Sertões: Na etapa mais dura até aqui, Varela/Gugelmin vence. Spinelli/Haddad lidera
Fotos Webventure
Dos 43 carros que largaram na especial desta quarta entre Paracatu e São Francisco, em Minas Gerais, apenas 32 chegaram dentro do tempo limite. Especial dos caminhões teve quilometragem menor, mas também exigiu muito dos “gigantes dos Sertões”, que teve nova vitória do trio Piano/Mendes/Sales
27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135,24 km
Trecho especial: 363,85 km
Deslocamento final: 86,21 km
Total do dia: 585,30 km
Uma especial puxada, com 363,85 km de trecho cronometrado, marcou a disputa da quarta etapa da 22ª edição do Rally dos Sertões, nesta quarta-feira (dia 27), entre as cidades de Paracatu e São Francisco, em Minas Gerais. Com variação de piso e areia, lembrando o Deserto do Jalapão (TO), os competidores tiveram um dia difícil, onde muitos acabaram não completando a etapa dentro do tempo limite (6h30min).
Nos carros, a vitória na categoria T1 FIA ficou mais uma vez com a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão Rally Team / Overdrive), com o tempo de 3h52min43s. É a terceira vitória em quatro especiais. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi Petrobras) chegaram bem perto, apenas 27 segundos de diferença e seguem em primeiro no acumulado, com 9h10min27s.
Cristian Baumgart e Beco Andreotti (X Rally Team / NWM) terminaram em terceiro e são os vice-líderes, a 6min02s de Spinelli e Haddad. Varela e Gugelmin estão a 7min01s dos líderes. A quarta dupla na categoria, Marcos Baumgart e Kleber Cincea (X Rally Team / NWM), tem 11min26s de desvantagem.
“Hoje tivemos problemas pra ultrapassar. Como éramos o primeiro carro, numa especial longa, pegamos muitos UTVs, motos e quads. E não tinha acordo para deixar a gente passar. Mas não pode desanimar. Vamos deixar o carro pronto para amanhã fazer uma etapa boa, não tem muito o que poupar, tem que andar o tempo inteiro”, afirmou o experiente Varela, campeão geral do Sertões em 2000 e bicampeão mundial de Rally Cross Country.
Spinelli destacou a dificuldade da especial, mas está satisfeito com a performance até aqui. “Foi a especial mais dura do rali até agora. Um piso bem variado, com uma serrinha bem complicada, com piso escorregadio, depois um trecho muito semelhante ao deserto do Jalapão, com piso mais arenoso, bem sinuoso entre árvores. Era um trecho que qualquer erro podia gerar um problema maior. Estou bem satisfeito com o que a gente conseguiu com a configuração do carro. Desde a estreia do ASX, eu nunca me senti tão bem dentro do carro. Acho que está bom de salto, bom de curva, bom de freio. Então hoje foi um dia importante por esse trabalho que a gente vem fazendo há anos no desenvolvimento do ASX”, frisou o tetracampeão do Sertões.
Já o navegador Beco Andreotti disse que chegou a hora de arriscar tudo no rali, que completou sua primeira metade e se prepara para a etapa maratona nesta quinta (28), onde ao final, na chegada à Diamantina (MG), não poderão receber auxílio mecânico externo.
“Hoje a especial não foi muito boa para os dois carros da equipe. A gente estava com os pneus errados, não esperávamos tanta areia assim, então acabamos tomando um tempo do Guiga e do Varela, mas chegamos e amanhã na maratona é tentar buscar esses cinco minutos que estamos atrás. Agora chegou a hora de arriscar tudo”, disse.
Dos 45 carros inscritos no Sertões 2014, 43 largaram na especial desta quarta e apenas 32 chegaram dentro do tempo limite. Nos carros, além da T1 FIA, também são disputadas as categorias Protótipos T1, Pró Brasil, Super Production, Production T2 e Production T2/TR4.
Na Protótipos T1, a dupla vencedora do dia foi João Franciosi /Rafael Capoani (Mitsubishi Petrobras), que lidera no geral, com o tempo de 9h49min58s. Foi a segunda vitória da dupla em especiais. Uma briga em família com Romeu Franciosi/Rogerinho Almeida (Mitsubishi Ralliart Brasil), que está em segundo na categoria.
“A gente esperava uma especial mais dura, mas foi bem exigente. Tivemos uma dificuldade a mais por largar muito pesado por causa da quilometragem, pelo carro ter um consumo maior de combustível. Largamos com quase 400 litros de combustível, então no início foi mais difícil. Depois do km 100 começamos a andar num ritmo mais forte, mas fomos ultrapassados, aí tivemos problemas com o nosso rádio e com o dispositivo de ultrapassagem. Coisas de rali, nada de mais. Estava liderando a categoria ontem, hoje ficamos em segundo. A briga está aberta, são menos de três minutos, que a briga vai até o fim e que se defina na última especial. Rali é bom com emoção”, destacou o navegador Rogerinho.
Na Pró Brasil, a vitória ficou com Luiz Facco e Humberto Piauí (Acelera Siriema), com 4h18min14s. Jorley Jr. e Maykel Justo (MEM Motorsport) lideram (10h06min16s).
Na Super Production, Regis Braga e Kika Braga (Bahia Rally) quebraram a hegemonia de Glauber Fontoura e Minae Miyauti (Mitsubishi Ralliart Brasil) e venceram a especial do dia. Fontoura e Minae, no entanto, seguem na frente no geral, com 10h12min49s.
Na Production T2, Wagner Roncon/Joselito Melo Jr. (Dudu Rally Team) foram os vencedores da especial. A dupla Vilson Thomas/William Thomas (Mainha Racing) lidera no acumulado (11h06min04s).
Caminhões teve especial reduzida
Para os “gigantes do Sertões”, a especial desta quarta foi reduzida, terminando no km 278, contra os 363 km dos demais competidores. O trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Racing Trucks / Território Motorsport) manteve o domínio na categoria e venceu a etapa com o tempo de 2h09min22s.
Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert (Mobil Delvac Salvini Racing) segue recuperando e terminou o dia em segundo. Felicio Bragante/Ricardo Costa/Paco Corder (Asa Aluminio Rally Team) ficou em terceiro.
O trio Kenner Garcia/Rafael dal Bello/Raphael Bettoni (Competikar) deixou a competição, pois estava disputando apenas as etapas do Sertões Series.
No geral, Piano e seus navegadores lideram com mais de 1 hora de vantagem para Bragante/Costa/Corder, os vice-líderes.
“Hoje foi muito legal. Lembra bastante o Jalapão, muita lomba, muito trecho travado, estradas sinuosas, estreitas, um trecho com areia pesada. Teve uma hora que estourou um pneu, depois de tanta lomba o pneu dianteiro não aguentou. Perdemos 10 minutos pra trocar, mesmo assim vencemos a etapa. Para amanhã o objetivo é terminar, abrimos uma vantagem boa e vamos tentar fazer uma especial limpa, para no dia seguinte poder forçar um pouco mais. Depois praticamente acabou o rali, então vamos para terminar a maratona”, declarou o hexacampeão Piano, que pilota um Ford F4000 4×4.
Salvini, outro hexacampeão do Sertões, espera contar com a resistência do caminhão na etapa maratona. “Tivemos trechos andando bem rápido, depois no meio de pequenas árvores, sinuoso, depois com mata burros, trecho com areias. Deu para desenvolver bem, os caminhões terminaram embolados, andando juntos. Para amanhã estou contando com a resistência do caminhão, é o que temos de forte para entrar na maratona e ter vantagem sobre os pequenos”, completou o piloto do Mercedes Benz Atego 1725 4×4.
Quinta Etapa: São Francisco (MG) / Diamantina (MG) – Maratona
Nesta quinta-feira (28), os competidores do Rally dos Sertões disputam a “temida” etapa maratona. Ao final, eles não poderão receber auxílio mecânico externo, então todo o cuidado é pouco. Eles partem de São Francisco para Diamantina, em Minas Gerais, para um total de 645,44 km (223,57 km de deslocamento inicial, 335,98 km de especial e 85,89 km no deslocamento final).
“Esta é a maior etapa de 2014. Teremos um deslocamento inicial longo por asfalto com um pequeno desvio de 15 km por terra, bem sinuoso e estreito. A etapa ‘Maratona’ começa no início da especial. Logo após a largada, teremos um trial de aproximadamente 5 km em uma serra com muitas erosões e pedras. Em seguida, a prova fica rápida com muito cascalho seguindo por um longo trecho de reflorestamento bem sinuoso com muita navegação. Logo após o abastecimento, a prova fica travada com muitas trilhas que lembram muito a região da Canastra. Fica travada até a travessia do Rio Jequitinhonha. Deste trecho até o final, muitos mata-burros, lombas e estradas de fazenda. Para os caminhões, esta etapa também será reduzida. O deslocamento final será em zona de velocidade controlada (radar) até o parque fechado em Diamantina (Maratona)”, explica Eduardo Sachs, diretor técnico da prova.
Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três são sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições.
Além de carros e caminhões, o Sertões também tem as disputas das categorias motos, quadriciclos e UTVS. São sete etapas até a chegada no dia 30 em Belo Horizonte e mais de 2,6 mil km percorridos. A prova conta com 197 competidores no total e pilotos de seis países, além do Brasil: Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal e Reino Unido. Nas categorias motos e quads, o Sertões também é válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Os melhores na 4ª Etapa (resultado extraoficial):
Carros
Geral
1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 03h52min43s
2 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 03h53min10s
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 03h56min26s
4 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 04h01min10s
5 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h08min20s
6 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 04h11min32s
7 # 310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 4h18min14s
8 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 04h20min06s
9 #345 LUIS NACIF/FILIPE OLIVEIRA (MICROCITY) 04h20min18s
10 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 04h24min07s
T1 FIA
1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 03h52min43s
2 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 03h53min10s
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 03h56min26s
Protótipos T1
1 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h08min20s
2 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 04h11min32s
3 #345 LUIS NACIF/FILIPE OLIVEIRA (MICROCITY) 04h20min18s
Pró Brasil
1 # 310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 4h18min14s
#356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 04h20min18s
2 #348 JORGE WAGENRUHR JR/JOEL KRAVTCHENCO (LIFE SIL) 04h26min14s
Super Production
1 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 04h24min07s
2 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 04h29min39s
3 #376 CELIO NETO/ARTHUR DI PACE (JP3 MOTORSPORT) 04h53min35s
Production T2
1 #318 WAGNER RONCON/JOSELITO MELO JR. (DUDU RALLY TEAM) 04h40min48s
2 #354 VILSON THOMAS/WILLIAM THOMAS (MAINHA RACING) 04h51min22s
3 #357 NADIMIR OLIVEIRA/RICARDO SILVA (MAINHA RACING) 04h51min33s
Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 2h09min22s
2 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 2h09min48s
3 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 2h11min18s
Acumulado, após quatro etapas:
Carros
Geral
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 09h10min27s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 09h16min29s
3 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 09h17min28s
4 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 09h21min53s
5 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 09h49min58s
6 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 09h52min31s
7 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 10h06min16s
8 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 10h12min49s
9 #345 LUIS NACIF/FILIPE OLIVEIRA (MICROCITY) 10h17min08s
10 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 10h29min25s
T1 FIA
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 09h10min27s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 09h16min29s
3 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 09h17min28s
Protótipo T1
1 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 09h49min58s
2 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 09h52min31s
3 #345 LUIS NACIF/FILIPE OLIVEIRA (MICROCITY) 10h17min08s
Pró Brasil
1 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 10h06min16s
2 #309 JOSE SAWAYA/MARCELO HASEYAMA (S2 RALLY) 10h33min39s
3 #348 JORGE WAGENRUHR JR./ JOEL KRAVTCHENCO (LIFE SIL) 10h44min24s
Super Production
1 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 10h12min49s
2 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 10h29min25s
3 #376 CELIO NETO/ARTHUR DI PACE (JP3 MOTORSPORT) 10h58min24s
Production T2
1 #354 VILSON THOMAS/WILLIAM THOMAS (MAINHA RACING) 11h06min04
2 #340 PIETRO BRANCHINA NETO / HENRY KIRST (MRT) 11h13min23s
3 #318 WAGNER RONCON/JOSELITO MELO JR. (DUDU RALLY TEAM) 11h16min22s
Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 8h31min01s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 9h33min13s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 11h24min10s