Copa Scherer 4×4 Carbon Free termina com festa em Joaçaba, SC

Copa Scherer 4×4 Carbon Free termina com festa em Joaçaba, SC

Prova também foi válida pela final do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4×4 de 2018

Por Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

 

Campeão Prova Joaçaba e Catarinense 2018 (Crédito Aline Ben)

 

A cidade de Joaçaba recebeu uma grande festa no último final de semana, durante a sexta-feira e o sábado, dias 16 e 17 de novembro. A Copa Scherer 4×4 Carbon Free organizou uma programação especial para a final da competição, em uma prova que também foi válida pela finalíssima do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4×4 de 2018. Toda a programação aconteceu na sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba Aliança, com recepção na sexta-feira e largada e festa de premiação no sábado. No total, 29 duplas participaram dos 120 quilômetros de prova em Joaçaba que levaram muitos pais e filhos a comemorarem juntos nos pódios de várias categorias.

 

 

Em 2018, a Copa Scherer 4×4 Carbon Free passou pelas cidades de Capinzal, Tangará e Ipira/Piratuba antes de chegar na final em Joaçaba. Participaram competidores das categorias Master, Graduado, Turismo (subcategoria Jeep) e Novato. Na última prova foram realizadas a 7º e a 8º etapas do campeonato do Oeste Catarinense e o pódio das categorias refletiu o espírito da prova. A competição contou com pais e filhos competindo juntos e comemorando conquistas inéditas e famílias reunidas para celebrar mais um ano de perpetuação do rally regularidade na região.

 

Campeão 2018 Master (Crédito Karine Naue)

 

“O melhor troféu são as amizades”

A categoria Master estreou neste ano na Copa Scherer 4×4 Carbon Free e reuniu as duplas mais experientes de Santa Catarina. A prova de Joaçaba foi vencida pelo piloto Leonir Paza, de Capinzal (SC), e pelo navegador Enedir da Silva Júnior, o Bolacha, de Chapecó (SC). No entanto, quem levantou a taça mais cobiçada da noite foi o piloto Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e o navegador Michael Masson, de Capinzal (SC).

“A festa de premiação e recepção em Joaçaba estavam fantásticas. A cada prova que vai se passando o Kako (Kassiano Kerber, diretor de prova) vem tentando se superar, fazendo provas mais gostosas de andar, com velocidades mais altas, pegadinhas e balaios. Espero que ano que vem a competição cresça ainda mais. O que não pode cair é o número de competidores. Cada um de nós tem que levar mais um amigo para que a Copa Scherer 4×4 Carbon Free fique cada vez mais forte”, comenta Bolacha.

 

Campeões 2018 Graduado (Crédito Aline Ben)

 

Apesar da disputa acirrada na categoria dos melhores competidores, o piloto campeão de 2018 ressaltou a oportunidade de reencontrar os amigos do off-road. “O que mais a gente tem que lembrar em tudo isso é a amizade, rever os amigos, a confraternização. Claro que todo mundo que vai lá quer andar bem, tentar tirar o primeiro lugar ou segundo, levar o troféu pra casa, mas o grande troféu são os amigos que a gente faz, o envolvimento da família, isso é o mais importante”, comenta Leandro.

Festa de pais e filhos em cinco pódios

A final da Copa Scherer 4×4 Carbon Free contou com a premiação da prova e também do campeonato. Com tantos prêmios para comemorar e com as famílias presentes na festa, a emoção tomou conta com cinco pódios com o primeiro lugar conquistado por duplas formadas por pais e filhos. A maior comemoração foi na Novato, onde a emoção pegou forte com a primeira vitória do piloto Roberto Spessatto ao lado do filho Samuel Spessatto, de apenas 13 anos. A dupla de Chapecó comemorou muito a vitória em Joaçaba.

 

Roberto e Samuel Spessatto (Crédito Aline Ben)

 

 

“Essa vitória supera todas as conquistas que tive nos meus rallys em toda minha vida. No total são 300 troféus, mas esse não tem como explicar. É meu filho, a emoção é bem diferente”, afirma Roberto. “A emoção foi muito grande, principalmente por estar ao lado do meu pai e por ter conquistado o primeiro lugar”, fala Samuel sobre a sua primeira vitória.

Já pela categoria Graduado, o piloto Everton Gratt, de Capinzal (SC), e o navegador Wesley Sari, de Ouro (SC), ganharam a prova em Joaçaba, mas a maior festa foi novamente de outra dupla formada por pai e filho. O piloto Elói Petry e o navegador Naor Petry comemoraram o campeonato em Joaçaba, na cidade da família. “É uma satisfação competir ao lado do meu filho. Temos uma parceria de 23 anos nesse esporte a motor, tanto no off-road como no velocidade no asfalto. É uma parceria de pai e filho que a gente não existe, é uma emoção muito grande”, afirma Elói.

Já pelas categorias Turismo e Jeep, o piloto Ari Tondin e o filho, o navegador André Tondin, foram os grandes campeões do ano. A dupla também venceu a prova de Joaçaba pela categoria Jeep. Na Turismo, a vitória na prova foi do piloto Edson Ziolkowski, de Fraiburgo (SC), e do navegador Luciano Pasqual, de Videira (SC).

 

Campeões 2018 Turismo e Jeep (Crédito Aline Ben)

 

“Competir ao lado do meu pai que me apresentou a esse esporte e me ensinou o caminho da vida não tem palavras, ainda mais quando ele havia parado de andar, consegui trazê-lo de volta ao esporte onde eu não tinha nenhuma experiência e contei com muita paciência dele nesses três anos. Chegar ao título em uma competição tão disputada como a Copa Scherer é muito emocionante, com meu pai então, é fantástico”, comenta André.

 

Campeões 2018 Novato (Crédito Karine Naue)

 

Já o campeonato da Novato foi vencido pelo piloto Fábio Francisco Dalpaz, de Rio do Sul (SC), e pelo navegador André Hackmann, de Piratuba (SC), que competiram com duplas diferentes. Fábio participou ao lado do navegador Deivid Giacometi, de Capinzal (SC), que ficou em segundo colocado na classificação geral. André competiu ao lado do piloto Juliano Matzenbacher, de Piratuba (SC), quinto colocado no campeonato. “Nesse ano conseguimos fazer todas as provas, e todas tiveram um alto nível técnico e duplas bem alinhadas, mas conseguimos evoluir a cada etapa. Ganhar o campeonato foi demais, muita emoção mesmo”, salienta Fábio.

Campeões Catarinenses 2018

 

Campeões Master 2018 (Crédito Aline Ben)

 

O evento também contou com o anúncio dos Campeões Catarinenses de Rally Regularidade 4×4 de 2018. Os pilotos e navegadores receberão os troféus em evento especial organizado pela Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) no início de 2019. A categoria Master foi vencida pelo piloto Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e pelo navegador Enedir da Silva Júnior, o Bolacha, de Chapecó (SC). Na Graduado os campeões foram Everton Gratt, de Capinzal (SC), e Wesley Sari, de Ouro (SC), e na Turismo o piloto Giovani de Mello, de Porto Alegre (RS), e o navegador Luciano Pasqual, de Videira (SC), conquistaram o primeiro lugar na classificação geral. Os campeões ainda recebem como prêmio a carteirinha da Fauesc para 2019.

 

Carro Roberto e Samuel Spessatto (Crédito Odaisa Bernardi)

 

Acompanhe a Copa Scherer!

Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4×4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2018

CAPINZAL* | 28 de abril
TANGARÁ | 23 de junho
PIRATUBA/IPIRA | 8 de setembro
JOAÇABA* | 17 de novembro

*Em 2018, as etapas de Capinzal e de Joaçaba foram válidas pelo Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4×4.

A Copa Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Fauesc, organização da West Eventos 4×4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Vale do Vinho, Piratuba/Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote e Monroe Amortecedores. O apoio local é de Hotel Joaçaba e Grupo Deycon Pegoraro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo