Por James Garcia Fotos Arquivo Pessoal
O engenheiro mecânico, natural de Curitiba, PR, Jonny Rocha Braga, 56 anos sempre gostou de construir coisas. Desde criança ele fazia seus próprios carrinhos, pois achava os de plástico, vendidos no mercado, muito sem graça. Começava ali uma história repleta de veículos especiais e customizados.
Jonny Rocha Braga e o filho, testando a barraca de teto
Dizem que a necessidade faz a ocasião. Eis um exemplo perfeito disso.
“Eu fazia réplicas dos carros em papel cartão, com detalhes como portas que abriam, interior, para-brisas, porta-malas, etc”, lembrou Braga.
Na verdade, a paixão do construtor sempre foi a aviação de caça e como não podia deixar de ser, projetou seu primeiro cockpit com caixas de madeira, aos 12 anos.
Com a mão na massa…
Com 16, Braga foi premiado na feira municipal de ciências, com um projeto de um Hovercraft que flutuava, transportando uma pessoa. O veículo era alimentado pelo motor de uma lambreta velha.
Em 1989 desenhou e construiu seu primeiro carro. Este era um modelo esportivo, montado com motor do Santana 2.0 turbo; as portas abriam por controle remoto. Depois dessa primeira experiência construiu motos, barcos, todos muito personalizados.
Motocicletas especiais já passaram pelas mãos de Braga
“Sempre fiz meus carros para meu uso e de acordo com meu gosto. A intenção nunca foi vender. Gosto do processo, enquanto estou criando e fabricando, me divirto”, comentou Braga, que tem como atividade principal a fabricação de simuladores de vôo, cockpits de jatos de combate e assentos ejetores para treinamento de piloto de caça.
Braga é pai de um garoto de 10 anos, adotado recentemente, e está determinado a dar a ele a chance de crescer livre, conhecendo o mundo, novas culturas, novas linguas e aprender, fazendo. Sensacional essa iniciativa!
Trabalhando nos simuladores de vôo
O plano é eventualmente viajar pelo mundo. “A gente queria ir para o Atacama, Salar do Uyuni, ir até o farol do fim do mundo este ano, mas a pandemia atrasou as coisas, mas ainda vamos fazer. E depois é seguir para o norte até o Alaska”.
Essa picape Ford Ranger 2018/19 foi, na concepção de Braga, feita para expedições.
Ela conta com pneus Mud Terrain medidas 33″ x 12.5 R20, lift de suspensão de 2″, parachoques de aço com espessura de 2 milímetros.
Braga construiu uma caixa de água interna, com 140 litros, equipada com torneira. Foi posicionada ao redor da caçamba pelo lado de dentro, nao ocupa espaço e é bastante util.
A pintura é em dual tone semi-brilho acetinado, com as partes cinza emborrachadas e endurecidas.
A picape conta com DRL led, barra de led dianteira, barra de led para luz acampamento na lateral, retrovisor eletrônico com camera full HD dianteria e traseira.
Para o máximo conforto e versatilidade, há gravador de video DVR frontal, sensor estacionamento, paralamas alargados, escada de acesso ao rack, que é também o suporte da barraca de teto para 3 pessoas, capota traseira customizada, rack para 2 bicicletas, multimídia de 11 polegadas, potência de 400 watts RMS som JBL High Fidelity, bancos customizados e um capô da Ranger Raptor.
Tudo regulamentado no Imetro, fez questão de frisar o profissional.
Estaremos todos na torcida, para ver essa picape rodando o mundo, dentro e fora das estradas.
Que vocês e todo mundo possam voltar à uma vida mais ativa, em sua forma mais plena e repleta de boas experiências.
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