo com os componentes qua cada proprietário escolher.
4×4 Digital ninguém falou sobre peso do Atak, meus amigos. Só de por que não usou motor a diesel.
Patolino Infinito MB eu que me enganei então. Provavelmente usaram o motor AP pelo fator preço e pela relação peso x potência. É um 4×4 bem leve e isso faz muita diferença. Mas nada que impeça o uso de um diesel moderno. Desculpe a confusão, interpretei mal a sua resposta. Abraço!
Acho que não legaliza daí
Olá Daniel, está descrito no texto. Confere a matéria inteira, abraço!
Caro demais, não leva nada dentro, serve apenas para rallyes e provas tipo Paris Dakar.
Giovanni Millani
Bom dia! Agradecemos a oportunidade e o interesse no projeto. Ficamos a disposição de todos para quaisquer dúvidas sobre o veículo.
Lembramos que o projeto aceita qualquer tipo de Powertrain, indo de acordo com o propósito x custo do projeto do cliente.
Neste projeto visamos pela leveza e agilidade.
Atenciosamente, V-trek.
Quero parabenizá-los pela realização deste projeto. Caro para desenvolver, difícil e empolgante! Uma realização. Desejo um sucesso estupendo para vocês!
Parabens pela coragem e projeto. Carro parece bom, mas é claramente voltado para rally, centro gravitacional baixo, suspensão independente nas 4 rodas, espaço para 2 pessoas e mais nada, tudo igual os carros do Dakar… com essa altura da porta no chão em nossas trilhas iria ficar dentro do barro e da agua, podendo até o motorista ficar submerso. Valor para rally é compativel, porem para trilhas pesadas, da pra montar um veículo muito melhor com esse valor.
Excelente iniciativa e um público alvo bem definido.
Parabéns!!!
Fernando Cerveira