Baumgart/Andreotti vence a especial, mas liderança é de Varela/Gugelmin

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Baumgart/Andreotti vence a especial, mas liderança é de Varela/Gugelmin

Por Denise Duarte/Isabela Rios Webventure

Antes do início da sexta etapa, os pilotos da categoria carros tiveram 30 minutos para a manutenção dos veículos. Porém, isso foi feito no parque fechado, ou seja, sem apoio mecânico.
Quem levou a melhor nesta sexta-feira (07/08) foi a dupla Cristian Baumgart/Beco Andreotti, da equipe X Rally Team / NWM. Eles completaram a especial na frente, com o tempo de 1h58min39. Mesmo assim, a liderança ainda é da dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin. “Nós viemos acelerando e buscando em todas as especiais para subir na classificação geral e a cada dia seria uma prova diferente. Aceleramos forte desde o começo e não poupamos o carro em nenhum momento. Queríamos vir com esse espírito guerreiro para entrar entre os cinco na geral e agora estamos em terceiro, até melhor do que o esperado. Essa especial teve muito salto, foi bem lisa, dura, mas eu e o Beco temos o domínio nesse tipo de piso. A navegação foi precisa e viemos muito bem. Estamos contentes com mais uma dobradinha da equipe. Só vamos parar amanhã”, conta.
O piloto falou também sobre a competição, de uma forma geral. “Foi totalmente diferente do que ir para Nordeste, pois não tivemos muitos trechos de areia, mas sim muitos saltos e cascalho. A quinta etapa para mim foi a mais espetacular”, completa Cristian Baumgart.

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Gustavo Gugelmin e reinaldo Varela vão em busca do título. Foto: Sanderson Pereira

Segundo Beco Andreotti, o navegador da dupla, a missão era de buscar o título para a equipe. “Infelizmente a quebra de uma peça boba no começo do rally nos tirou dessa briga. Então nos restou vencer algumas especiais e aproveitar o Sertões para conhecer melhor o carro e acertar a navegação. É uma pena, mas ano que vem tem mais e uma hora vamos conseguir esse título tão desejado”, fala.
Já a segunda colocação da prova foi do piloto Marcos Baumgart, que corre ao lado do navegador Kleber Cincea. A dupla, que também representa a equipe X Rally Team / NWM, concluiu a especial em 2h03min55. “Ainda temos o último dia e a esperança é a última que morre. Estamos com a energia boa e fatalidades acontecem como no primeiro dia. Mas viemos buscando dia a dia com dobradinhas, além de algumas vitórias em especiais”, enfatiza.
A dupla direciona o foco para a sétima e última etapa do rali. Para o piloto, o trabalho em equipe é fundamental. “Vamos trabalhar, porque amanhã tem mais. As pessoas que estão na equipe são escolhidas a dedo e querem realmente estar aqui. Tem gente que acha que o Sertões é brincadeira, mas o pessoal dá o sangue por isso aqui. Os mecânicos são muito competentes e somos uma verdadeira família. A gente quer sempre buscar o melhor, é muito difícil e temos conseguido com muito sacrifício, suor e amor pelo esporte”, conta Marcos Baumgart.
O piloto Sylvio Barros e o navegador Rogerio Almeida, da equipe Mitsubishi Ralliart Brasil, finalizaram a etapa maratona na terceira colocação, com o tempo de 2h08min05.

Hilux de Varela/Gugelmin em pleno ar no Sertões Foto Sanderson Pereira
Hilux de Varela/Gugelmin em pleno ar no Sertões Foto Sanderson Pereira

UTVs: Sperancini e Roldan estão a um passo do título no Sertões

Com regularidade ao longo das etapas, o piloto Bruno Sperancini e o navegador Lourival Roldan, da equipe Prominas Racing, seguem na liderança da categoria UTVs. Até esta sexta etapa, eles tiveram uma única vitória, mas terminaram as outras especiais entre os cinco melhores.
Nesta parte final da etapa maratona, a dupla fez o percurso em 2h20min03, ficando com a quinta colocação. “Hoje a especial foi um pouco diferente, no meio do canavial com piso duro e muita erosão. Tínhamos uma boa vantagem e fizemos uso dela. Fomos muito cautelosos, fazendo as curvas e lombas devagar e a diferença se manteve”, conta Bruno Sperancini. Ele conta ainda que a estratégia para amanhã não está definida. “Se quebrar uma roda ou outra coisa perde-se muito tempo consertando. Mas, quem abriu vantagem lá em Goiânia se deu melhor e não adianta tentar tirar agora. Eu tenho a vantagem do tempo”, completa.

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Sperancini e Roldan lideram a categoria UTVs. Foto: Victor Eleuterio/Webventure

Já a dupla Andre Sawaya/Daniel Spolidorio foi a vitoriosa, com o tempo de 2h17min47. “Tivemos muito equilíbrio nos UTVs. Com pouca variação de investimento, os resultados são mais pelas estratégias e como os pilotos dirigem do que em termos de equipamento”, diz Andre Sawaya. O piloto da Bike Box conta que a prova foi muito de alta. “Com cotovelos nos canaviais, muita navegação e radares. Como não estamos mais na briga pelo título, soltamos mesmo e aceleramos. O equipamento não estava 100%, largamos com o motor meio falhando e o carro meio desalinhado”, afirma.
Em segundo, ficou o piloto Jose Helio e o navegador Edmilson Camargo, da equipe Zé e os Caras. Eles fizeram a especial em 2h19min06. “Hoje foi a conclusão da etapa maratona, cheguei com o carro inteiro. Perdi um pouco de tempo, pois a especial era pesada de areia e tirei o pé para não ficar sem combustível e chegar. Chegamos bem e agora vamos rumo a Foz. Esse ano pela primeira vez o Sertões foi para baixo do mapa e foi um rally nota dez”, fala.
Jose Helio ainda comenta sobre o crescimento da categoria UTVs. “É disparada a que mais cresce no rally do Brasil e ainda tem bastante para crescer. Em todas as etapas do Campeonato Brasileiro foi a categoria com maior numero de inscritos. Com isso, a tecnologia aumenta e o nível também. Acredito que nos próximos dois ou três anos a categoria vai crescer muito”, finaliza.
Com o tempo de 2h19min48, o terceiro lugar ficou com a dupla Rodrigo Varela/Joao Arena, que corre pela equipe Divino Fogão Rally Team.

Em busca do bicampeonato: Marcelo Medeiros aposta em prova sem erros

Com informações de Isabela Rios, direto de Umuarama (PR)
A segunda parte da etapa maratona foi vencida pelo piloto Marcelo Medeiros, que terminou a especial com o tempo de 2h28min37. Segundo ele, a prova exigiu bastante atenção no percurso. “Começou bem diferente das outras etapas, com muita navegação e uma referência atrás da outra. Parecia que era tudo a mesma coisa nos canaviais. Mas fui bem, não errei nada e consegui chegar até Umuarama sem problemas”, afirma.
No total, já foram disputadas seis etapas do Rally, sendo que o piloto Marcelo Medeiros levou a melhor em cinco delas. Com o desempenho positivo, ele lidera a categoria quadriciclos e agora vai em busca de seu segundo título. “Para amanhã, vamos revisar todo o quadriciclo e largar sem errar para chegar bem. A fórmula é treinar bastante, pois há mais de um ano estou treinando e testando o equipamento para chegar bem até aqui”, diz o piloto da equipe Taguatur Racing.

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Marcelo Medeiros vai em busca do segundo título na categoria. Foto: Victor Eleuterio

Para o piloto Pedro Costa, a prova foi complicada, afinal ele teve que lidar com um acidente já no final da etapa. O representante da equipe QuaTrilha do Cerrado Rally Team deu a volta por cima e terminou na segunda posição, com o tempo de 2h36min41.
“Agora só quero chegar em Foz. Estou meio doído, danificou um pouco o quadriciclo, então não dá para forçar muito mais. Faltando sete quilômetros para terminar a especial, sofri um acidente. Numa curva do canavial tinha uma lombada, subi e o quadriciclo espalhou. Capotei umas duas ou três vezes, mas por sorte dois amigos me ajudaram a desvirar o quadriciclo e voltar para a especial. Os primeiros 70 quilômetros foram de muita navegação, mas depois voltou ao normal do Sertões”, conta Pedro Costa.
Com o tempo de 2h49min18, Geison Belmont alcançou a terceira posição na penúltima etapa da competição. O piloto corre pela equipe Meikon Rally Team.

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