Agrale Marruá, o 4×4 mutante brasileiro

Agrale Marruá, o 4×4 mutante brasileiro

 

 

O jipão herdeiro direto da dinastia Engesa, fabricado pela Agrale, pode receber diversas configurações. Já imaginou um motor home sobre essa máquina?

Fotos Julio Soares

 

 

A Nova Geração do Agrale Marruá 4×4 AM200 MO (micro-ônibus) para transporte de estudantes foi apresentada na Bienal Internacional do Livro 2017, no Rio de Janeiro.

 

 

O modelo foi desenvolvido sobre a estrutura do Marruá para atender às especificações do Programa Caminhos da Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).

 

 

A demanda por um micro-ônibus 4×4 mais robusto do que os convencionais surge da necessidade de transportar estudantes de áreas rurais que não têm sido efetivamente atendidos pelos ônibus 4×4 tradicionais. Características off road diferenciadas, como o ângulo de entrada único, trem de força robusto, suspensão com amplo curso e resistência do conjunto, tornam o Agrale Marruá uma das únicas opções capazes de fazer o transporte de estudantes nas áreas de mais difícil acesso.

 

 

O Marruá AM200 MO 4×4 para transporte escolar transporta até 15 pessoas, sendo 13 estudantes (crianças e adolescentes), mais o motorista e um auxiliar. O modelo também conta com a opção do Dispositivo de Poltrona Móvel – DPM, para o embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida _ uma das poltronas se desloca do salão do veículo até o nível do piso, na área externa.

 

 

Além da versão escolar, o Marruá AM200 MO 4×4 também é disponibilizado em uma versão para transporte de adultos em áreas de difícil acesso. São 11 pessoas (10 passageiros e o motorista), que podem ser transportadas com maior efetividade, mantendo a capacidade laboral dos profissionais, quer sejam mineradores, bombeiros, policiais ambientais, entre outros. O Agrale Marruá 4×4 conta ainda com os modelos AM200 cabine dupla e cabine simples e o AM300 cabine simples.

 

 

 

DIMENSÕES GERAIS
Distância entre eixos 3.350 mm
Comprimento total do veículo sem quebra mato 5.600 mm 5.740 mm
Largura máxima do veículo (espelho a espelho) 2.520 mm
Altura máxima do veículo 2.540 mm
Ângulo de ataque 58º
Ângulo de saída 20º
Rampa máxima 60%
Inclinação lateral máxima 30%
Passagem a vau 800 mm
Degrau máximo –
FREIO DE SERVIÇO
Tipo Disco tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD)
FREIO DE ESTACIONAMENTO
Tipo Alavanca com cabo
Acionamento Mecânico
Atuação Freio traseiro

 

 

 

INSTRUMENTOS
Cluster conjugado de:
• Velocímetro
• Tacômetro
• Indicador de temperatura
• Indicador de combustível
• Luzes espia
• Computador de bordo
• Câmera de Ré*
• Sensor de estacionamento*
• Espelho retrovisor c/ monitor*
• Rádio cartão SD/USB e alto-falantes*
• Chave geral*
Modelo VDO / Continental
Modelo SEVA*
MOTOR CUMMINS ISF 2.8 EURO V * Exclusivo veículo 6034.000.150.00.6
Marca e modelo Cummins ISF.2.8
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada 2,8 dm3
Potência nominal – conforme NBR ISO 1585 110 kW (150 cv) a 3.200 RPM
Alternador Tensão / corrente nominal 12 V / 120 A
Tensão de funcionamneto 12 V
SISTEMA ELÉTRICO
Sistema 12 V
Bateria Tensão / corrente 12 V / 70 Ah C/ sitema independente de rádio

 

 

PESOS VEÍCULO
PBT – Peso bruto total 4.300 kg
Capacidade máxima de carga 840 kg
CMT – Capacidade máxima de tração 8.100 kg
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
Tanque de combustível Capacidade 100 litros (2 tanques de 50L)
CAIXA DE MUDANÇAS
Marca / modelo (totas marchas sincronizadas a frente) EATON FS 4505 E
Terminal (YOKE) Série 1410
Relações de redução
Primeira marcha 6,129:1
Segunda marcha 2,829:1
Terceira marcha 1,624:1
Quarta marcha 1,000:1
Quinta marcha 0,769:1
Marcha ré 5,500:1
Óleo SAE 80W90 API GL 3 / 4
Capacidade 4,6 litros
SUSPENSÃO TRASEIRA
Tipo Eixo rîgido
Amortecedores Tipo Telescópicos de dupla ação
CJ feixe de molas Semi-elípticas
Curso 250 mm
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Tipo Barras longitudinais e transversais com barra Panhard
Amortecedores Tipo Telescópicos de dupla ação
Molas Helicoidais
Curso 250 mm
CAIXA DE TRANSFERÊNCIA COM DUPLA VELOCIDADE
Marca / modelo ATLAS 2
Tipo Manual / 02 velocidades
Relação 2 : 1 / 1 : 1
* Exclusivo veículo 6034.000.150.00.6
CAPACIDADE TRANSPORTE PESSOAS
Escolar 15 (13 passageiros crianças + motorista + auxiliar)
PNEUS
Dimensões LT 265/75 R16”
Capacidade de carga 1.500 kg
RODAS
Modelo 7.00 x 16”
Capacidade de carga 1.500 kg

 

 

DESEMPENHO (TEÓRICO) 4×4 REDUZIDO (2:1)
Marcha Relação Velocidade máxima Km/h Rampa% Start ability %
1º 12,258 8,40 70 60
2º 5,658 18,25 – –
3º 3,248 31,85 – –
4º 2,000 51,70 – –
5º 1,538 67,25 – –
* Exclusivo veículo 6034.000.150.00.6
DESEMPENHO (TEÓRICO) 4×2 – 4×4
Marcha Relação Velocidade máxima Km/h Rampa% Start ability %
1º 6,129 16,8 58 35,5
2º 2,829 36,5 – –
3º 1,624 63,7 – –
4º 1,000 103,5 – –
5º 0,769 134,5 – –

 

 

O Agrale Marruá Micro-Ônibus Escolar é equipado com dispositivo de poltrona móvel.
Ele garante acessibilidade e segurança no transporte escolar de áreas rurais e locais de difícil acesso.

 

14 comentários em “Agrale Marruá, o 4×4 mutante brasileiro

    1. Sim! A AGRALE fabrica e desenvolve projetos especiais para qualquer veículo. A “Geração 1” como é chamado a versão anterior do Marruá, possuia vesão MotorHome, já a G2 ainda não, mas apenas por falta de pedido!
      Entre em contato com a Agrale que lhe darão toda a atenção!
      Abraços!

  1. Estava pensando em adquirir um veiculo desses para transporte de turistas em área rural, cabe quantos adultos com relativo conforto? e Principalmente quanto custa em média um micro desses?

  2. Olá!!
    Me chamo Aurélio e sou de Fortaleza. Tenho uma defender 110 equipada para expedição e na mesma já fiz algumas viagens pelo Brasil, mas há algum tempo venho me preparando pra fazer uma longa viagem onde a primeira fazlse é rodar por todo o Brasil, a segunda fase será América do Sul e logo depois de concluída a segunda fase, partirei para Europa. Gostaria de saber se existe algum interesse da parte de vocês em fazer parte desse projeto, onde poderíamos transformar um Marruá M200 para transporte adulto em um motorhome e fazermos uma mega divulgação do aparelho nas mídias e redes sociais. Tenho Site, Instagram eFacebook onde o nome do projeto é proximo passo, ainda não estou alimentando nada nas redes sociais pois gostaria muito de realizar esse projeto com um veículo 100% nacional.
    Desde já agradeço pela sua atenção e cordialidade.
    Fico no aguardo do contato.

    1. Bom dia caro Aurélio, tudo bem? Nossa maneira de ajudar a projetos como o seu é fazer a divulgação e reportagens sobre a viagem. Att, James

    2. Tenho interesse em participar desse projeto. Tenho uma empresa que participa de feiras literária por todo Brasil e há anos estamos planejando nosso motorhome. Esse novo modelo parece ideal para chegarmos em todos os lugares que queremos. De norte a sul do país.

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