Diamantes em formação…
Por James Garcia Fotos Arquivo Pessoal/Divulgação
A Mitsubishi começou sua história em 1917 (97 anos!), quando lançou o Modelo A, o primeiro automóvel de passageiros produzido em série no Japão. No início os carros eram produzidos pela divisão de navios e aviões bélicos da marca, na época o maior conglomerado industrial e o maior fornecedor das forças armadas japonesas.
Modelo A, o início de tudo
Em 1918, a Mitsubishi produziu o seu primeiro caminhão, o protótipo T1.
Caminhão T1
Na década de 30, a marca investiu pesado no desenvolvimento de novos produtos, para suprir o crescente mercado interno. O primeiro desses novos projetos foi o PX 33 4WD, um carro de passeio equipado com tração 4×4.
Em 1990 a marca fez uma homenagem ao veterano, confeccionando uma carroceria do clássico veículo, mas com a mecânica de uma super Pajero, para competir no Rally Dakar daquele ano
O PX 33 4WD, em 1934!
E a versão 1990, carroceria clássica sobre a mecânica de uma Pajero
Caminhão Type 94 – nicho de mercado sempre explorado pela marca
Todos sabem que o Japão ficou completamente arrasado após o fim da II Guerra Mundial, em 1945.
Os principais investimentos foram em caminhões e ônibus, que rodavam com gasolina ou combustíveis alternativos. Em 46, surgiu o Mizushima “Silver Pigeron”, veículo pequeno, econômico e leve, de estrutura modular, com três rodas, feito para transporte de cargas. Uma versão mais moderna foi lançada em 1959, com o nome de Leo
Mizushima 1946
Leo 1959
A marca continuou crescendo nos anos 60, até que em 1970 a divisão de veículos a motor se tornou independente, recebendo o nome que tem até hoje: Mitsubishi Motors Corporation ou MMC.
Nessa década, modelos como o Colt e o Lancer, que começaram a ganhar destaque nas pistas de rally de todo o mundo.
Colt 1500 SS, fabricado a partir de 1969
Lancer 1600 GSRm de 1972, consolidação da marca como campeã de rallies