Desafio Cantareira 2015 – Resgatando a tradição!
Realização e Informações Equipe Rota 4×4 – Fotos Salete Santos e Luciane Lelis Camargo
Depois de 10 anos sem fazer os famosos “Raids da Cantareira”, os integrantes da equipe ROTA 4×4, amigos e clientes da oficina de mesmo nome, situada na zona norte de São Paulo, decidiram resgatar a tradição de forma inusitada: elaboraram um desafio em duplas, numa corrida contra o tempo, percorrendo as trilhas mais difíceis da Serra da Cantareira, SP, além de um passeio radical, projetado para amantes de aventuras, juntando em um único local, mais de 100 veículos off road.
O ponto alto do evento foi o desafio, que juntou figuras bem conhecidas no meio, disputando o lugar mais alto do pódio.
Após manterem sigilo absoluto da forma como a prova seria, bem como a largada e as 4 trilhas denominadas de Especiais, 20 duplas, vindas de várias cidades do Brasil, partiram para completar o percurso em 8 horas de prova. Duas trilhas pesadas com atoleiros e subidas fortes diversas, e outras duas, com erosões grandes em subida, fizeram com que as duplas tivessem bastante trabalho.
Veículos, pilotos, zequinhas e seus equipamentos, foram testados ao extremo. Estratégia também contou muito. Diversão absoluta para quem gosta de desafio radical.
“Para quem pensou que a prova teria apenas a famosa trilha do Pinheirinho, chamada de Especial 1, se enganou. Até mesmo quem conhecia a trilha se atrapalhou com os laços criados pela organização” disse Francesco Carbone, um dos organizadores e membro da equipe.
“O ponto alto da prova foi a especial 4, conhecida como Javan , onde vários competidores tiveram enorme dificuldades em completar, sendo a responsável por definir os vencedores.” Finalizou o diretor de prova, Jorge Delmanto.
Após 8 horas contínuas de prova, as duplas finalmente regressaram o ponto de encontro, para o merecido jantar e premiação. Das 20 equipes, apenas 4 completaram o percurso total, mostrando o altíssimo grau de dificuldade das trilhas eleitas.
Foram elas, em ordem de premiação:
1º – Equipe Willys
Pilotos: Ramiro Eli e Luiz Silva
Zecas: Marcelo Neves e Guto Salawaia
2º – Equipe Torque 4
Pilotos : Marcos Nocoletti e Daniel Serto
Zecas: Gustavo Nocoletti e Marcos Loesche
3º – Equipe Fat Brothers
Pilotos: Bruno Cubiaco e Wagner Xavier
Zecas: Pompilio Nunes e Rodrigo Xavier
4º – Equipe JK Brasil
Pilotos: Marcelo Morceli e Pedro Crescenti
Zecas: Marcelo Juliani e Herique Ferreira
Não perca na próxima edição da Revista 4×4 Digital, muito mais Desafio da Cantareira!
Serra da cantareira. Meu pai tinha um terreno aí perto. Bem perto.