O empreendedor Seu Nonô, famoso por seu espírito de preservação e por salvar vidas, é homenageado a pedido do ator Cauã Reymond
A Land Rover participou de uma homenagem a um empreendedor da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro. Nodivaldo do Nascimento, mais conhecido pela alcunha de Seu Nonô, não é mais um vendedor comum desses que batalham pelas praias. Morador do local há 50 anos, onde também trabalha há 20 anos com a família, é considerado por moradores e frequentadores o guardião da região.
Além de prezar pela preservação e de ser responsável pelas pontes que auxiliam o acesso à praia pelas pedras, ele também fica de olho no mar e aciona com um apito, presente do Grupamento Marítimo da Polícia Militar (Gmar) pelos serviços prestados, os surfistas próximos sempre que alguém aparenta estar em apuros. Só no último verão, colaborou com 36 salvamentos. Além disso, costuma ligar para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) quando a quantidade de lixo trazida pelo mar é maior do que o normal e espalha recados de conscientização pela praia.
Só por esse cuidado com a região, seu Nonô já merece uma homenagem. A ideia de presenteá-lo foi do ator Cauã Reymond, frequentador da Joatinga, onde tem uma casa. Ao se tornar amigo do vendedor, percebeu que seu carro, um Defender de 2001 – que inclusive já te ajudou a salvar vidas em enchentes – precisava de uma restauração por rodar ao longo de tantos anos na região e sofrer com a maresia. Dessa forma, a Land Rover, que tem o ator como embaixador, entrou em cena e se propôs a revitalizar o veículo.
Assista o vídeo:
Após uma inspeção técnica, a marca britânica praticamente reconstruiu o veículo, que chegou à fábrica de Itatiaia bastante degradado e com ferrugem. Para enfrentar a maresia, a ferrugem foi decapada e o chassi desengraxado para depois ser repintado com tinta anticorrosiva.
Lanternas e faróis, pedais, bulkhead, escapamento, cintos de segurança, tapetes, as quatro portas e até os logotipos foram trocados. Já os bancos, revestimentos do teto e estribos foram recuperados. Na parte mecânica, foi preciso refazer toda a parte elétrica, recondicionar o radiador, consertar vazamentos nos freios e na transmissão e substituir os amortecedores dianteiros.
Seis pessoas se dedicaram à reforma do carro por 31 dias, o equivalente a 800 horas de trabalho. “Cada peça foi desmontada e restaurada à qualidade original de fábrica. O carro ficou um ‘brinco’, e tenho certeza que dará muito prazer, muita satisfação e alegrias para o seu Nonô”, afirma João Mattosinho, diretor de operações da Jaguar Land Rover Brasil.
Em ação feita em parceria com a Babel Publicidade e a produtora Polvo Content, um vídeo foi desenvolvido com a ajuda do Cauã para registrar a entrega do carro totalmente reformado. Seu Nonô se emocionou ao receber seu Defender, que acompanha suas aventuras há cinco anos, de volta na condição “zero bala”, como ele mesmo se referiu.
O projeto faz parte de uma série de ações que visa mostrar ao público o que representa o Espírito Land Rover, reforçando o DNA aventureiro presente na marca há sete décadas por meio da hashtag #EspíritoLandRover. O conceito foi lançado em setembro, por meio da parceria com o campeão mundial de mountain bike Henrique Avancini. Outras novidades serão divulgadas em breve.