Uma Pajero raçuda e para a família

Uma Pajero raçuda e para a família

 

IMG_20160610_152029696_HDR

 

 

Essa Mitsubishi Pajero Dakar 2009 recebeu uma customização fina na Oficina 4WG.

Confira o estilo, as especificações e todo o vigor desse belo off-road!

Texto e Fotos James Garcia

 

 

 

IMG_20160610_152505168

 

 

 

 

 

IMG_20160610_154042160

 

 

 

Essa belíssima Pajero Dakar 2009 pertence a Fernando e Mônica Graton, casal paulistano que encontrou no off-road, muito mais que hobby; um estilo de vida. Desde que começaram a praticar fora de estrada, já se foram 10 anos, e nesse período a marca japonesa dos três diamantes sempre esteve presente em sua história.

 

Fernando, Mônica e os filhos Gabriel e Davi. Família unida pelo 4x4
Fernando, Mônica e os filhos Gabriel e Davi. Família 4×4!

 

“Tive outros Mitsubishi e além da Dakar, tenho um Pajero GLX 97, preparado para trilhas”, comentou Fernando. “A Pajero nos dá tudo que precisamos: desempenho, conforto e espaço para 7 pessoas, pois levamos sempre nossos dois filhos ((Gabriel e Davi) e mais três sobrinhos”, lembrou Mônica.

Muito bom notar o número cada vez maior de famílias que dividem e praticam uma atividade comum, comprovando que o off-road é sim, uma atividade que tem na confraternização pessoal, um de seus grandes apelos.

Além da família de sangue, Fernando fez questão de lembrar do grupo que faz parte, segundo ele a sua família off-road; o “Bodes da Lama”.

 

Visual arrojado, demonstra robustez e bom gosto
Visual arrojado, demonstra robustez e bom gosto

 

 

Fernando levou um ano até encontrar o carro exato: diesel, sete lugares e câmbio manual. “Sou da escola de que pilotagem real é feita com trocas de marchas manuais. Gosto de sentir o carro nas mãos”, comentou.

Quando esteve na Colômbia há alguns anos, Fernando conheceu uma versão local da Dakar já preparada para uso mais radical e denominada Off-Road. Foi esse modelo em questão que inspirou o projeto do seu carro.

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Bom espaço interno e ótimo nível de conforto na frente

 

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E atrás, pois o off-road aqui é para toda a família

 

 

Essa Dakar 2009 recebeu uma customização personalizada na oficina 4WG, de São Paulo e o resultado do trabalho é esse visto nas imagens da matéria.

Para começar, o veículo ganhou lift de suspensão de 2.1/2”, fabricado pela 4WG e que trabalha em conjunto com amortecedores offshox.

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Lift de suspensão de 2.1/2 “

 

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Amortecedores especiais Offshox

 

 

Nas rodas originais de 17” (pintadas de preto, com o logo da marca em vermelho no centro), foram instalados pneus Mud de 33” x 12,5 x 17”.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Rodas pintadas de preto e pneus MUD de 33″ mudam o visual do veículo

 

Segundo Fernando (um conhecedor e praticamente de mecânica automotiva), com essas alterações, a Dakar subiu cerca de 13 centímetros em relação a versão de fábrica. Sem perder nada da estabilidade, segurança e dirigibilidade.

 

O motor diesel foi de 165 para 245 cavalos (80 cavalos a mais!) e o torque foi elevado de 38,1 kgfm para 54,5 kgfm (16,4 kgfm extras!!).
O motor diesel foi de 165 para 245 cavalos (80 cavalos a mais!) e o torque foi elevado de 38,1 kgfm para 54,5 kgfm (16,4 kgfm extras!!).

 

 

O motor teve a injeção eletrônica remapeada com chip da Reiko, em nível 1, e foi de 165 para 245 cavalos (80 cavalos a mais!) e o torque foi elevado de 38,1 kgfm para 54,5 kgfm (16,4 kgfm extras!!).

Depois desse super upgrade, o consumo médio em estrada, fica na casa dos 12 km/litro, a uma velocidade média de 110 km/h. Obviamente se o pedal for exigido, essa média vai cair na mesma proporção da velocidade atingida.

 

IMG_20160610_152144347

 

 

O guincho elétrico de 12.000 libras, instalado de forma harmoniosa na dianteira, foi fixado em uma plataforma mais baixa e acondicionado em um bumper, ambas peças fabricadas pela empresa ADX, especializada em peças e acessórios Mitsubishi.

 

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Guincho embutido com berço e bumper da ADX. Finalização visual de muito bom gosto

 

“Colocamos o guincho dessa forma, mais embutido, para não termos problemas quando cruzarmos a fronteira do Brasil com outros países, onde ter um guincho exposto é proibido”, informou o proprietário.

 

IMG_20160610_152526340

 

Para finalizar o projeto de customização, a Dakar ganhou um “envelopamento” de alta qualidade, seguindo o mesmo padrão de cor original do veículo, porém com um acabamento fosco, que em contraste com as rodas, pintadas de preto, e com os logos seguindo o padrão vermelho original, conferiram beleza, equilíbrio e identidade ao 4×4.

 

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O “envelopamento” fosco combinou com os pequenos detalhes em vermelho

 

Perguntado sobre quais seriam os próximos planos com a Dakar, o casal informou que já tem agendado para julho. Uma trip para Bonito, MS, Foz do Iguaçú, PR e Serra do Rio do Rastro, SC.

 

IMG_20160610_152130582

 

Três lugares fabulosos escolhidos por Monica. Que ótima maneira de fazer a estreia dessa Pajero!

 

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Fernando e Mônica: casal unido também no off-road

 

Quer saber mais sobre esse e outros projetos especiais? www.4wg.com.br

 

4wheel 300x600px banner site

 

45 comentários em “Uma Pajero raçuda e para a família

  1. Muito legal a matéria! Parabéns Fernando, Parabéns Monica… De fato o contexto geral ficou muito mais legal pela paixão de vcs pelo Off-Road!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo