Uma Pajero raçuda e para a família
Essa Mitsubishi Pajero Dakar 2009 recebeu uma customização fina na Oficina 4WG.
Confira o estilo, as especificações e todo o vigor desse belo off-road!
Texto e Fotos James Garcia
Essa belíssima Pajero Dakar 2009 pertence a Fernando e Mônica Graton, casal paulistano que encontrou no off-road, muito mais que hobby; um estilo de vida. Desde que começaram a praticar fora de estrada, já se foram 10 anos, e nesse período a marca japonesa dos três diamantes sempre esteve presente em sua história.
“Tive outros Mitsubishi e além da Dakar, tenho um Pajero GLX 97, preparado para trilhas”, comentou Fernando. “A Pajero nos dá tudo que precisamos: desempenho, conforto e espaço para 7 pessoas, pois levamos sempre nossos dois filhos ((Gabriel e Davi) e mais três sobrinhos”, lembrou Mônica.
Muito bom notar o número cada vez maior de famílias que dividem e praticam uma atividade comum, comprovando que o off-road é sim, uma atividade que tem na confraternização pessoal, um de seus grandes apelos.
Além da família de sangue, Fernando fez questão de lembrar do grupo que faz parte, segundo ele a sua família off-road; o “Bodes da Lama”.
Fernando levou um ano até encontrar o carro exato: diesel, sete lugares e câmbio manual. “Sou da escola de que pilotagem real é feita com trocas de marchas manuais. Gosto de sentir o carro nas mãos”, comentou.
Quando esteve na Colômbia há alguns anos, Fernando conheceu uma versão local da Dakar já preparada para uso mais radical e denominada Off-Road. Foi esse modelo em questão que inspirou o projeto do seu carro.
Essa Dakar 2009 recebeu uma customização personalizada na oficina 4WG, de São Paulo e o resultado do trabalho é esse visto nas imagens da matéria.
Para começar, o veículo ganhou lift de suspensão de 2.1/2”, fabricado pela 4WG e que trabalha em conjunto com amortecedores offshox.
Nas rodas originais de 17” (pintadas de preto, com o logo da marca em vermelho no centro), foram instalados pneus Mud de 33” x 12,5 x 17”.
Segundo Fernando (um conhecedor e praticamente de mecânica automotiva), com essas alterações, a Dakar subiu cerca de 13 centímetros em relação a versão de fábrica. Sem perder nada da estabilidade, segurança e dirigibilidade.
O motor teve a injeção eletrônica remapeada com chip da Reiko, em nível 1, e foi de 165 para 245 cavalos (80 cavalos a mais!) e o torque foi elevado de 38,1 kgfm para 54,5 kgfm (16,4 kgfm extras!!).
Depois desse super upgrade, o consumo médio em estrada, fica na casa dos 12 km/litro, a uma velocidade média de 110 km/h. Obviamente se o pedal for exigido, essa média vai cair na mesma proporção da velocidade atingida.
O guincho elétrico de 12.000 libras, instalado de forma harmoniosa na dianteira, foi fixado em uma plataforma mais baixa e acondicionado em um bumper, ambas peças fabricadas pela empresa ADX, especializada em peças e acessórios Mitsubishi.
“Colocamos o guincho dessa forma, mais embutido, para não termos problemas quando cruzarmos a fronteira do Brasil com outros países, onde ter um guincho exposto é proibido”, informou o proprietário.
Para finalizar o projeto de customização, a Dakar ganhou um “envelopamento” de alta qualidade, seguindo o mesmo padrão de cor original do veículo, porém com um acabamento fosco, que em contraste com as rodas, pintadas de preto, e com os logos seguindo o padrão vermelho original, conferiram beleza, equilíbrio e identidade ao 4×4.
Perguntado sobre quais seriam os próximos planos com a Dakar, o casal informou que já tem agendado para julho. Uma trip para Bonito, MS, Foz do Iguaçú, PR e Serra do Rio do Rastro, SC.
Três lugares fabulosos escolhidos por Monica. Que ótima maneira de fazer a estreia dessa Pajero!
Quer saber mais sobre esse e outros projetos especiais? www.4wg.com.br
Paulo Paulo A. Teixeira Woycicki Charles Beltrame
Bruno Xavier
Ficou violenta eim hahahaha
Renan Rosa
Iô Galvão
Ficou top…
parabens ficou top
Pronto pra tudo
Muito bom gosto, ficou linda a Pajero, arrojada, parabéns.
Darlan Honório
Show de bola! Isis Cavalheri
Top mor, vai querer uma dessa pra nossa familia?
Com certeza!
Fechou!
Olha esse também Kleber Crespo
Vale o investimento!!! O carro já é top, com esse up!!!! Divirtam-se!!!!
As proteções inferiores também foram customizadas?
Nossa Adorei ficou super legal, parabéns!!!
Que bacana, ótimo para os passeios!
Muito legal a matéria! Parabéns Fernando, Parabéns Monica… De fato o contexto geral ficou muito mais legal pela paixão de vcs pelo Off-Road!
Me desculpe a indiscrição, mas qual foi o seu gasto por modificações na sua máquina? ??
Show
Samuel Daymeson Linhares Remison Machado de Araujo
Olha essa Edelcio Juninho
Aí sim eim!!!
Sem comentários! !!!
Carine Brasil
Show!!!!
Agora sim heim…. vou continuar sem comprar…. pq não tem trabalho…
Gabriel Costa
Tenho uma Dakar igual a essa. Fica muito caro para custodiar?
Olá Helton, para ter uma resposta mais precisa, entre em contato com a 4WG: http://www.4wheelgarage.com.br Rua Elisa da Silveira, 10 Saúde – São Paulo – SP esquina com Av. Miguel Estefano, a 30m da Av. Ricardo Jafet (11) 4564-1979 / 7796-5973 ID 111*63003
Vilson Gernhardt
Felipe Ramos
Top hein, curti muito, brutal, ano 2009
Vou fazer isso na minha Dakar
Geferson Bruno sente a pressão negada
Olha essa Gustavo Bezerra!!!
É casca grossa!!!
Prima da tua!
Será mais uma chaleirinha da vida ?????
essa e nave
Eduardo Candido
quero uma!
Uauuuu!! Show