Com chuva, lama e neblina, rali Mitsubishi Motorsports abre temporada 2015

Podem participar os veículos 4x4 das linhas Pajero e L200
Podem participar os veículos 4×4 das linhas Pajero e L200

Foto Adriano Carrapato

Campos do Jordão (SP), 21 de março – A chuva, a lama e o piso liso marcaram a primeira etapa do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports neste sábado. A bordo dos veículos da marca dos três diamantes, a Nação 4×4 encarou diversos desafios e pode voltar das trilhas com muitas histórias para contar.

Largando do centro de Campos do Jordão, mais de 250 carros seguiram sentido São Bento do Sapucaí e cruzaram a divisa de Minas Gerais, chegando a Marmelópolis, Delfim Moreira, Brazópolis, Piranguçu e Wenceslau Braz. No caminho, muita adrenalina: curvas com piso escorregadio, bastante lama, além da neblina e uma garoa constante. Usando a tração 4×4 dos legítimos Mitsubishi, os competidores superaram os obstáculos e foram recebidos para o almoço e festa de premiação.

Campos do Jordão abriu a 21ª temporada do rali de regularidade
Campos do Jordão abriu a 21ª temporada do rali de regularidade

Foto David Santos Jr

Além das trilhas, amigos, famílias e casais veem em busca de diversão e um fim de semana diferente. “A gente começou em 2010 e meu marido corria ao lado de um amigo, que, em uma etapa do ano passado, não pode ir. Eu fui e, agora que estamos aposentados, pretendemos correr todas”, conta Leila Pimentel de Souza. Do Rio de Janeiro, eles competem a bordo de uma L200 Triton e são casados há 39 anos. “O principal objetivo é o espírito esportivo, é competir. Dá para se divertir”, conta o marido Sinésio Neves de Souza.

Trilhas úmidas desafiaram os competidores e seus Mitsubishi
Trilhas úmidas desafiaram os competidores e seus Mitsubishi

Foto Adriano Carrapato

Os estreantes Marcio Roberto Torres e Carolina Merisse trouxeram o filho Marcio, de 10 anos, para acompanhá-los na categoria Turismo Light. “Eu sempre tive vontade. Soube pela internet e nos inscrevi”, conta o piloto de uma L200. O mais animado da equipe era o ‘zequinha’: “Eu ajudo e tiro as fotos!”

Já o casal de Goiânia (GO) Ariel e Pamela Bueno da Fonseca aproveita os ralis para reviver a lua de mel. “Fugimos da rotina. Estamos há cinco anos juntos e deixamos nossa filhinha com os avós neste fim de semana”, conta o navegador, a bordo de um Pajero TR4. “Cada metro percorrido vale a pena. A estrutura que a Mitsubishi monta a gente não encontra em lugar nenhum. E as amizades não tem preço!” Eles levaram o troféu de melhor dupla mista na categoria Turismo, para quem tem experiência intermediária.

Famílias e amigos se divertiram no rali de regularidade
Famílias e amigos se divertiram no rali de regularidade

Foto Adriano Carrapato

Campeões da etapa
Na categoria Graduados, para duplas experientes, vitória dos irmãos Alfredo e Camilo Turcatto, de São Paulo (SP), a bordo de um Pajero Full. “A gente corre há mais de dez anos, mas tínhamos dado um tempo. Agora voltamos e o resultado foi muito legal”, conta o navegador. “Viemos focados, para competir. Começar o ano assim aumenta a nossa confiança”, completa o piloto.

Já na categoria Turismo, para intermediários, quem levou a melhor foi o casal Luiz Renato Rezende Lopes e Debora Avila de Carvalho, de Pouso Alegre (MG), a bordo de uma L200 Triton. “Começamos a correr rali para fazer programas junto com nossos filhos adolescentes. Hoje, quando entramos no carro, dá para esquecer um pouco o papel de marido e mulher. Viramos piloto e navegador”, conta Debora. “É um desafio, são novos amigos e há a possibilidade de ter contato com a natureza. Ganhar dá muito gás e uma responsabilidade ainda maior.”

Na categoria para iniciantes, Turismo Light, Leandro de Mendonça Thurler e Rodrigo Justen Vieira, de Rio das Ostras (RJ), venceram a bordo de um Pajero Dakar. “É uma emoção enorme. É nossa quinta etapa e agora conseguimos chegar ao primeiro lugar. Vale muito a pena. Quando chegamos das trilhas, senti que estávamos bem, mas não tínhamos a noção que daria para ganhar”, comemora o navegador. “Quero ir em todas as etapas desse ano!”

Trajetos da região receberam as duplas com lama e neblina em alguns pontos
Trajetos da região receberam as duplas com lama e neblina em alguns pontos

Foto David Santos Jr

Prêmios da temporada 2015
O piloto campeão da temporada na categoria Graduados levará uma viagem com acompanhante para o Hotel Nevados de Chillan, no Chile. Já o melhor navegador do campeonato ganhará uma viagem para duas pessoas para o chileno Hotel Valle Corralco. A dupla vencedora na categoria Turismo receberá como prêmio uma viagem para o Zorah Beach, em Trairí, no Ceará.

Calendário 2015
Mitsubishi Motorsports Sudeste*
09/05 – Tiradentes (MG)
30/05 – São José do Rio Preto (SP)
20/06 – Goiânia (GO)
04/07 – Curitiba (PR)
08/08 – Penedo (RJ)
22/08 – Vitória (ES)
07/11 – Joinville (SC)
28/11 – Ribeirão Preto (SP)
*Datas e locais sujeitos a alterações.

Mitsubishi Pró-Brasil – Ação Social
A Mitsubishi Motors, mais uma vez, realizou a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Nesta etapa, foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos, entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Campos do Jordão. Também foram arrecadados cobertores, destinados à Campanha do Agasalho.

MM Outdoor

Rapel na cachoeira de São Sebastião
Rapel na cachoeira de São Sebastião

Foto William Costa

Na largada, realizada no Centro de Eventos, as equipes receberam um mapa com mais de 800km² e uma lista de atividades. Coube aos times traçar a melhor estratégia e navegar usando bússolas e GPS – apenas para entrar na prova havia três opções de caminho. “O Mitsubishi Outdoor é muito divertido. Você faz amizades, conhece novos lugares… tem que ter espírito de aventura”, conta Eduardo Lopes, da equipe Promed, que corre há oito anos.

Cada equipe, formada por dois Mitsubishi e até dez pessoas, testou seus carros nas trilhas off-road que estavam molhadas e com muito barro. Os participantes ainda fizeram provas esportivas como mountain bike numa antiga linha de trem, rapel na cachoeira de São Sebastião e trekking em parte do caminho da fé, que leva à cidade de Aparecida, entre outras.

Prova de mountain bike
Prova de mountain bike

Foto Tom Papp

O desafio surpresa do dia foi a confecção de uma bússola usando rolha e agulha. Bem mais tecnológica, a prova “pau de selfie” pediu aos competidores que, com um longo bambu, fizessem uma foto da equipe – todos os integrantes e os dois carros deveriam aparecer! Essa atividade só valia quando postassem a imagem no Instagram usando a hashtag #MitRalis.

Campeões da etapa
Na categoria Fun, a equipe Coragem, a bordo de uma L200 Outdoor e um Pajero Full, subiu ao lugar mais alto do pódio. Com 10 pessoas, sendo seis mulheres e duas crianças – de 9 e 12 anos. “A gente se diverte ao lado da família. E conseguir esse resultado é muito bom”, celebra a chefe de equipe Gabriela Romero. Diógenes Valadares completa: “As meninas fazem a força!”

Já na categoria Extreme, vitória da Omelletes Sem Noção, também com uma L200 Outdoor e um Pajero Full. “Somos uma equipe de amigos e o principal objetivo é a diversão. Durante a prova ficamos todos focados, mas quando acaba é só festa”, conta Mauricio Marengoni. “Nós não somos atletas. A gente vem pela alegria. Nos divertimos na sexta, no sábado, no domingo”, completa Ricardo Perazatta. Com perucas coloridas, a equipe celebrou muito o lugar mais alto do pódio.

Famílias e amigos se reúnem para um dia em contato com a natureza
Famílias e amigos se reúnem para um dia em contato com a natureza

Foto Cadu Rolim

Sobre o Mitsubishi Outdoor
O rali que mescla trilhas off-road com atividades esportivas e culturais chega à 12ª temporada. Em 2015, serão seis etapas em diferentes cidades brasileiras, sempre com novas atividades e muita aventura.

Para participar, a inscrição, feita via site, não é cobrada: cada carro doa 30kg de alimentos não perecíveis e seis kits de higiene, que serão destinados a instituições da cidade.

Na largada de cada prova, as equipes, formadas por dois Mitsubishi 4×4, recebem uma lista de atividades e um mapa. Cabe aos participantes traçar a melhor estratégia para cumprir as provas e ganhar pontos. Na categoria Fun podem participar veículos das linhas ASX, Outlander, Pajero e L200; já na Extreme, apenas das linhas Pajero e L200, sempre com tração 4×4.

Calendário 2015 – Mitsubishi Outdoor*
04/07 – Curitiba (PR)
08/08 – Penedo (RJ)
22/08 – Vitória (ES)
07/11 – Joinville (SC)
28/11 – Ribeirão Preto (SP)
*Datas e locais sujeitos a alterações.

2 comentários em “Com chuva, lama e neblina, rali Mitsubishi Motorsports abre temporada 2015

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo