Amortecedores Rancho melhoram a suspensão do 4×4?
Por James Garcia Fotos Divulgação
Amortecedores Rancho melhoram a qualidade da suspensão do seu 4×4? A resposta é afirmativa e no texto a seguir, você saberá as impressões do off-roader paulistano Elcio Barlotti, que instalou os acessórios em uma Toyota Hilux 2009, equipada para longas viagens e expedições.
Barlotti realmente usa seu carro, roda milhares de quilômetros, sempre com o veículo carregado, com equipamento de camping completo e uma barraca de teto, instalada na caçamba. Ou seja, é um carro que encara o fora-de-estrada.
Ele inclusive tem um canal no site de vídeos youtube, onde registra suas viagens e aventuras, chamado HILUX EXPEDITION.
Os amortecedores Rancho, construídos pela empresa norteamericana Monroe (com distribuição oficial aqui no Brasil), é um clássico entre os acessórios para veículos 4×4 e ficou conhecido por aqui, entre a década de 1990 e o início dos anos 2000. E agora a Monroe brasileira aponta novamente o foco para esses acessórios, tão uteis para quem tem um veículo 4×4 e quer, além de melhorar a performance de seu veículo, ter níveis inéditos de firmeza ou maciez.
Essa é a grande vantagem do amortecedor Rancho: oferecer 9 níveis de regulagens de carga, acessáveis através de uma pequena chave localizada no corpo de um robusto amortecedor (há também a possibilidade de mudança dos níveis de amortecimento através de um comutador elétrico, instalado no painel, mas esse acessório, no momento, não está disponível para importação oficial no País).
Rancho RS9000 XL
A série ajustável Rancho® RS9000 ™ XL é indicada para ajustar o desempenho da suspensão em jipes, Suv´s e picapes em geral.
São equipamentos conhecidos em todo mundo para uso on e off-road, reboque e muito mais.
A variação na regulagem permite ao motorista alterar até 400% de mudança no controle do veículo.
A robustez é garantida por tubos maiores, que permitem desempenho mais consistente, mesmo sob as condições mais exigentes.
Características e enefícios
- Tubo externo de 70mm de diâmetro
Aumento da capacidade de fluido para o amortecedor operar em temperaturas baixas
- Haste de 18 mm de diâmetro com tratamento Nitro-Carb
Aumenta a resistência ao desgaste e a proteção contra corrosão
- Tecnologia de regulagem de carga em 9 posições diferentes
Permite um desempenho ideal e personalizado em qualquer situação
- Botão de ajuste de 9 posições
Assegura o nível de regulagem selecionado através da percepção
- Pressurização interna com a injeção de gás nitrogênio
Minimiza a aeração – mistura de ar e fluído • Pistão revestido com banda externa de TPFE grafitada
Proporciona movimentos mais suaves e maior capacidade de resposta do pistão
- Pistão de aço sinterizado de 31,75mm de diâmetro
Oferece maior conformidade estrutural do material • Sistema limitador anti-choque
Ajuda a controlar o movimento da haste durante condições de rodagem severas
- Retentor auto lubrificante de baixa fricção
Fornece uma camada extra de proteção contra sujeira e detritos • Pintura líquida com acabamento metálico
Proporciona maior resistência contra corrosão e choques
- Coifas de proteção reforçadas
Proteção adicional contra a entrada de sujeira e detritos • Suportes de fixação de solda dupla
Oferece força e durabilidade
A válvula de regulagem controla o fluxo interno do fluído.
A instalação é rigorosamente a mesma de amortecedores comuns, sendo necessário o posterior alinhamento de direção.
Impressões pós instalação
Elcio Barlotti, off-roader
“Os Rancho realmente entregam o que prometem, em qualidade e ampliação das características de absorção do veículo. Passando de original (macio) para um carro mas esportivo (rígido e firme), acaba aquela sensação da cabine deitar nas curvas (efeito pêndulo), conferindo muito mais segurança na pilotagem.
Acaba também a sensação de veículo pesado e carregado por ficar, quando se usa a suspensão mais rígida e firme.
E tudo isso com um simples ajuste de carga em um botão selecionável, que você pode optar pelo nível que mais te agrada a cada tipo de pista, estrada, off-road ou estilo de viagem.
Traz muito mais segurança na direção da lendária Hilux, que tanta fama ruim em testes conhecidos de estabilidade.
Um amortecedor abre e fecha 4.000 vezes por km em uma condição normal, em uma caixa condição off-road, esse número fica entre 6000 a 8000 vezes!”
Assista o vídeo que Elcio fez e disponibilizou no canal HILUX EXPEDITION:
Luis Fernando Vons Ramos, proprietário de uma Toyota Hilux 2014, em depoimento no facebook
“Uso em uma Hilux 2014, com 30.000 km e eles fazem uma grande diferença, o carro pula bem menos. Uso geralmente na posição 3, no amortecedor mesmo
Meu carro está com suspensão original, ficou mais macio e, ao mesmo tempo, pula menos. Aquele “quique” que a Hilux tem depois de alguma imperfeição/ondulação da estrada reduziu bem. Fiz uma expedição pela praia e uma para o Peru com esses amortecedores já e percebi isso.
A picape ‘entra’ melhor em curvas e não ‘mergulha’ tanto quando freio”.
Aplicações disponíveis do Rancho
Dodge Dakota, Dodge Ram, Ford Explorer, Ford F 250, Ford F 1000, Ford Ranger, GM Blazer, GM D 20, GM Silverado, GM S 10, Jeep 4WD TJ Wrangler, Jeep Cherokee, Jeep Grand Cherokee, Jeep Militar, Mitsubishi L200, Mitsubishi Pajero, Nissan Pathfinder, Suzuki Samurai, Suzuki Vitara, Toyota Hilux, Toyota Runner e Troller (Ford)
O telefone do SAC da Monroe é 0800-166-004. Os consultores podem indicar o local mais próximo ou o passo a passo para a sua compra.
Os amortecedores Rancho são um upgrade e tanto para um 4×4. Se você tem dúvidas ou quer deixar comentários, esse é o seu espaço.
Nescessário balanceamento depois de instalar os amortecedores? To louco então.
Rsrsrs, não está louco não. Necessário alinhamento de rodas. O balanceamento não será necessário por isso. Vamos ajustar o texto! Abração
r: não
Junior Chagas
No meu caso só na traseira já me deu mais conforto e mais garra nas curvas, toyota bandeirante dupla
Quanto o kit amort
Acabei de comprar um troller 2010 com esses amortecedores! O carro ficou outro!
Porém não sei onde que é a posiçao 1 ou a 9 na chave seletora! Nao tem numeros!
Alguem poderia ajudar?
Queria botar no jeep willys!
Eles dão certo no Gran jeep Cherokee limited 98?
AC
Tem esses amortecedores pra F1000 4×4? Qual valor?
Quanto fica para sw4 2013
Onde encontro para s10 2015 ?
Passem um zap p cotar valores e fazer pedidos
para ranger 2003 4 x 4 c dupla tem diante e traz i
Esses amortecedores são compatíveis com L 200 ano 2008?
Como conseguir um jogo para Cherokee Sport 97 com LIFT de 3 Pol em BSB ???
Adaptável na Rural Willys 4×4?
Tenho uma s10 2013, ao instalar os amortecedores ganharei em altura?
Gustavo, a altura não será alterada, pois os amortecedores Rancho seguem os padrões de dimensões idênticos aos originais.
Tem esse amortecedor para tucson v6 4wD 08/09 ? Qual o valor ?
Tem para tr4 ,quanto o jogo
Bruno Cipullo, dá uma lida. Compra logo e vai ser feliz.
Os Rancho funcionam bem no troller novo, 2018 ?
olá, gostei muito da matéria e estrutura do site, muito bem organizada. A matéria serviu bem para minhas pesquisas. Espero encontrar sempre bons assuntos assim. Gratidão!
minha s 10 13 balança muito isto se torna mais confortavel colocando estes amortecedores …..
Os amortecedores Rancho 9000 servem na Toyota Bandeirante 99?
Já está adaptado na traseira 4 amortecedores a gás da S10, poderia colocar no lugar 4 Rancho 9000?