Suzuki Jimny, o pequeno guerreiro
Pequeno no tamanho, mas gigante na valentia, robustez e versatilidade, o Suzuki Jimny segue como um dos melhores jipes para a prática do fora de estrada
Texto e Fotos James Garcia
Ainda lembro com perfeição, das primeiras impressões e das voltas iniciais que dei no Suzuki Samurai, na primeira metade dos anos 90. Off-roaders mais “casca grossa” e os incrédulos em geral não demoram a apelidar o pequeno 4×4 de jipe da Barbie, carrinho de playmobil entre outros nomes jocosos e cheios de preconceito.
Não podiam estar mais errados, pois o Samurai, que já se chamava Jimny no Japão – seu país de origem –, era e continua sendo um dos jipes mais bem acertados e já construídos. Há quem diga que se retirassem a carroceria de um Jimny mais antigo e fosse instalada uma do Jeep CJ3A, o encaixe seria perfeito, já que o off-road japonês haveria sido influenciado pelo mítico Willys. Eu não duvidaria disso…
Com mais de 46 anos de história, o Jimny é feito no Brasil desde novembro de 2012 e continua sendo uma presença constante em quase 200 países e já soma mais de 2.5 milhões de carros vendidos.
Mesmo que o chamem de SUV por aí, o termo correto para um veículo dotado de carroceria sobre chassi + caixa de transferência (normal e reduzida), é jipe. E ponto!
O 4×4 mais barato construído no Brasil, na cidade de Catalão, GO, onde também está a fábrica da Mitsubishi, disponibiliza quatro versões: 4ALL (cidade), 4SUN (praia), 4SPORT (off-road) e o 4WORK, para trabalho e que tem preço sob consulta e é variável de acordo com a lista de acessórios.
O visual é harmônico, tem na frente o maior volume, scoop no capô e desenhos do para-choque, para-lama e grade dianteira com perfil mais robusto. As rodas de liga leve aro 15” tem aplicação da cor grafite.
O som inclui rádio AM/FM, CD player e MP3, WMA, USB e Bluetooth. Os bancos possuem diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições.
O motor é feito de alumínio, 1.3 litros, à gasolina (DOHC), com 16 válvulas, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 11 kgfm a 4.100 rpm. A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox oferecem maior rendimento. O comando variável de válvulas otimiza o torque para todas as faixas de rotação.
Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema melhora o consumo e as emissões de poluentes.
Junto ao motor está um câmbio manual de cinco marchas e uma caixa de transferência com tração 4×4 e reduzida, gerenciada eletrônicamente, e um sistema de roda livre pneumática. Para ligar a tração, basta selecionar no controle do painel.
Opta-se pelos modos 2WD (tração traseira), 4WD (tração nas quatro rodas) e 4WD-L que dobra o torque e garante a saída das encrencas maiores. É possível mudar entre os modos 2WD e 4WD em até 100 km/h.
A suspensão é independente Trilink, com eixo rígido e molas helicoidais.
O conjunto mecânico do Jimny é resistente, flexível e leve (pesa só 1.060 quilos!). O carro tem barras de proteção laterais, coluna de direção retrátil e encostos de cabeça ajustáveis em todos os bancos.
Os freios a disco na frente têm as pinças mais elevadas, o que facilita a passagem em alagados, escoam bem a água e evitam retenção de terra. O freio a tambor traseiro tem válvula sensível a carga (LSVB).
A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. O raio de giro de apenas 4,9 metros é surpreendente é o melhor no segmento, fácil.
Como a maioria dos jipes, o Jimny em altura livre do solo de 200 mm, tem capacidade de inclinação lateral de 42º e pode (e deve!) ser equipado com pneus MUD (opcionais) e engates traseiro e dianteiro para facilitar a manobra de carretas. As virtudes do pequeno guerreiro são justamente a soma de sua pequena dimensão (entre eixos curto é uma maravilha no off-road), leveza, confiabilidade mecânica e facilidade em aceitar upgrades. Um ótimo jipe, como já disse e, curiosamente, que não tem concorrentes diretos no mercado nacional. Se você pensou no Troller, esqueça, pois o mesmo é bem maior e tem motor diesel, o que muda tudo. Ou seja, no mercado dos jipes, ainda não tem para ninguém.
Se o interessado quer opções na hora de escolher, além de cada versão, são seis cores básicas: prata, preto, branco, vermelho, verde Amazônia e verde tropical e seis especiais: amarelo solar, roxo ipê, laranja fun, rosa croma e azul pacífico.
Em maio de 2015, foi lançada a versão Sport, a que mais interessa a quem gosta de off-road.
A versão vem com air bag duplo e ABS, traz novos para-choques dianteiro e traseiro. Formados por peças modulares com fixações externas, o projeto foi desenvolvido para facilitar a manutenção, lembrando que o Jimny é único 4×4 que traz de fábrica o engate dianteiro que, por possibilitar visualização frontal, facilita qualquer manobra de carretas rurais ou de Jet Ski, por exemplo.
Outra novidade é o side step (apoio para o pé) integrado às laterais, à frente das rodas traseiras, que facilita o acesso ao teto para instalação de bagageiros, transportar bikes, pranchas de surf e outros equipamentos. Os frisos laterais, snorkel e flares ganham novo desenho e completam o design do 4×4.
Suzuki Jimny 2013 Customizado Gama 4×4
O Suzuki que ilustra essa matéria pertence a Junior Gama, diretor da Gama 4×4, loja de peças, acessórios e artigos off-road e universo 4×4 em geral. O veículo foi comprado para ser utilizado como modelo de exposição da última Adventure Sports Fair, e junto a um Land Rover Series I 1951 e um Jeep Willys CJ5, fizeram enorme sucesso no evento.
Esse Jimny é uma versão Sport e já estava com a suspensão levemente erguida (1 polegada/2,54 cm) e teve a suspensão levantada em 2.1/2″, com lift de suspensão. A carroceria subiu mais 2″ com adição de um kit de body lift. Os sistemas foram todos desenvolvidos pela Gama 4×4 e instalados na oficina 4WG, parceiros de projetos especiais.
Na sequencia o jipe foi calçado com pneus mud da marca Achilles MXT medidas 265 70 R17, montados em rodas de aço, reforçadas, aro 17″ de 8″. Para garantir a estabilidade, o off-set das rodas é negativo (-25).
Do lado de fora completam o visual o snorkel pintado na cor do carro e o bagageiro Thule, providencial para fixação de um bagageiro de teto ou outro tipo de acessório.
Curtiu essa unidade customizada? Para montar algo semelhante, a Gama 4×4 disponibiliza todas as peças e acessórios necessários, entre em contato e saiba como fazer. O resultado, sem dúvida, vale todo os investimento.
Ficha Técnica – Suzuki Jimny
Construção: chassi e carroceria
Motor: longitudinal, dianteiro, 4 cilindros em linha, 16
Válvulas/ DOHC
Cilindrada: 1.328cm³
Potência original: 85 cavalos a 6.000 rpm
Torque: 11.2 kgf.m a 4.100 rpm
Alimentação: injeção eletrônica multiponto sequencial
Combustível: Gasolina
Refrigeração: água com reservatório de de expansão
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Raio de Direção: 4,9
Transmissão: Câmbio mecânico de cinco velocidades
Tração: Drive Action 4×2 traseira, 4×4 e 4×4 e reduzida, através
de caixa de transferência. Acionamento via seletor instalado no
painel, roda livre pneumática e automática
Suspensão
Dianteira e traseira: sistema independente Trilink, eixo
rígido e molas helicoidais
Freios
Dianteira: discos
Traseiros: tambor com válvula sensível à carga
Rodas: 16”
PNEUS: 235/85 R16”
Dimensões (MM)
Altura: 1.600
Largura: 1.600
Entre eixos: 2.250 mm
Comprimento: 3.675 mm
Ângulo de entrada: 37º
Ângulo de saída: 51º
Vão-livre: 200
Ângulo central (break over): 31º
Peso bruto total: 1.060 kg
Altura mínima do solo: 200
Tanque de combustível: 40 litros
Leonardo Ticiano
Muito bonita essa cor bicho
Edy Paulo Gonçalves Ferraro vc vai gostar dessa matéria
Alexandre Doimo
Renata Alves
#sonho
Mauro Artur
Leonardo Prado
É show !!!!
Muito satisfeito com o meu
Barato…. barato… brasileiro merece.
Muito boa a matéria, sugiro apenas corrigir o final, onde indica ficha técnica suzuki samurai, por suzuki jimny… e rodas 235/85/16, onde na verdade é 205/70/15 para o 4all e 4sun, e 215/75/15 para o 4sport
Valeu pela correção Cassio! Abraço
É um bom carro, mas o motor poderia ser mais forte.
Rafael Schumann
motorzinho de enceradeira
Para as dimensões e peso do carro, é um motor bastante apropriado.
Felipe Sanches
Bernadette Lignani
Nó este ta pronto. Mas só por curiosidade a um para mato dese que protege a grade e farol para o Jimny
Rapaz não é fraco não Felipe Resky Anderson Correia
Olhai Joaquim, vc que esta em duvida em que carro comprar
Junior Gama
Alciberto Paiva
Carro muito pequeno para grandes viagens.
Paulo Rhuanna Amorim
Show
Está parecendo o Troller
Quando ficar mais robusto com a cara do Troller eu compro
Ficou muito legal! Mas faltou o mais importante…instalar um compressor para fazer o 1.3 gerar mais torque. Aí sim!
Só precisa de um motor diesel possante igual ao do Troller.
Bruno Uliana
Nacional???
Tive um Jimny 2001 e agora estou com um 2014, já com ABS e airbags. Estou muito satisfeito. Tenho veículos off-road há mais de 35 anos, e para os meus objetivos, resolve bem.
Sérgio Silva
Parece o Hulk do Bruno Budin Daniel.
Igor Delgado
Massa
Caro demais
Victtoria Melo
me da de niver
Se nao fosse o preço, já teria um
Alípio Correia óia.
Filipe Thomaz Capra
Tem 85cv que nem o Ka mas é 1.3, eu sempre achei legal esse jipe… Só não sei a base de preços
Suzuki boa marca
Décio Luiz Brito Souza, Vitor Rolf Laubé, Angelino Saullo
Trabalhei na Suzuki carros por 3 anos, pense em um carro macho.
Pois é, esse carro é o Suzuki.
conheço bem a valentia desse guerreiro.
Há oficina especializadas no mercado que fornece um kit de supercharger que aumenta a potência do jimny de 80 cv para 127 cv e o torque de 11 kgf para 17 kgf