Um Jeep CJ5 para a atualidade
Grupo de profissionais se reúne para restaurar e atualizar um Jeep CJ5 com bom gosto e tecnologia, unindo o clássico e o moderno, num projeto surpreendente
Por James Garcia
Ronaldo de Paula Cruz, 42 anos, gerente administrativo da concessionária Brabus Mitsubishi, é o dono desse belíssimo Jeep Willys Overland CJ5, atualizado.
Trata-se de uma unidade fabricada em 1960, e adquirida por Ronaldo, já em bom estado, com configuração mecânica original, ou seja, motor 6 cilindros BF 161, com potência de 90 hp a 4.400 rpm e torque de 18,67 Kgm a 2.000 rpm, transmissão de 4 marchas e caixa de transferência Willys Overland.
O acionamento da tração 4×4 e reduzida é feito por alavancas, localizadas no assoalho.
Ronaldo comprou esse CJ5 há 9 anos e o carro já estava em ótimo estado e desde então vem sendo restaurado e melhorado. A última reforma começou em agosto de 2016 e foi finalizada em Abril.
A customização desse carro se baseou na melhoria das características originais do modelo, gerando um 4×4 atualizado, que mescla elementos visuais e componentes mecânicos clássicos e modernos, numa mescla elegante e inteligente.
A maioria absoluta das peças, acessórios e itens que foram utilizados nesse carro, foram adquiridos na loja Gama 4×4 – www.gama4x4.com.br, com a qual o proprietário, criou um vínculo de confiança e amizade.
Fazendo um checkup, começando da parte inferior, nota-se que muita coisa foi melhorada.
Começando pelas rodas de aro 15″, montadas em pneus Savero Mud Terrain, com medidas 33″ x 12,5 x 15″. A suspensão original, formada por sistema de feixe de mola, deu lugar a um conjunto de feixes, jumelos e articulações, oriundos da Toyota Bandeirante.
Os amortecedores são da Monroe, oriundos de caminhões e veículos utilitários. Essa mudança privilegia tanto a robustez como um maior nível de conforto para o 4×4. O chassi original foi restaurado e recebeu reforços com chapa de aço, em toda sua extensão.
Já a carroceria, original de lata, foi inteiramente restaurada, com um nível de qualidade incrível. A pintura na tonalidade laranja, a mesma dos Mitsubishi ASX, combinada com elementos de preto fosco, ficou muito harmoniosa.
Segundo o proprietário, a funilaria (com esse grau de requinte), foi o aspecto que deu mais trabalho nesse projeto.
Na frente chama a atenção a grade em fibra, personalizada, com o logo Jeep ao centro. Os faróis com iluminação em led e lavadores da Pajero Full, dão o toque de modernidade. Também há lavadores de para-brisa, posicionados no capô do Jeep.
Completa o visual o para choque, a base e o guincho elétrico com capacidade de 12.000 libras.
No interior, alguns luxos, em se tratando de um espartano CJ 5: sistema de som JBL, painel, volante, pedais e bancos tipo concha, tudo personalizado e na medida para o CJ5.
Cristiano de Oliveira Andrade, foi o responsável pela parte elétrica do Jeep, totalmente renovada e atualizada. Chicote, fiação e sistemas de segurança, tudo foi obra de Cristiano.
Note que no painel há um comutador start/stop, isso mesmo, o sistema que só vemos em veículos mais novos e requintados, faz parte do pacote desse incrível CJ5.
Além de Cristiano, Ronaldo fez questão de mencionar outros profissionais envolvidos nesse projeto especial: Silvio Viude, responsável por 70% da mecânica e Reginaldo Lopes e Adailson Cruz, todos funcionários da Mitsubishi Brabus, e que participaram da “reconstrução” dessa máquina. E Marco Parede, o “mágico” funileiro, que levantou esse veículo.
Ronaldo comentou que o Jeep está em fase de testes e que pretende usar o Jeep para viagens, passeios e exposições.
Não tenho a menor dúvida, que esse 4×4 roubará suspiros de admiração por onde quer que vá.
Realmente uma beleza!
Perfeito ta Lindo
Nossa
Gostaria de ver o antes desse carro!
Roberta Veloso
Essa grade desfigurada não combina com o estilo clássico do velho Ford/Willys. Sinto muito, mas parece que o jipe ficou “banguela”.
Não fez nada demais… vai continuar fervendo o motor quando andar muito.. muito bonito, mas a mecânica continua fraca….
Caro Lucas Pacheco, um motor BF 161, em bom estado, raramente terá problema de aquecimento. No caso dessa unidade, o motor foi inteiramente restaurado. Tudo depende do uso e necessidade do veículo e do proprietário. Para cada caso, uma realidade. O que é forte para você, pode não servir para outro. Em projetos customizados, fora a qualidade de mão de obra e das peças utilizadas, não há verdades absolutas. Abraço!
menos, menos. um face lift para impressionar quem não tem o espírito puro e duro de um jeep – aliás, é a nova praga: tentar fazer dos velhos e insubstituíveis jipes, pastiches de suvs.
Hugo Paulo Talita Leite Bringel Paulo
Show
Apesar de preferir todo original
Adelson Gustavo Ponciano Monteiro Monteiro Joeldes Matias
Olha aí Cristiano Fauaze, Vavá Santana, Ernane Lima, Pedro Janer Guimarães Belém
Marina Gasques
Muito bpm
Olha ele aí Bruno Budin Daniel.
Nosso projeto já é 2018! Vai ficar melhor ainda que esse…deixa só o V6 urrar perto dele!!..kkk
Com certeza, só quero ver o estrondo.
minha paixao sem limites
Pablo Vanzo
Foda eim
Interessante, o importante e não deixar as origens acabarem.
Parabéns ao amigo que ousou e teve ” ATITUDE “…Essa linha CJ….São guerreiros. …com relação ao tal aquecimento….Se acontecer. ..implementar uma ventoinha Auxiliar. ..associada a uma cigarrinha. ..enfim vc quase fez um O REI DOS JEEPS. ..o CJ 7…RENEGADE. ..ENFIM , VC TEVE ATITUDE. …SUCESSO.
Para ser Jeep tem que ter 7 aletas! Sempre!
Top dos top
Boa tarde, precisamos que todas as duplicatas com vencimento neste mês ( junho ), seja transferido para o mês 07 ( julho ), conto a vossa atenção e parceria, obrigado.
Taiane Carnevali
Vamos modernizar o nosso?
Legal
Ficou lindo parabéns
Kerley Marcos Barbosa
Massa!
Atualizaram errado, pois a grade de 7 entradas que eh TRADICIONAL no Jeep, substituíram por 3, ficou ridículo
Se a prf ver já vai para o pátio.
Tudo irregular
João Marcos Quental
Tiago Costa 😮
Tenho um que minha paixão muito bonito show
Onde se pode comprar jeep bandeirantes diesel amigos. No rio de janeiro?
Sonho!!!!!
Ficou sensacional este jeep. Parabéns
lindao gostei ver de roupa nova legal
Pedro Thessing
Ficou bonitão!, só essa grade que estragou…troca que ainda da tempo kkkk
Gostaria de saber onde ele comprou essa frente? Tenho um CJ5 1972 e sou muito fã de Jeep.
Top
Ele vem com capota, e qual é o valor???
Lindo!
Italo Maciel Igor Maciel
Tanto dinheiro investido e nao deixou de ser um cj5
Meu Sonho de consumo.
Ana X Humberto Arruda
Não achei isso tudo…
Estou tentando deixar o meu pelo menos parecido isso é questão de gosto…
1966 versão 2016
Olizeks Garage Kustom
Top
Brasileiro adora um plástico… VSF
Cagou na grade!
Rogerio Justus Oliveira
Carro proto para uma boa aventura
Qual o valor desse jeep
Boa noite! Seria possível colocar caixa, automática. e motor 4×4 da Hálux? E qual o valor de uma carro desse? Boa noite!
Tenho um jeep igual a este do mesmo modelo ano 1965 todo original menos a suspensão e sistemas de freios e embremagem já moderno pretendo fazer uma reforma e deixar igual ou parecido com este gastou quanto amigo na reforma?
Boa tarde Sebastião, tudo bem? Isso depende do serviço que irá fazer. Entre em contato com a Gama 4×4, é só clicar no anúncio inserido na matéria. Qualquer dúvida, é só chamar. Abraço!
Não é original.!! TODOS
Junior Gama
Gostei deste jeep.
Parabéns ficou show.
Nota – 10
Esta pronto para por na trilha.
Filipe Bitencourt, Lucas Soares
Imagina o valor
baratinho
Ótimo muito bom focou top
Lindo.
A grade eh do Uno way ?
Olha ai Murilo de Paulo e Cassio Correa