Fotos Webventure
Depois de vencer a terceira em cinco especiais disputadas, Varela e Gugelmin assumem a vice-liderança. Nos caminhões, o trio Piano/Mendes/Sales amplia vantagem na liderança
28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
Deslocamento inicial: 223,57 km
Trecho especial: 335,98 km
Deslocamento final: 85,89 km
Total do dia: 645,44 km
Depois de uma especial tão difícil na quarta-feira (dia 27), os competidores da 22ª edição do Rally dos Sertões temiam por um dia ainda pior nesta quinta (28), quando foi disputada a primeira fase da etapa maratona (onde ao final não poderão receber auxílio mecânico externo). A etapa mais longa do rali, com 645 km no total, sendo 335,98 km de trecho cronometrado, no entanto, acabou fazendo poucas “vítimas”, mas exigiu atenção redobrada com muitas mudanças de piso, serra, trechos sinuosos, trechos mais rápidos, lombas e mata-burros.
Quarenta e um carros largaram pela manhã, saindo de São Francisco rumo à Diamantina, ambas cidades mineiras. Pela terceira vez na edição, a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão Rally Team / Overdrive) venceu uma especial no geral e na categoria T1 FIA e vem se aproximando dos líderes no acumulado Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi Petrobras), que completaram a maratona em terceiro, a 2min57s de Varela e Gugelmin.
Cristian Baumgart e Beco Andreotti (X Rally Team / NWM) ficaram em segundo no dia, mas caíram uma posição no geral, atrás agora de Varela/Gugelmin e a 4min24s dos líderes da equipe Mitsubishi Petrobras.
Varela, que completou a especial em 4h25min11s, relatou as dificuldades para ultrapassar alguns quadriciclos e UTVs durante a disputa. “Hoje para passar as motos, UTVs e quads foi um sufoco o tempo inteiro. O novo dispositivo de ultrapassagem não tem funcionado, então acho que vai ser assim o rali inteiro. O carro chegou sem problema nenhum, então vamos pra cima amanhã”, comentou o campeão do Sertões na edição de 2000.
Spinelli também contou que perdeu tempo atrás de um quadriciclo. “Foi tudo bem hoje, dentro do planejado, controlando o tempo do (Reinaldo) Varela, mantendo ele no visual, com uns 30 segundos de diferença. Faltando 21 km, fomos extremamente atrapalhados por um UTV, que não ouviu o chamado de rádio, não ouviu o aparelho de ultrapassagem. Seguimos ele até o fim da especial e, para nossa surpresa, era o Rodrigo Varela, filho do Reinaldo. Não concordamos com essa atitude e entramos com o protesto para a organização rever a situação como um todo, já que passamos quase 300 km controlando o tempo dele e perdemos três minutos em 20 km. Independentemente disso, a gente continua quatro minutos na frente e vamos fazer, mais do que nunca, o possível e o impossível para ganhar esse rali. Faltam dois dias difíceis, mas vamos nos esforçar para manter essa liderança”, destacou Spinelli que junto com o navegador Haddad têm o tempo total de 13h38min36s.
Já Cristian Baumgart acredita que não fosse um pneu furado teria conseguido vencer sua primeira especial neste rali. “O carro está super bem, só tivemos um pneu furado logo no começo. A gente veio num ritmo muito forte, bem agressivo. A gente ia fazer o primeiro tempo, mas com o problema do pneu acabamos ficando em segundo. Fizemos a troca em menos de dois minutos, foi excelente. Foi um trecho muito bacana, com muita erosão, muitos trechos de alta, bastante rio e uma diversificação de pisos. Foi bem legal, uma pena que está acabando. Só faltam dois dias e a gente queria acelerar ainda mais”, disse.
Já a outra dupla da T1 FIA, Marcos Baumgart e Kleber Cincea (X Rally Team / NWM), teve um dia difícil, com a quebra do eixo-piloto do câmbio e não completou no tempo máximo (7 horas), caindo na classificação geral e, praticamente, saindo da briga pelo título.
“Ouvi um barulho e aí, quando engatava da terceira para a quarta, sentimos só o giro do motor subindo, sem transmitir força para as rodas. Paramos o carro, com o motor funcionando, e detectamos o problema. Fora isso não havia nada de errado, mas o problema não permitia que o carro sequer saísse do lugar”, lamentou Marcos. “Uma pena, porque estávamos nos aproximando dos líderes e nosso ritmo era excelente”, destacou.
Nos carros, além da T1 FIA, também são disputadas as categorias Protótipos T1, Pró Brasil, Super Production, Production T2 e Production T2/TR4.
Na Protótipos T1, a dupla João Franciosi /Rafael Capoani (Mitsubishi Petrobras) ficou em quarto no geral e venceu novamente na categoria, que lidera com 14h37min08s.
Na Pró Brasil, Luiz Facco e Humberto Piauí (Acelera Siriema) venceram a segunda especial seguida, mas José Jorley do Amaral/Maykel Justo (MEM Motorsport) está na frente no acumulado (15h04min39s).
Na Super Production, Glauber Fontoura e Minae Miyauti (Mitsubishi Ralliart Brasil), que haviam sido superados na especial de quarta-feira por Regis Braga e Kika Braga (Bahia Rally), voltaram a vencer e seguem tranquilos na liderança da categoria (15h16min59s). Foi a quarta vitória nas cinco especiais até aqui.
Na Production T2, Wagner Roncon/Joselito Melo Jr. (Dudu Rally Team) venceram a terceira e assumiram a liderança (16h46min57s).
Caminhões: Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales amplia vantagem
Como ocorrido na etapa de quarta-feira, nesta quinta a especial para os caminhões também foi reduzida, com a disputa de 141,7 km. Novamente o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Racing Trucks / Território Motorsport) chegou na frente, com o tempo de 2h04min27s, e segue sem dar chances aos adversários.
Felicio Bragante/Ricardo Costa/Paco Corder (Asa Aluminio Rally Team) terminou em segundo e Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert (Mobil Delvac Salvini Racing) ficou em terceiro.
No geral, o time Ford Racing Trucks lidera com 10h35min29s, mais de 1h10min de vantagem para os vice-líderes Bragante/Costa/Corder.
“Foi um pouco mais difícil do que imaginávamos. Já estamos com uma estratégia de poupar equipamento e se vacilasse seria complicado. Agora amanhã é só terminar e depois a última etapa. Vamos administrar. Claro que o rali só acaba quando colocar o carro no parque fechado lá em Belo Horizonte”, salientou o hexacampeão Piano, que pilota um Ford F4000 4×4.
Sexta Etapa: Diamantina (MG) / Diamantina (MG)
Nesta sexta-feira (29), os competidores do Rally dos Sertões disputam o penúltimo dia da prova. Será um “laço”, com largada e chegada em Diamantina. Depois de dois dias seguidos muito puxados, a sexta etapa será menor e terá o total de 204,29 km (0 km de deslocamento inicial, 178,87 km de especial e 25,42 km no deslocamento final).
“Como ainda estaremos dentro da ‘Maratona’, a especial começa na saída do parque fechado. Os participantes terão uma zona de radar inicial de 19 km. É, sem dúvida, uma das mais belas e completas especiais. Seguimos por trechos estreitos de uma antiga ferrovia, com muitas pedras, erosões e muita navegação. A prova fica mais rápida com estradas de média velocidade. Teremos nesta etapa duas zonas de radar. A prova segue bem travada subindo uma serra com muitas curvas erosões, pedras, travessia de rios e um visual fantástico. O último quarto da prova é mais rápido em estradas de piçarra e cascalho, predominando estes pisos até o final da especial”, revela Eduardo Sachs, diretor técnico do Rally dos Sertões.
Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três são sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições.
Além de carros e caminhões, o Sertões também tem as disputas das categorias motos, quadriciclos e UTVS. São sete etapas até a chegada no dia 30 em Belo Horizonte e mais de 2,6 mil km percorridos. A prova conta com 197 competidores no total e pilotos de seis países, além do Brasil: Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal e Reino Unido. Nas categorias motos e quads, o Sertões também é válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Os melhores na 5ª Etapa (resultado extraoficial):
Carros
Geral
1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 04h25min11s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 04h26min30s
3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h28min09s
4 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h47min10s
5 #320 SYLVIO BARROS NETO/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 04h49min56
6 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 04h52min36s
7 #322 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES (MEM – BULL SERTOES) 04h55min38s
8 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 04h58min22s
9 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 05h04min09s
10 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 05h13min51s
T1 FIA
1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 04h25min11s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 04h26min30s
3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h28min09s
Protótipos T1
1 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h47min10s
2 #320 SYLVIO BARROS NETO/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 04h49min56
3 #322 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES (MEM – BULL SERTOES) 04h55min38s
Pró Brasil
1 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 04h52min36s
2 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 04h58min22s
3 #303 JOSE NOGUEIRA/ALYSON ANTUNES (MANDACARU RALLY TEAM) 05h28min42s
Super Production
1 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 05h04min09s
2 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 05h23min38s
3 #342 BARTOLOMEU NUNESÂ/LUIZ POLI 06h19min48s
Production T2
1 #318 WAGNER RONCON/JOSELITO MELO JR. (DUDU RALLY TEAM) 05h30min34s
2 #357 NADIMIR OLIVEIRA/RICARDO SILVA (MAINHA RACING) 05h38min56s
3 #354 VILSON THOMAS/WILLIAM THOMAS (MAINHA RACING) 05h42min18s
Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 2h04min27s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 2h12min46s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 2h13min55s
Acumulado, após cinco etapas:
Carros
Geral
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 13h38min36s
2 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 13h42min40s
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 13h43min00s
4 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 14h37min08s
5 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 15h04min39s
6 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 15h06min23s
7 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 15h16min59s
8 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 15h53min04s
9 #309 JOSE SAWAYA/MARCELO HASEYAMA (S2 RALLY TEAM) 16h06min23s
10#326 RODRIGO TERPINS/FABRICIO BIANCHINI (MEM – BULL SERTÕES) 16h13min34s
T1 FIA
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 13h38min36s
2 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 13h42min40s
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 13h43min00s
Protótipo T1
1 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 14h37min08s
2 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 15h06min23s
3#326 RODRIGO TERPINS/FABRICIO BIANCHINI (MEM – BULL SERTÕES) 16h13min34s
Pró Brasil
1 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 15h04min39s
2 #309 JOSE SAWAYA/MARCELO HASEYAMA (S2 RALLY) 16h06min23s
3 #304 ROBERTO CORREIA/FLAVIO FRANCA (PROMACCHINA RALLY) 16h18min45s
Super Production
1 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 15h16min59s
2 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 15h53min04s
3 #342 BARTOLOMEU NUNESÂ/LUIZ POLI 45h39min29s
Production T2
1 #318 WAGNER RONCON/JOSELITO MELO JR. (DUDU RALLY TEAM) 16h46min57s
2 #354 VILSON THOMAS/WILLIAM THOMAS (MAINHA RACING) 16h48min22s
3 #357 NADIMIR OLIVEIRA/RICARDO SILVA (MAINHA RACING) 16h58min38s
Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 10h35min29s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 11h46min00s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 13h38min05s