Rally Cuesta Off-Road têm recorde de inscritos e movimenta Botucatu em prova acirrada

Marcos Baumgart e Kleber Cincea foram os primeiros colocados nos Carros (Sanderson Pereira/Photo-S)
Marcos Baumgart e Kleber Cincea foram os primeiros colocados nos Carros (Sanderson Pereira/Photo-S)

Primeiro dia de disputas aconteceu neste sábado (13) e conta pontos para 3ª e 4ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, sendo a 5ª e 6ª etapas do Brasileiro de Rally Baja. O segundo dia do evento será neste domingo (14)

Saltos, erosões, riachos, muitas pedras e cascalho não foram obstáculos para as equipes inscritas na nona edição do Rally Cuesta Off-Road. O certame reúne um grid recorde em sua história com 28 carros e caminhões, 30 motos, oito quadriciclos e, ainda, marca um número também recorde mundial de inscritos na modalidade UTV em um campeonato nacional com 56 veículos, em uma disputa eletrizante e equilibradíssima. Neste sábado, as equipes enfrentaram a primeira especial da competição em Botucatu, no interior paulista, percorrendo 171,5 quilômetros de especial com os deslocamentos. A prova segue neste domingo, dia 14, com a última etapa do rali.

O grande vencedor da primeira especial e no Super Prime do Cuesta Off-Road foi Gregório Caselani (KXF 450), de Caxias do Sul (RS). Competindo pela categoria Super Production, o piloto acelerou forte e fechou o dia com o tempo de 02h06m39s, seguido de perto por Ramon Sacilotti, com 02h07m26s. “Gostei muito da prova. Larguei atrás, por conta das demais categorias. Logo no começo peguei um pouco de poeira do adversário da frente e busquei ultrapassagens. Fiz uma corrida boa, não forcei muito em alguns trechos onde havia mato alto e erosões escondidas, por isso fui mais conservador. Para amanhã será a mesma estratégia”, contou o piloto.

Gregório Caselani venceu o dia entre as Motos (Sanderson Pereira/Photo-S)
Gregório Caselani venceu o dia entre as Motos (Sanderson Pereira/Photo-S)

Para Jérémy Dubois (KTM 525 XC), inscrito entre os quadriciclos, o resultado em Botucatu foi um grande feito, já que conseguiu ficar entre os dez melhores entre motos e quadriciclos e UTVs, obtendo ainda o melhor tempo deixando para trás sete adversários com o tempo de 2h15m48s. “Foi uma prova muito difícil, mas gostosa de andar, a melhor etapa do campeonato brasileiro. Estava no início um pouco ansioso e peguei um salto que me assustou um pouco, foram incontáveis, podemos dizer que mais de 400 saltos. Andei forte, junto com as motos e UTVs”, comemorou o piloto de 33 anos de Taubaté (SP).

255416_510471_creditos_luciano_santos_dfotos_1_web_

Na categoria UTV, Rodrigo Varela (Can-Am Maverick Turbo) foi o melhor em meio ao grid recheado de competidores experientes, marcou 2h09m38s. Em 2014, o jovem piloto já havia obtido bons resultados e, este ano, com o equipamento bem afinado após duas provas da temporada já disputadas veio em busca do título. “É uma prova que gosto muito, com trechos variados e técnicos. Enfrentamos vários trechos de alta velocidade, com cascalho e areia. A UTV aguentou bem, está muito bom e amanhã vamos tentar manter a constância sem se acomodar muito , porque é um segundo dia para o Cuesta, mas para o Brasileiro é outra etapa”, relatou.

Rodrigo Varela UTV Can-Am foi o mais rápido na categoria e terceiro na geral (Sanderson Pereira/Photo-S)
Rodrigo Varela UTV Can-Am foi o mais rápido na categoria e terceiro na geral (Sanderson Pereira/Photo-S)

Nos carros, Marcos Baumgart e Kleber Cincea (L200 Evo X10) fecharam o dia com apenas 35,4 segundos de diferença para a equipe de Marcos Moraes e Fábio Pedroso (T-REX), com o tempo de 2h06min15s, contra 2h06min50s. Na categoria caminhão, vitória para o trio de Felício Bragante e Nelson Corder Junior (Ford F-4000), com 1h55m00s.

“Foi um rali bem difícil. Piso com areia em alguns trechos, teve de tudo um pouco, tem uma parte que confunde a referência. Gostei bastante do ano passado e continua sendo uma prova bem técnica e organizada. Amanhã teremos repeteco de roteiro e todos devem imprimir um ritmo mais forte. Vamos tentar manter o resultado”, disse o piloto paulista Marcos Baumgart.

“Prova bem dura, bastante saltos, trechos de reflorestamento de eucalipto com muitas referências e planilha boa. Um dia bem prazeroso,infelizmente os pilotos Reinaldo Varela e Guilherme Spnelli tiveram problemas e o final foi bem exigente. Amanhã vamos ver como será!”, destacou o navegador paulista Cincea.

Marcos Moraes e Fábio Pedroso dupla é a segunda colocada nos Carros (Sanderson Pereira/Photo-S)
Marcos Moraes e Fábio Pedroso dupla é a segunda colocada nos Carros (Sanderson Pereira/Photo-S)

Segundo Adilson Kilca foi uma grata surpresa o grande número de UTVs na etapa de Botucatu. “O recorde mundial de pilotos e veículos participantes em uma etapa em um campeonato nacional, representa a evolução dessa modalidade que vem conquistando seu espaço no cenário brasileiro. Só nos traz muita alegria, satisfação e nos motiva a trabalhar para que cresça ainda mais”, declara o diretor de rali da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

Neste domingo as equipes prometem levantar poeira novamente na segunda especial da prova, pois a previsão é de sol e calor durante todo o dia. A largada para as motos, quadris e UTVs será às 7 horas e para os carros e caminhão às 10h, partindo do Ginásio de Esportes Mário Covas. Na sequência, a programação prevê a premiação às 14h30, no Primar Plaza Hotel.

O 9º Rally Cuesta Off Road é uma realização da Prefeitura Municipal de Botucatu e organização da Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio Can-Am. Supervisão da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, da FASP – Federação Paulista de Automobilismo.

Classificação Geral do primeiro dia de disputas (Especial 1):

MOTOS
1) Gregório Caselani Azevedo, 2h06m39s
2) Ramon Sacilotti, 2h07m26s
3) Rodolpho Costa, 2h12m14s
4) Ricardo Martins, 2h12m51s
5) Rubens Neiton, 2h16m37s

QUADRICICLOS

1) Jérémy Dubois, Taubaté/SP, 2h15h48
2) Leonardo Milesi, Caxias do Sul/RS, 2h17h12
3) Osmar Mendonça Junior, Itapoá/SC, 2h18h20
4) Luiz Fernando Ciocci de Almeida e Melo, São Paulo/SP, 2h27m14
5) Milton Martens, São Bento do Sul/SC, 2h32m54

UTVs
1) Rodrigo Varela, 2h09m38s
2) Aristides Mafra Junior, 2h11m23s
3) Dimas de Melo Pimenta III, 2h12m14s
4) José Hélio Rodrigues, 2h15m43s
5) Paulo Rugna, 2h15m43s

CARROS
1) Marcos Baumgart Stroczyski/Kleber Cincea, 2h06m15s
2) Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 2h06m50s
3) João Franciosi/Rafael Capoani, 2h07m51s
4) Michel Terpins/Kaique Bentivoglio, 2h09m22s
5) Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 2h10s08

CAMINHÕES
1) Felício Bragante/Nelson Corder Junior, 1h55m00s

FICHA TÉCNICA
DI- 21 km
TE- 144 km
DF- 6,5 km
Total – 171,5 km
Total (dois dias de provas) – 353 km

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo