Amortecedores Rancho melhoram a suspensão do 4×4?

Amortecedores Rancho melhoram a suspensão do 4×4?

Por James Garcia Fotos Divulgação

 

 

Amortecedores Rancho melhoram a qualidade da suspensão do seu 4×4? A resposta é afirmativa e no texto a seguir, você saberá as impressões do off-roader paulistano Elcio Barlotti, que instalou os acessórios em uma Toyota Hilux 2009, equipada para longas viagens e expedições.

 

Elcio e sua Toyota Hilux 2009: uso off-road de verdade

 

Barlotti realmente usa seu carro, roda milhares de quilômetros, sempre com o veículo carregado, com equipamento de camping completo e uma barraca de teto, instalada na caçamba. Ou seja, é um carro que encara o fora-de-estrada.

Ele inclusive tem um canal no site de vídeos youtube, onde registra suas viagens e aventuras, chamado HILUX EXPEDITION.

 

 

Os amortecedores Rancho, construídos pela empresa norteamericana Monroe (com distribuição oficial aqui no Brasil), é um clássico entre os acessórios para veículos 4×4 e ficou conhecido por aqui, entre a década de 1990 e o início dos anos 2000. E agora a Monroe brasileira aponta novamente o foco para esses acessórios, tão uteis para quem tem um veículo 4×4 e quer, além de melhorar a performance de seu veículo, ter níveis inéditos de firmeza ou maciez.

 

Chave de regulagem (9 posições) fica no corpo do amortecedor

 

Essa é a grande vantagem do amortecedor Rancho: oferecer 9 níveis de regulagens de carga, acessáveis através de uma pequena chave localizada no corpo de um robusto amortecedor (há também a possibilidade de mudança dos níveis de amortecimento através de um comutador elétrico, instalado no painel, mas esse acessório, no momento, não está disponível para importação oficial no País).

 

 

Rancho RS9000 XL

 

A robustez do Rancho é garantida pela construção e por tubos maiores

 

A série ajustável Rancho® RS9000 ™ XL é indicada para ajustar o desempenho da suspensão em jipes, Suv´s e picapes em geral.

São equipamentos conhecidos em todo mundo para uso on e off-road, reboque e muito mais.

A variação na regulagem permite ao motorista alterar até 400% de mudança no controle do veículo.

A robustez é garantida por tubos maiores, que permitem desempenho mais consistente, mesmo sob as condições mais exigentes.

 

Instalação dos amortecedores na Toyota

 

Características e enefícios

  • Tubo externo de 70mm de diâmetro

Aumento da capacidade de fluido para o amortecedor operar em temperaturas baixas

  • Haste de 18 mm de diâmetro com tratamento Nitro-Carb

Aumenta a resistência ao desgaste e a proteção contra corrosão

  • Tecnologia de regulagem de carga em 9 posições diferentes

Permite um desempenho ideal e personalizado em qualquer situação

  • Botão de ajuste de 9 posições

Assegura o nível de regulagem selecionado através da percepção

  • Pressurização interna com a injeção de gás nitrogênio

Minimiza a aeração – mistura de ar e fluído • Pistão revestido com banda externa de TPFE grafitada

Proporciona movimentos mais suaves e maior capacidade de resposta do pistão

  • Pistão de aço sinterizado de 31,75mm de diâmetro

Oferece maior conformidade estrutural do material • Sistema limitador anti-choque

Ajuda a controlar o movimento da haste durante condições de rodagem severas

 

 

 

 

  • Retentor auto lubrificante de baixa fricção

Fornece uma camada extra de proteção contra sujeira e detritos • Pintura líquida com acabamento metálico

Proporciona maior resistência contra corrosão e choques

  • Coifas de proteção reforçadas

Proteção adicional contra a entrada de sujeira e detritos • Suportes de fixação de solda dupla

Oferece força e durabilidade

A válvula de regulagem controla o fluxo interno do fluído.

 

 

Alinhamento de direção pós instalação dos amortecedores

 

A instalação é rigorosamente a mesma de amortecedores comuns, sendo necessário o posterior alinhamento de direção.

 

 

 

 

Impressões pós instalação

 

Elcio Barlotti, off-roader 

“Os Rancho realmente entregam o que prometem, em qualidade e ampliação das características de absorção do veículo. Passando de original (macio) para um carro mas esportivo (rígido e firme), acaba aquela sensação da cabine deitar nas curvas (efeito pêndulo), conferindo muito mais segurança na pilotagem.

Acaba também a sensação de veículo pesado e carregado por ficar, quando se usa a suspensão mais rígida e firme.

 

 

E tudo isso com um simples ajuste de carga em um botão selecionável, que você pode optar pelo nível que mais te agrada a cada tipo de pista, estrada, off-road ou estilo de viagem.

Traz muito mais segurança na direção da lendária Hilux, que tanta fama ruim em testes conhecidos de estabilidade.

Um amortecedor abre e fecha 4.000 vezes por km em uma condição normal, em uma caixa condição off-road, esse número fica entre 6000 a 8000 vezes!”

 

Hilux de Elcio Barlotti em ação

 

 

Assista o vídeo que Elcio fez e disponibilizou no canal HILUX EXPEDITION:

 

 

 

Luis Fernando Vons Ramos, proprietário de uma Toyota Hilux 2014, em depoimento no facebook

“Uso em uma Hilux 2014, com 30.000 km e eles fazem uma grande diferença, o carro pula bem menos. Uso geralmente na posição 3, no amortecedor mesmo

Meu carro está com suspensão original, ficou mais macio e, ao mesmo tempo, pula menos. Aquele “quique” que a Hilux tem depois de alguma imperfeição/ondulação da estrada reduziu bem. Fiz uma expedição pela praia e uma para o Peru com esses amortecedores já e percebi isso.

A picape ‘entra’ melhor em curvas e não ‘mergulha’ tanto quando freio”.

 

 

Rumo à Transamazônica

 

Aplicações disponíveis do Rancho

Dodge Dakota, Dodge Ram, Ford Explorer, Ford F 250, Ford F 1000, Ford Ranger, GM Blazer, GM D 20, GM Silverado, GM S 10, Jeep 4WD TJ Wrangler, Jeep Cherokee, Jeep Grand Cherokee, Jeep Militar, Mitsubishi L200, Mitsubishi Pajero, Nissan Pathfinder, Suzuki Samurai, Suzuki Vitara, Toyota Hilux, Toyota Runner e Troller (Ford)

 

 

O telefone do SAC da Monroe é 0800-166-004. Os consultores podem indicar o local mais próximo ou o passo a passo para a sua compra.

Os amortecedores Rancho são um upgrade e tanto para um 4×4. Se você tem dúvidas ou quer deixar comentários, esse é o seu espaço.

 

 

 

 

27 comentários em “Amortecedores Rancho melhoram a suspensão do 4×4?

    1. Gustavo, a altura não será alterada, pois os amortecedores Rancho seguem os padrões de dimensões idênticos aos originais.

  1. olá, gostei muito da matéria e estrutura do site, muito bem organizada. A matéria serviu bem para minhas pesquisas. Espero encontrar sempre bons assuntos assim. Gratidão!

  2. Os amortecedores Rancho 9000 servem na Toyota Bandeirante 99?

    Já está adaptado na traseira 4 amortecedores a gás da S10, poderia colocar no lugar 4 Rancho 9000?

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