Largada do Rally Dakar, em Buenos Aires
Foto Victor Eleuterio
O primeiro dia do Rally Dakar foi muito rápido, com um trecho de apenas 170 quilômetros entre Buenos Aires e Villa Carlos Paz, na Argentina. Com dois veículos na prova, a Equipe Mitsubishi Petrobras completou o trecho na 12ª posição com Carlos Sousa / Paulo Fiuza e em 29ª com Guilherme Spinelli / Youssef Haddad.
“Uma primeira especial simples, mas não fácil. Foi um trecho de alta velocidade, com freadas fortes e muitas curvas de 90º, algumas delas sem áreas de escape. Fiquei extremamente satisfeito com o ASX Racing e com o acerto do carro que fizemos antes de vir para cá. Para este tipo de especial funcionou muito bem”, comenta Guiga.
Etapa foi curta e muito rápida, mas exigiu atenção das duplas; Guiga e Youssef foram atrapalhados e perderam muito tempo
Foto Gustavo Epifanio
Apesar do ritmo bom, a dupla não está satisfeita com a classificação de hoje. “O resultado não foi bom. Na primeira parcial estávamos com o 10º tempo, mas daí pra frente alcançamos o veículo do Cyril Despres e ele optou por não nos dar passagem. Fomos em um ritmo muito mais lento do que estávamos andando até o fim da especial. Saímos do 10º para o 29º, que é uma péssima posição de largada para amanhã”, relata Guiga. “Mas é ruim somente para a largada amanhã, não para a classificação da prova. Ainda tem muita coisa pela frente. O carro está em ordem e dupla andou bem. Vamos esquecer isso e andar rápido amanhã”, completa.
Em sua estreia no Dakar com o ASX Racing, o português Carlos Sousa está satisfeito com o primeiro dia. “Hoje foi uma especial para não perder tempo, muito rápida. Foi para dar uma nova ordem de largada amanhã. O carro está perfeito, muito equilibrado. Entramos com o pé direito, independente da posição”, comemora. “Foi bom para medirmos nossa condição com os outros pilotos. O carro estava ótimo. Agora é descansar e se preparar para amanhã”, comenta Fiuza.
Foto Vinicius Branca
Para o navegador Youssef Haddad, que também é engenheiro da Ralliart Brasil, o ASX Racing se mostrou muito bom logo no primeiro dia. “O carro está perfeito em todos os sentidos. Foi um dia para avaliarmos a temperatura em função das longas retas. Todo o carro está dentro dos parâmetros normais”, ressalta.
A especial de hoje foi curta e serviu para aprimorar a navegação e todos os detalhes para o restante da prova. “Um dia super tranquilo de navegação, não tinha nada significativo. Apenas uma nova regra, com a implantação dos carimbos dentro das zonas de radar, que nos dão mais segurança nos pontos de frenagem”, explica Youssef. O Guiga e eu combinamos dentro do carro: se não estiver divertido, é porque estamos lentos. E hoje foi um dia bem divertido. É essa postura que vamos ter no restante do rali.”
Foto Marcelo Maragni