7 de abril de 2021
Qual a melhor marca? Jipe, picape ou suv? Motor diesel ou gasolina? Original ou modificado? Nada disso é mais importante do que definir quais são as suas necessidades reais, no momento de escolher seu 4×4
Ultimamente venho recebendo um número expressivo de dúvidas, que ocorrem no momento de escolher um 4×4 e percebo algo comum: as pessoas escolhem um veículo pelo aspecto visual, encantamento, influência de um grupo, de uma peça de publicidade ou simplesmente por ver aquele carro na rua e se identificar. Aquela coisa da “imagem é tudo”, sabem como é? E esquecem de priorizar suas necessidades, para saber qual será o melhor 4×4 para o seu uso.
Antigo ou novo, todos tem seus prós e contras. Foto Divulgação
Escolher um carro é muito parecido com escolher uma roupa ou acessório pessoal. Pergunte-se: ele será realmente útil para mim? vou usá-lo todos os dias? Vou viajar com ele? Quantas pessoas e o que vou transportar dentro ou no teto dele? Vou fazer muitas trilhas? Trilhas pesadas? Essas questões, respondidas com sinceridade para si mesmo, já vão te dar aquela luz para a escolha do melhor 4×4 para o seu perfil.
Monstra né? Mas será útil para mim? Foto Divulgação
O que vou fazer com um 4×4?
A primeira coisa a fazer é definir qual o valor você está disposto a investir em um carro 4×4. Esqueça acessórios, peças e qualquer detalhe de menor importância nesse primeiro modelo. Defina o carro que atenderá suas necessidades.
Suzuki Jimny: um jipe puro e versátil. Mas é pequeno e pulador. Foto Divulgação
Se a sua intenção é fazer trilhas e passeios leves, que é o que a maioria absoluta dos donos de 4×4 fazem (quando o fazem), veículos maiores e, consequentemente, mais confortáveis, podem ser a escolha correta, principalmente se a ideia é levar seu par, filhos, família etc. Picapes diesel 4×4 – a caçamba pode ser muito útil! – e SUV´s maiores são excelentes opções. Modelos diesel são mais caros, porém se bem cuidados, necessitam de manutenção simples, além de possibilitarem grande autonomia. Para quem se interessa por caminhos mais complicados, a autonomia é mais importante que o consumo combinado de combustível, tenha isso em mente.
Optar por um Jeep antigo não é a opção mais barata. Para ter um antigo assim, o dono provavelmente irá gastar mais do que em modelos mais atuais. Foto Divulgação
Os SUV´s e picapes mais modernas, possuem muitos recursos tecnológicos, que tornam a vida muito mais confortável e luxuosa. Mas saiba que a maioria desses recursos não combina com lama, água, umidade, areia e terra. Se o incauto motorista abusar, vai parar e ficar na mão, com o painel mais aceso do que uma árvore de natal.
Os 4×4 atuais vem se tornando cada vez mais urbanos, isso é fato.
SUV´s modernos como o Land Rover Velar estão cada vez mais urbanos e eletrônicos
Agora, se sua intenção é se aventurar pelos caminhos mais difíceis das trilhas médias e pesadas, um bom jipe é o indicado. Não são muitas as opções nesse universo – Troller, Wrangler, Land Rover Defender, Suzuki Jimny e modelos antigos como todos os 4×4 da família Willys e Ford (Jeep CJ), Toyota Bandeirante, Engesa, Agrale Marruá etc.
Vamos começar esclarecendo que esses últimos – já vou avisando que amo 4×4 antigos -, necessitam de mais conhecimento e pesquisa, pois uma compra “barata” pode se transformar num efeito dominó em termos de “queimação de dinheiro”, no intuito de tornar aquele velhinho simpático, em um off-road de razoável confiabilidade.
Picapes com motores diesel e tração 4×4, como a Nissan Frontier, são opções que oferecem muita versatilidade, espaço interno e para cargas. Foto Divulgação
Ou seja, tem que ser algo muito importante para quem opta por um antigo. É o clássico exemplo do barato que pode ficar caro. E “modernizar” um 4×4 antigo com uma mecânica mais atualizada, vai ser mais caro que optar por um jipe mais novo. Pense bem nisso.
Jipes são mais desconfortáveis, duros, pulam e quicam muito e, importante, tem acesso muito limitado ao banco traseiro. Isso vale para a maioria dos jipes. Viagens mais longas podem se tornar uma encrenca para quem não está acostumado.
O nosso valente jipe Troller é um dos jipes mais brutos do mercado. Foto Divulgação
O formato de construção de chassi sobre eixos rígidos (como os caminhões e veículos de trabalho), torna esses carros bem mais “duros”. Jipe não é carro de passeio, não há termos de comparação com um veículo normal, de rua. A sugestão é experimentar, ande, teste, dirija, vá do lado e perceba o que estou escrevendo. Se essa é a sua “onda”, vá em frente!
Renault Duster vai bem no off-road? Se respeitar os limites (como os de qualquer outro), vai!
Manutenção é fundamental
Para qualquer tipo de veículo, 4×4 ou não, a manutenção é sempre importante. E muitas vezes é esquecida pelos proprietários.
Um carro com a quilometragem alta, porém com a manutenção em dia, bem cuidado, será mais confiável que um veículo mais novo, com baixa marcação de km, mas que foi usado e abusado sem dó.
Manutenção tem sempre que estar em dia. Foto Arquivo 4×4 Digital
Um 4×4 é uma máquina e qualquer máquina sofre desgaste e pane. Não acredite naquelas publicidades quem mostram os carros levantando grandes ondas num rio, fazendo splash na água do mar ou jogando areia ou lama para todos os lados. Fazer isso indiscriminadamente vai ter um preço e não será barato.
Fazer off-road, de qualquer tipo ou dificuldade, é ir, curtir, chegar e voltar com o carro em ordem, no máximo necessitando de uma lavagem, lubrificação ou checagem geral. Quebras constantes indicam, ou falta crônica de manutenção ou inaptidão completa ao volante, em suma, o carro está sendo usado de forma errada.
SUV´s com boa herança dos 4×4 clássicos, como a Toyota SW4, são boas pedidas para quem procura robustez e conforto. Foto Divulgação
Veículos 4×4 antigos, em sua maioria, tem vazamentos de óleo. Atente a esse fato, pois o chão limpo, embaixo de um 4×4 antigo, é sinal de que o coitado está sem lubrificantes.
O universo 4×4 é fascinante, mas para aproveitar ao máximo é preciso se informar, treinar, conhecer ao máximo os seus veículos. Quanto mais íntimos nos tornamos de nossas máquinas, roots e duras ou modernas e eletrônicas, melhores serão nossas experiências. Off-Road é diversão e não a garantia de uma vida dentro da oficina.
Boas trilhas!