Rally dos Sertões: Spinelli/Haddad vence e assume liderança dos carros na chegada a Catalão
Nos caminhões, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales segue na frente
Fotos Webventure
25/08 – Caldas Novas (GO) / Catalão (GO) – 2ª Etapa
Deslocamento inicial: 39,54 km
Trecho especial: 78 km (estava previsto 202,23 km)
Deslocamento final: 18,59 km
Total do dia: 260,36 km
Com a especial reduzida, por questões de segurança, os competidores do Rally dos Sertões forçaram ainda mais o ritmo na disputa da 2ª etapa, nesta segunda-feira (dia 25), entre as cidades goianas de Caldas Novas e Catalão. Foram 78 km de trecho cronometrado, contra os 202,23 km previstos.
Na categoria T1 FIA, entre os carros, o tetracampeão Guilherme Spinelli e o bicampeão Youssef Haddad (Mitsubishi Petrobras) aceleraram forte o modelo Mitsubishi ASX Racing e ficaram com a vitória, com o tempo de 48min30s. Cristian Baumgart e Beco Andreotti (X Rally Team / NWM) terminaram em segundo lugar, logo à frente dos companheiros de equipe Marcos Baumgart e Kleber Cincea.
Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin (Divino Fogão Rally Team / Overdrive), que vinham liderando, sofreram uma penalização, por estarem acima da velocidade em zona de radar, e caíram para quarto lugar no geral.
Com isso, Spinelli e Haddad assumiram a liderança, com o tempo de 2h40min45s, seguidos por Marcos Baumgart e Cincea, que estão 2min10s atrás. “Foi uma especial bem mais prazerosa do que a de ontem, embora três quarto dela tenha sido cancelada, o que é uma pena, mas uma especial bem rápida, com saltos agradáveis. Enfim, forçamos um pouco mais o ritmo”, revelou Spinelli.
“Hoje foi um trecho muito, muito rápido. No final, começamos a andar bem, pegamos muita poeira do Varela, atrapalhou um pouco o nosso rendimento no dia. Mas amanhã tem mais”, comentou Cristian Baumgart.
Além da penal, Varela/Gugelmin ainda sofreu com um pneu furado. “Hoje tivemos um problema. Furamos um pneu, mas não tenho ideia de quanto tempo perdemos”, declarou o campeão de 2000, antes de saber sobre a punição.
Dos 45 carros inscritos no Sertões 2014, 43 largaram na especial desta segunda. Além da T1 FIA, também são disputadas as categorias Protótipos T1, Pró Brasil, Super Production, Production T2 e Production T2/TR4.
Na Protótipos T1, a dupla vencedora do dia foi João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Petrobras), que também está na liderança geral (2h56min50s). “Fizemos uma prova perfeita com pilotagem rápida e andando em um limite muito bom. Estávamos bem motivados. Desde o primeiro momento já saímos com o compromisso de buscar o melhor resultado na categoria e conseguimos”, comemorou o navegador Capoani.
Na Pró Brasil, Mauro Guedes e Neurivan Calado (MS Rally) também venceram e seguem na frente (2h54min44s).
Na Super Production, Glauber Fontoura e Minae Miyauti (Mitsubishi Ralliart Brasil) continuam imbatíveis, depois de vencerem o prólogo e as duas primeiras etapas. No geral, estão com o tempo de 2h55min34s.
Na Production T2, Vilson Thomas/William Thomas é outra dupla que venceu a especial do dia e está na liderança geral (3h15min57s).
Trio comandado por Edu Piano segue dominando nos Caminhões
Hexacampeão do Rally dos Sertões, Edu Piano e seus navegadores Solon Mendes e Antonio Carlos de Sales (Ford Racing Trucks / Território Motorsport) venceram a segunda etapa seguida e estão na liderança dos caminhões, com 2min52s de vantagem para o trio Kenner Garcia/Rafael dal Bello/Raphael Bettoni (Competikar), que também ficou em segundo na especial desta segunda-feira.
O hexacampeão Guido Salvini e os navegadores Flavio Bisi e Fernando Chwaigert (Mobil Delvac Salvini Racing) tiveram problemas com o Mercedes Benz Atego 1725 4×4, que sofreu uma quebra do semieixo, e abandonaram. O trio Felicio Bragante/Ricardo Costa/Paco Corder (Asa Aluminio Rally Team) também tiveram um dia difícil, com um problema na turbina, mas conseguiram completar em terceiro.
“Especial boa, bem quebradeira, bem travada, com poucos trechos de alta. Foi curtinha, mas uma especial difícil. Judiou bem do equipamento, mas está tudo tranquilo. Ganhamos essa e abrimos uma vantagem maior para o segundo colocado. O problema no freio de ontem foi resolvido e hoje foi tudo tranquilo”, contou Piano, que pilota um modelo Ford F4000 4×4.
Ao contrário do vencedor, Kenner não achou a especial tão dura assim. “A especial hoje foi uma avó comparada com a de ontem. Ontem foi muito pesada, exigiu muito de nós e do carro. Hoje foi um tipo de trecho que todo piloto gosta, com alta velocidade, trecho de baixa, trecho travado. Foi uma mistura daquilo que a gente gosta. A de hoje podia ter o dobro da quilometragem”, concluiu o piloto do caminhão Ford F 4000.
Terceira Etapa: Catalão (GO) / Paracatu (MG)
Nesta terça-feira (26), os competidores deixam Goiás e entram em território mineiro, chegando na cidade de Paracatu. Serão 360,45 km no total do terceiro dia (22,20 km de deslocamento inicial, 209,86 km de especial e 128,39 km no deslocamento final). A cidade recebe o rali pela primeira vez.
“Após mais um pequeno deslocamento inicial, a especial começa com piso bom com as velocidades variando entre média e alta, alternando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. É uma especial dura e técnica. Teremos três zonas de radar nesta etapa. A especial começa a ficar travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas. O último terço da especial é em uma plantação de eucaliptos com muitas curvas e exigirá muita navegação com um piso muito bom, seguindo assim até o final da especial onde haverá um abastecimento. No deslocamento final, teremos 80 km de terra, porém a estrada é muito boa”, comenta o diretor técnico Eduardo Sachs.
Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três são sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições.
Além de carros e caminhões, o Sertões também tem as disputas das categorias motos, quadriciclos e UTVS. São sete etapas até a chegada no dia 30 em Belo Horizonte e mais de 2,6 mil km percorridos. A prova conta com 197 competidores no total e pilotos de seis países, além do Brasil: Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal e Reino Unido. Nas categorias motos e quads, o Sertões também é válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Os melhores após a 2ª Etapa (resultado extraoficial):
Carros
Geral
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 48min30s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 48min48s
3 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 50min22s
4 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 50min24s
5 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 51min14s
6 #314 MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO (MS RALLY) 52min50s
7 #345 LUIS NACIF/FILIPE OLIVEIRA (MICROCITY) 52min54s
8 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 53min15s
9 #348 JORGE WAGENRUHR JR/JOEL KRAVTCHENCO (LIFE SIL) 53min39s
10 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 53min58s
T1 FIA
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 48min30s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 48min48s
3 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 50min22s
Protótipos T1
1 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 50min24
2 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 51min14s
3 #345 LUIS NACIF/FILIPE OLIVEIRA (MICROCITY) 52min54s
Pró Brasil
1 #314 MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO (MS RALLY) 52min50s
2 #348 JORGE WAGENRUHR JR/JOEL KRAVTCHENCO (LIFE SIL) 53min39s
3 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 53min58s
Super Production
1 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 53min15s
2 #376 CELIO NETO/ARTHUR DI PACE (JP3 MOTORSPORT) 55min19s
3 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 57min10s
Production T2
1 #354 VILSON THOMAS/WILLIAM THOMAS (MAINHA RACING) 57min18s
2 #328 MARCELO DAMINI/CARLOS BRITES (EXPERTS 4X4) 58min36s
3 #352 PEDRO RADO FILHO/JOA BICUDO FILHO (X RALLY TEAM) 59min10s
Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 0h59min59s
2 #404 KENNER GARCIA/RAFAEL BELLO/RAPHAEL BETTONI (COMPETIKAR) 1h01min23s
3 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 1h46min44s
4 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 2h00min00s
Acumulado, após duas etapas:
Carros
Geral
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 02h40min45s
2 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 02h42min55s
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 02h44min15s
4 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 02h40min15s
5 #314 MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO (MS RALLY) 02h54min44s
6 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 02h55min34s
7 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 02h56min50s
8 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 03h00min01s
9 #305 ROBERTO REIJERS/FAUSTO DALLAPE (REIJERS RALLY TEAM) 03h01min20s
10 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 03h01min41s
T1 FIA
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 02h40min45s
2 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 02h42min55s
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 02h44min15s
Protótipo T1
1 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 02h56min50s
2 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 03h00min01s
3 #305 ROBERTO REIJERS/FAUSTO DALLAPE (REIJERS RALLY TEAM) 03h01min20s
Pró Brasil
1 #314 MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO (MS RALLY) 02h54min44s
2 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 03h01min41s
3 #304 ROBERTO CORREIA/FLAVIO FRANCA (PROMACCHINA RALLY) 03h08min18s
Super Production
1 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 02h55min34s
2 #376 CELIO NETO/ARTHUR DI PACE (JP3 MOTORSPORT) 03h11min24s
3 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 03h15min24s
Production T2
1 #354 VILSON THOMAS/WILLIAM THOMAS (MAINHA RACING) 3h15min57s
2 #340 PIETRO BRANCHINA NETO/HENRY KIRST (MRT) 3h18min47s
3 #357 NADIMIR KAYSER DE OLIVEIRA (MINHA RACING) 3h19min03s
Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 3h24min09s
2 #404 KENNER GARCIA/RAFAEL BELLO/RAPHAEL BETTONI (COMPETIKAR) 3h27min01s
3 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 4h14min44s
4 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 6h06min40s