“Importante destacar que não estamos indo para o Sertões em busca de resultados. Nosso principal foco é trabalhar no desenvolvimento de uma nova versão do Jimny e essa prova é o laboratório perfeito para realizarmos vários testes visando aprimorar essa versão para o uso esportivo off-road, como ralis de velocidade, regularidade e aventuras radicais”, destaca Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.
Desde o ano passado, quando o Jimny estreou na prova, o carro passou por grande evolução técnica. “Foi desenvolvida nova geometria de suspensão com incremento de 78% no curso de compressão na dianteira e 61% na traseira. O importante é que essa evolução representa um ganho muito significativo no curso de compressão da suspensão mantendo o mesmo centro de gravidade”, explica Renato Pereira, gerente de engenharia da Suzuki, que acompanha diariamente o desenvolvimento da versão do Jimny para uso esportivo off road.
Para a competição, o Jimny ganhou também barra estabilizadora regulável na traseira, freio a disco nas quatro rodas com balança reguladora de pressão dianteira / traseira. “O desenvolvimento incluiu amortecedores reguláveis de competição, sendo duas opções JRZ ou Ohlins com garrafas de nitrogênio remotas, molas principais e auxiliares ‘tender’ da marca Eibach. Além disso, foram desenvolvidos componentes e reforços especiais para suportar cargas e acelerações extremas com extenso trabalho de engenharia e modelagem, e simulações de distribuição de tensões e cargas nos componentes de chassi e suspensão”, destaca Renato Pereira.
Para garantir a segurança, foram desenvolvidos diversos componentes em conformidade com as normas FIA. “Os pneus Pirelli Scorpion MTR receberam reforços estruturais e composto especial para a competição. Estamos levando três combinações diferentes para serem testadas em diversas condições de piso e traçado”, comenta Pereira.
O time
A equipe conta com 11 pessoas, a maioria com grande experiência em competições off-road. As duplas que estarão conduzindo os 4×4 da Suzuki são: os mineiros de Juiz de Fora, Marcelo Mendes, que ano passado já correu com o Jimny, ao lado do navegador Breno Rezende; e o piloto que veio das pistas, com passagens pela F-1 e F-Indy Lights, o baiano Luiz Razia, que faz sua estreia no Rally dos Sertões ao lado do experiente navegador Luis Felipe Eckel, natural de São Bento do Sul (SC).
se não diminuir o preço não vai vender
Acho justo a produção do Jimny R ser liberada para a galera… ano passado eles correram Sertões e o carro voltou praticamente imaculado
TENHO UM JIMNY 2015 SPORT E CORRO INDOR E GOSTARIA DE TER UM CARRO OFF ROAD E PRECISAVA DE AJUDA PARA PREPARAR O CARRO PARA O RALYE PIOR SERA DO CEARA AO PIAUÍ. ALGUEM PODE ME ORIENTAR?
Caro Alessandro, preparar um carro para rally envolve “N” questões e possibilidades, desde preparação leve até a mais completa modificação. Verifique as regras da competição em questão, veja a categoria que pretende participar e você tem o ponto de partida. Com isso em mente você pode ver o que é mais apropriado à sua condição e necessidade. Quando tiver seu mais definido seus objetivos, podemos avançar na conversa. Abraço!